Saturday, 23 de March de 2019

OPINIÃO


Ponto de vista

Inovação, pesquisa e desenvolvimento na prática acadêmica

16 Feb 2019    19:37    alterado em 16/02 às 19:37
Inovação, pesquisa e desenvolvimento na prática acadêmica

Por Rafael Rápres
Redes sociais: @rapres
Telefone: +55(63) 9 8117-1300


Os processos pela busca de inovação tangem as características inclusas nos referenciais teóricos, e práticas já executadas em vários locais e é facilmente estimulada a partir da pesquisa e desenvolvimento.

Toda estrutura em volta da pesquisa e desenvolvimento é correlacionada aos métodos, ou seja, aqui observa-se que as organizações (públicas e privadas) precisam alancar atividades de busca na melhoria, não sendo elas o objeto excluso e heterogêneo da situação.

O objetivo de melhoria dos serviços ou produtos precisam de parcerias, que possibilitem a criação de novas tecnologias ou processos, aqui os centros de pesquisas universitários são grandes parceiros. Não faltam bons resultados de centros importantes como a Universidade de São Paulo (USP) com pesquisas em diversos setores, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que é uma das lideranças em desenvolvimento de Tecnologia ao lado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estes são alguns exemplos entre vários, que contribuíram e contribuem par a sociedade.

A universidades Federais, que tanto exercem influências com novas fontes de conhecimentos, seja através de novas pesquisas ou execução de melhorias, estão em boa parte sucateadas. Fator este da influência de crise econômica do país, exemplo prático dos congelamentos dos investimentos na área, por longos anos.

Quanto a solução, pouco sabemos se de fato será a curto prazo ou se devemos realmente esperar pelo milagre econômico da abertura comercial do país, e como estas empresas novas e estrangeiras irão contribuir em solo tupiniquim, ou se as mesmas estarão dispostas a implementar a viabilidade de pesquisa em solo brasileiro, com parcerias universitárias ou por centros próprio de pesquisa.

Desta reflexão, observamos que percamos com a competitividade por tempo, na pesquisa interna (nacional) e talvez sejamos abocanhados pelo mercado internacional, pagando patentes externas para diversas áreas.

Não que seja o fim da “picada”, mas que sirva de catapulta para reflexões. Principalmente pela comunidade acadêmica, afim de exigir diretos na melhoria da educação e de investimentos nos campos de pesquisas. Além de maior responsabilidade dos objetivos destas alancados quanto a sua relevância para o contexto social e econômico da nação.

Os próximos capítulos da saga educacional da pesquisa e desenvolvimento no país, é nebuloso e as vezes contraditório. Porém as mudanças econômicas e talvez política, possam ser interessantes para um futuro, principalmente se analisarmos o que de fato acontece no presente. A linha de progresso, nem sempre é escrita por linhas retas.

COMPARTILHE:


Confira também:

Crônica
O TEMPO

Brasília

Na tribuna, Tiago Dimas cobra melhorias para a Adapec e providências para Projeto Sampaio

Congressista destacou importância do agronegócio para o Estado e elogiou o esforço dos fiscais e inspetores responsável pela defesa agropecuária

Procon

“Whats Denúncia” realiza 277 atendimentos na primeira semana de funcionamento

É valido lembrar que mesmo com o Whats Denúncia, que aproxima e facilita a denúncia realizada pelo consumidor ao órgão de Defesa do Consumidor, para abertura de reclamações, é necessário que o mesmo procure algum dos 11 núcleos de atendimento do Procon/TO



Solidariedade

Casa de Apoio Vera Lúcia recebe doações de alimentos não perecíveis

Os interessados em apoiar o Mesa Brasil com doações podem entrar em contato pelo telefone 0800 646 7878 ou entregar na unidade de Palmas localizada na 103 norte rua NO 07 lote 39.


Direito

Curso de Direito inaugura Escritório Modelo no Fórum de Palmas

No espaço estão sendo ofertados serviços de assistência jurídica com atendimentos à população carente economicamente nos âmbitos civil, trabalhista e criminal


Serviço

Governo intensifica ação para garantir que os estádios Resendão e Mirandão recebam jogos do Campeonato Tocantinense

Em Gurupi, as obras tiveram início em novembro de 2018, com o objetivo de oferecer mais segurança aos seus frequentadores.


Tocantins

Governo do Tocantins ressalta luta pela igualdade racial e contra a discriminação


AL

Prof. Júnior Geo cobra ações do Governo para demandas não solucionadas com a saúde, a Ponte de Porto Nacional, a Polícia Civil e servidores


Internet

Fenômeno infantil Anna Layza alcança 60 milhões de views em um vídeo e bate recorde


Tocantins

Sindepol/TO emite nota técnica solicitando alteração de dispositivos ilegais do Projeto de Lei n°02/2019


Operação Ísis

Polícia Civil deflagra Operação Ísis que investiga funcionários do Naturatins em municípios da região Norte


Operação Aemulatus

Polícia Civil realiza Operação Aemulatus e prende integrante de organização criminosa suspeita de tentativa de homicídio



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira