Wednesday, 14 de November de 2018

OPINIÃO


Opinião

Frank S. Land: um homem simples, com um nobre legado

02 Nov 2012

Poucos pensariam que do fundo de um porão de uma casa modesta, na cidade de Kansas City nos Estados Unidos, onde um garoto com apenas 10 anos orientava e dirigia um grupo infantil, nasceria um legado de dedicação e liderança para muitos jovens ao seu redor e no mundo. Esse foi o começo promissor de Frank Sherman Land, um jovem que ao passo de sua maioridade e em seu pleno sucesso pessoal, profissional e econômico decidiu romper a lógica do comodismo e abraçar um ideal pautado na assistência ao próximo e acima de tudo na orientação de uma juventude marcada pelas cicatrizes deixadas no término da 1ª guerra mundial.

Assim nascia, no ano de 1919, a Ordem DeMolay, uma organização juvenil dedicada a garotos entre 12 e 21, patrocinada pela Maçonaria, inspirada na formação de futuros líderes e bons cidadãos. Hoje, existente em diversos países espalhados pelo globo, como Austrália, Estados Unidos e Japão. Sendo inclusive reconhecida pela ONU, por seus diversos serviços prestados à humanidade, em especial à juventude. No Brasil está presente desde 1980, sendo o país em que a Ordem mais cresce, não apenas em números, mas também em realizações, responsável por diversas ações de exemplo de cidadania e filantropia, desde participações em momentos cívicos a projetos de cunho social, como consciência política e inclusão social.

A Ordem recebeu esse nome em memória ao herói-mártir Jacques DeMolay, último Grão-Mestre dos Templários. Escolhido por ser vinculado à história da Maçonaria, da qual Frank S. Land era membro, e essencialmente por representar os ideais de um líder e por possuir as virtudes que são valorizadas por todos os homens de bem: o Amor Filial, Reverência pelas Coisas Sagradas, Cortesia, Companheirismo, Fidelidade, Pureza e Patriotismo. Essas virtudes não são meras criações de Frank, mas sim os maiores baluartes de um bom cidadão.

Este é o legado de um homem, que nutrido por um ideal de auxílio a uma juventude, fez de sua vida uma existência de devoção. Capaz de fazer de um pequeno grupo de garotos, uma das mais belas organizações do mundo. Em que jovens antes estranhos uns aos outros, passam a viver como irmãos, vivenciando o companheirismo e trabalhando em prol da construção de uma humanidade mais feliz e justa. Assim revela-se a nobreza de Frank Sherman Land, justamente por sua simplicidade, que o tornou além de um consultor, um verdadeiro pai.

 


Allen Kardec Feitosa Oliveira (allenkardec@yahoo.com.br)
Eduardo Dunck Oliveira (edu_dunck@hotmail.com)
Ordem DeMolay - Capítulo Servidores de Palmas nº 644

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

13

PARABÉNS!
PARABÉNS!

11

BOM
BOM

11

AMEI!
AMEI!

11

KKKK
KKKK

8

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

15

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

9

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:

Liberdade de Imprensa
FENAJ emite nota oficial

Novo governo

Governadores se reúnem em Brasília para discutir pacto federativo

Representantes de 17 estados e do DF aguardam conversa com Bolsonaro

Investigação PreviPalmas

CPI visa reaver valor aplicado irregularmente

Em reunião na última segunda-feira, 12, foi deliberado pelos membros da Comissão novas datas para as oitivas, nas quartas às 17h30 e nas quintas às 18h. Além disso, foram apresentados novos nomes para que compareçam e possam esclarecer questionamentos.




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira