Tuesday, 20 de August de 2019

OPINIÃO


Ponto de vista

Inovação, pesquisa e desenvolvimento na prática acadêmica

16 Feb 2019    19:37    alterado em 16/02 às 19:37
Inovação, pesquisa e desenvolvimento na prática acadêmica

Por Rafael Rápres
Redes sociais: @rapres
Telefone: +55(63) 9 8117-1300


Os processos pela busca de inovação tangem as características inclusas nos referenciais teóricos, e práticas já executadas em vários locais e é facilmente estimulada a partir da pesquisa e desenvolvimento.

Toda estrutura em volta da pesquisa e desenvolvimento é correlacionada aos métodos, ou seja, aqui observa-se que as organizações (públicas e privadas) precisam alancar atividades de busca na melhoria, não sendo elas o objeto excluso e heterogêneo da situação.

O objetivo de melhoria dos serviços ou produtos precisam de parcerias, que possibilitem a criação de novas tecnologias ou processos, aqui os centros de pesquisas universitários são grandes parceiros. Não faltam bons resultados de centros importantes como a Universidade de São Paulo (USP) com pesquisas em diversos setores, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que é uma das lideranças em desenvolvimento de Tecnologia ao lado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), estes são alguns exemplos entre vários, que contribuíram e contribuem par a sociedade.

A universidades Federais, que tanto exercem influências com novas fontes de conhecimentos, seja através de novas pesquisas ou execução de melhorias, estão em boa parte sucateadas. Fator este da influência de crise econômica do país, exemplo prático dos congelamentos dos investimentos na área, por longos anos.

Quanto a solução, pouco sabemos se de fato será a curto prazo ou se devemos realmente esperar pelo milagre econômico da abertura comercial do país, e como estas empresas novas e estrangeiras irão contribuir em solo tupiniquim, ou se as mesmas estarão dispostas a implementar a viabilidade de pesquisa em solo brasileiro, com parcerias universitárias ou por centros próprio de pesquisa.

Desta reflexão, observamos que percamos com a competitividade por tempo, na pesquisa interna (nacional) e talvez sejamos abocanhados pelo mercado internacional, pagando patentes externas para diversas áreas.

Não que seja o fim da “picada”, mas que sirva de catapulta para reflexões. Principalmente pela comunidade acadêmica, afim de exigir diretos na melhoria da educação e de investimentos nos campos de pesquisas. Além de maior responsabilidade dos objetivos destas alancados quanto a sua relevância para o contexto social e econômico da nação.

Os próximos capítulos da saga educacional da pesquisa e desenvolvimento no país, é nebuloso e as vezes contraditório. Porém as mudanças econômicas e talvez política, possam ser interessantes para um futuro, principalmente se analisarmos o que de fato acontece no presente. A linha de progresso, nem sempre é escrita por linhas retas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Operação Tessera

Polícia Civil deflagra “Operação Tessera” em Paraíso do Tocantins

Um dos suspeitos chegou a montar um esquema de entrega direta de drogas aos usuários, através de expediente comumente chamado de “disk-drogas”.

Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os pratos serão avaliados por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas para seleção dos vencedores do festival.


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos

Ao fim do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PTB), declarou que esta Casa de Leis é parceira da UMA.


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes

Mais de 300 apicultores de várias regiões do estado participaram do evento, que aconteceu em Araguaína, quinta-feira, 15, e sexta-feira, 16.


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas


PC

Polícia Civil conclui inquérito e indicia suspeito de furtos em Araguaína


Semana da Diversidade

Atividades da educação municipal se voltam para a Semana da Diversidade e Inclusão a partir desta segunda, 19



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira