Friday, 18 de October de 2019

OPINIÃO


Opinião

Literatura: as mulheres em Machado de Assis

15 Jan 2013

Paulo Martins

Vou confessar, apesar de temeroso, sempre fui fascinado pelas personagens femininas em Machado de Assis. São mulheres inteligentes, audaciosas, elegantes e sedutoras. Suas personagens fazem parte de um quadro atualíssimo, pintado pelas mãos de um mestre das letras. Um perfeito retrato da mulher do século XXI. Suas mulheres tomam as decisões, surpreendem, intimidam os homens. Causam medo, mas também fascínio.

O leitor, lembrando-se de Capitu, em Dom Casmurro, poderia contra argumentar-me. Mas as personagens femininas em Machado de Assis não são ambiciosas, dissimuladas e adúlteras? Eu responderia que sim, tanto quanto qualquer ser humano. Estão sujeitas as mesmas virtudes e as mesmas fraquezas dos homens.

Talvez Machado de Assis tenha sido o introdutor da emancipação feminina na literatura brasileira, ou o primeiro a colocar, mesmo que de maneira dissimulada, a igualdade entre os sexos. Suas mulheres não são passivas como as de outros escritores de seu tempo. Mesmo em sua fase romântica, como é o caso de Contos Fluminenses (1870), suas mulheres já demonstram um perfil realista. São mulheres sedutoras, inteligentes, ativas, dominadoras, e deixam-nos, homens, fascinados, mas também receosos.

Em Senhora (1875), obra de José de Alencar, ícone do romantismo brasileiro e contemporâneo de Machado de Assis, a personagem Aurélia é trocada por outra moça, por um dote de trinta contos de reis. Emocionalmente romântica que é, no final, após receber uma herança e ficar rica, Aurélia perdoa o amado por trocá-la, casam-se e vão viver felizes para sempre.

No conto Luís Soares, de Contos Fluminenses, Adelaide, a personagem de Machado, por não ser rica o bastante, tendo somente trinta contos de réis, também foi desprezada pelo amado, Luís Soares. Aqui também, como Aurélia, Adelaide irá ganhar uma fortuna como herança, trezentos contos de reis, e Luís Soares, por interesse, tentará conquistá-la de novo. 

No entanto, diferentemente da personagem de Alencar, a personagem de Machado não aceita o perdão e as súplicas do homem que um dia amou, de nada adianta Luís Soares implorar pelo seu amor. O mestre da ironia Machado de Assis, ainda escritor do Romantismo, traça o perfil de uma mulher nada romântica e submissa. Sua personagem se mostra uma mulher muito a frente de seu tempo, não se deixa levar pela emoção, age de maneira racional, objetiva e vingativa. É um escritor romântico apontando para um realismo em eminência.

Ainda assim, o leitor poderia dizer-me, mas as mulheres em Machado de Assis não são fascinantes, são infiéis e fingidas. Sim. E muitos dos homens também não o são? Elas são tão ousadas quanto o sexo masculino, infiéis tanto quanto muito dos homens. A verdade é que, quando elas estão insatisfeitas, desprezadas em seus relacionamentos, quando sentem necessidade de sentirem-se bonitas e desejadas, como D. Severina, no conto Uns Braços, vão trair sim, provavelmente como uma forma de protesto contra o machismo masculino exacerbado.
   

Paulo Martins é professor de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, pós-graduado em linguística aplicada na educação. E-mail: paulo.linguagens@hotmail.com

COMPARTILHE:


Confira também:


Palmas

Obra viária no Jardim Aureny I avança e já traz satisfação a moradores

A obra está sendo executada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp).

AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos

Os deputados querem esclarecimentos sobre o pagamento dos serviços prestados ao Governo do Estado há mais de um ano. Na tentativa de sensibilizar a população, os manifestantes colocaram carros-pipa à frente da sede do Legislativo e também faixas com pedido


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário

O presidente do TJTO, desembargador Helvécio Maia, ressaltou que todas as ações do Poder Judiciário vêm sendo pautadas no diálogo com a sociedade e com todos os atores que compõem o Sistema de Justiça.


IEES

Semana de fisioterapia do HGP destaca avanços e atualiza profissionais

O evento acontece no Instituto de Excelência em Educação e Saúde (IEES), em Palmas e reúne profissionais de diversas áreas.


IFTO

Elenil apoia projeto do IFTO que vai levar cursos técnicos aos 139 municípios do Tocantins


Polícia Civil

Suspeito de aplicar golpes pela internet é preso pela Polícia Civil em Xambioá


Refis 2019

Refis 2019 negocia cerca de R$ 48 mi em quatro dias; negociações se encerram neste domingo, 20


Coca-Cola

Com conceito “Juntos a Magia Acontece”, Coca-Cola dá Início à Campanha de Natal 2019


Interior

Polícia Civil desarticula ponto de venda de drogas e prende dois traficantes em Itacajá


Agropecuária

Controle de comercialização de vacinas em lojas agropecuárias passa a ser informatizado



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira