Thursday, 19 de September de 2019

OPINIÃO


Setembro Amarelo

Fórum de Saúde Mental que aborda Prevenção de Vulnerabilidades e Suicídio acontece nesta sexta, 28

24 Sep 2018    17:33
Divulgação Fórum de Saúde Mental que aborda Prevenção de Vulnerabilidades e Suicídio acontece nesta sexta, 28

“Prevenção de Vulnerabilidades e Suicídio” é o tema do V Fórum de Saúde Mental que acontece nesta sexta-feira, 28, das 9 às 18 horas, no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra). As inscrições podem ser feitas neste link ou no local do evento. O evento faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio.

 

O Fórum tem como objetivo a articulação da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) com as demais redes que envolvem as áreas de assistência social, educação e saúde para a discussão do impacto das vulnerabilidades no suicídio para sua prevenção.

 

“Muitas vezes, o mês do Setembro Amarelo chama atenção para o sofrimento mental, que pode levar a ideação suicida. Mas as vulnerabilidades sejam estas sociais, econômicas, dentre outras, podem ter uma grande interferência na vida destas pessoas, e estratégias que visem à diminuição de vulnerabilidades tem grande impacto na valorização da vida”, ressalta a gerente de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Dhieine Caminski.

 

Dhieine ressalta ainda que embora o evento tenha como objetivo a articulação da rede, a mesa redonda sobre “Prevenção de Vulnerabilidades e Suicídio”, que acontece é aberta ao público em geral. 

 

São parceiros no Fórum a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), o Ceulp/Ulbra, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Fundação Universidade do Tocantins (Unitins).

 

Confira a programação:

 

8 horas - Credenciamento e inscrições no local

 

9 horas - Abertura com a formação da Mesa Redonda

Mesa Redonda: Prevenção de Vulnerabilidades e Suicídio - com Carlos Mendes Rosa (Psicanalista, Doutor em Psicologia pela PUC-Rio e coordenador do programa Mais Vida da UFT), Raphaella Pizani Castor Pinheiro (Psicóloga da internação do Hospital Geral de Palmas e especialista em Saúde da Família e comunidade), Dhieine Caminski (Psicóloga especialista em Saúde da Família pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e gerente de Saúde Mental da Semus), e Jeane Kudianauirú Karajá Ribeiro (Psicóloga e diretora de Políticas para Direitos Humanos na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social).

 

10h30 - Apresentação do Fluxo do Manejo de Violência Auto-provocada em Construção pela Rede de Atenção Psicossocial e Grupo Condutor de Saúde Mental de Palmas

 

11 horas - Debate e sessão de perguntas

 

12 horas - Intervalo

 

14 horas - Oficina de Estratificação de Risco em Saúde Mental para a Rede de Saúde de Palmas – Público-alvo: trabalhadores da Raps interessados (Centros de Atenção Psicossocial - Caps II e AD III, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Centros de Saúde da Comunidade, Núcleo de Assistência Henfil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidades de Pronto Atendimento (Upas Sul e Norte), Consultório na Rua, Palmas que te Acolhe, Hospital Geral Palmas, Hospital Infantil de Palmas, Hospital e Maternidade Dona Regina. (Ascom).

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Petrobras eleva preço da gasolina em 3,5% e do diesel em 4,2%

O último reajuste da gasolina no Brasil havia sido em 5 de setembro e o do diesel, em 13 de setembro.

Saúde

Profissionais de saúde alertam sobre cuidados com as altas temperaturas na Capital

Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas são alguns dos problemas decorrentes da Baixa Umidade do Ar


Drogas

Polícia Civil prende quatro traficantes e apreende mais de 30kg de maconha em Gurupi

Com eles foram apreendidos 29 tabletes de maconha, três outros pedaços da mesma droga, uma balança de precisão, R$ 2.382,00 em espécie e aparelhos celulares.


Honraria

Participante de programa do Instituto TIM vence prêmio global da ONU

Anna Luisa Beserra ganhou o Jovens Campeões da Terra com solução solar para purificar a água; projeto foi desenvolvido na edição de 2018 do Academic Working Capital


Agrotóxicos

Assembleia debate uso de agrotóxico em audiência proposta por Zé Roberto Lula


Economia

Endividamento atinge mais de 68% dos palmenses em agosto


Vestibular

Inscrições abertas para o Vestibular da Unitins


Ocorrência

Polícia Civil prende mulher suspeita de estelionato no sudeste do Estado


Proibição

Adapec apreende carga de 10 toneladas de sementes de capim irregular na TO-050 entre Palmas e Porto Nacional


Tocantins

Adetuc e consultores reúnem-se para definir implantação do Observatório do Turismo do Tocantins



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira