Thursday, 23 de May de 2019

OPINIÃO


Setembro Amarelo

Fórum de Saúde Mental que aborda Prevenção de Vulnerabilidades e Suicídio acontece nesta sexta, 28

24 Sep 2018    17:33
Divulgação Fórum de Saúde Mental que aborda Prevenção de Vulnerabilidades e Suicídio acontece nesta sexta, 28

“Prevenção de Vulnerabilidades e Suicídio” é o tema do V Fórum de Saúde Mental que acontece nesta sexta-feira, 28, das 9 às 18 horas, no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra). As inscrições podem ser feitas neste link ou no local do evento. O evento faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

 

O Fórum tem como objetivo a articulação da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) com as demais redes que envolvem as áreas de assistência social, educação e saúde para a discussão do impacto das vulnerabilidades no suicídio para sua prevenção.

 

“Muitas vezes, o mês do Setembro Amarelo chama atenção para o sofrimento mental, que pode levar a ideação suicida. Mas as vulnerabilidades sejam estas sociais, econômicas, dentre outras, podem ter uma grande interferência na vida destas pessoas, e estratégias que visem à diminuição de vulnerabilidades tem grande impacto na valorização da vida”, ressalta a gerente de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Dhieine Caminski.

 

Dhieine ressalta ainda que embora o evento tenha como objetivo a articulação da rede, a mesa redonda sobre “Prevenção de Vulnerabilidades e Suicídio”, que acontece é aberta ao público em geral. 

 

São parceiros no Fórum a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), o Ceulp/Ulbra, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).

 

Confira a programação:

 

8 horas - Credenciamento e inscrições no local

 

9 horas - Abertura com a formação da Mesa Redonda

Mesa Redonda: Prevenção de Vulnerabilidades e Suicídio - com Carlos Mendes Rosa (Psicanalista, Doutor em Psicologia pela PUC-Rio e coordenador do programa Mais Vida da UFT), Raphaella Pizani Castor Pinheiro (Psicóloga da internação do Hospital Geral de Palmas e especialista em Saúde da Família e comunidade), Dhieine Caminski (Psicóloga especialista em Saúde da Família pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e gerente de Saúde Mental da Semus), e Jeane Kudianauirú Karajá Ribeiro (Psicóloga e diretora de Políticas para Direitos Humanos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social).

 

10h30 - Apresentação do Fluxo do Manejo de Violência Auto-provocada em Construção pela Rede de Atenção Psicossocial e Grupo Condutor de Saúde Mental de Palmas

 

11 horas - Debate e sessão de perguntas

 

12 horas - Intervalo

 

14 horas - Oficina de Estratificação de Risco em Saúde Mental para a Rede de Saúde de Palmas – Público-alvo: trabalhadores da Raps interessados (Centros de Atenção Psicossocial - Caps II e AD III, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Centros de Saúde da Comunidade, Núcleo de Assistência Henfil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidades de Pronto Atendimento (Upas Sul e Norte), Consultório na Rua, Palmas que te Acolhe, Hospital Geral Palmas, Hospital Infantil de Palmas, Hospital e Maternidade Dona Regina. (Ascom).

COMPARTILHE:


Confira também:


Investimento

Em São Paulo, governador Carlesse prospecta investimentos em logística, energia solar e indústrias

Também foi discutida possibilidade de instalação de uma montadora de aviões leves em Gurupi

Sisu

Estudantes podem consultar vagas do Sisu

Podem participar do Sisu os estudantes que fizeram prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018 e obtiveram nota na redação acima de zero.


CPI do PreviPalmas

Max Fleury é ouvido na CPI do PreviPalmas

O ex-presidente do PreviPalmas estava no comando quando o instituto fez um investimento na ordem de R$ 30 milhões no Cais Mauá, como também, aplicou R$ 20 milhões no Fundo Tercon.


Fenelon Barbosa

Primeiro prefeito acredita que Palmas será uma das maiores e melhores cidades do Brasil

Ex-prefeito de Palmas conta a história da luta pela criação e construção da mais nova capital do país


Homenageados

Carlesse e vice-governador Wanderlei Barbosa são homenageados em sessão pelos 30 anos de Palmas


Taguatinga

Polícia Civil prende suspeito de estupro de vulnerável no sudeste do Estado


Mandado de prisão

Condenado por roubo é preso pela Polícia Civil em Palmas


Palmas 30 anos

Em entrevista exclusiva, Siqueira Campos diz que Palmas integrou e fortaleceu a economia do Tocantins


Norte do TO

BRK Ambiental leva teatro sobre preservação para mais de 30 escolas do Bico do Papagaio


FORJEF

I Fórum Interinstitucional dos Juizados Especiais Federais do Tocantins termina com balanço positivo



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira