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OPINIÃO


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Literatura: as mulheres em Machado de Assis

15 Jan 2013

Paulo Martins

Vou confessar, apesar de temeroso, sempre fui fascinado pelas personagens femininas em Machado de Assis. São mulheres inteligentes, audaciosas, elegantes e sedutoras. Suas personagens fazem parte de um quadro atualíssimo, pintado pelas mãos de um mestre das letras. Um perfeito retrato da mulher do século XXI. Suas mulheres tomam as decisões, surpreendem, intimidam os homens. Causam medo, mas também fascínio.

O leitor, lembrando-se de Capitu, em Dom Casmurro, poderia contra argumentar-me. Mas as personagens femininas em Machado de Assis não são ambiciosas, dissimuladas e adúlteras? Eu responderia que sim, tanto quanto qualquer ser humano. Estão sujeitas as mesmas virtudes e as mesmas fraquezas dos homens.

Talvez Machado de Assis tenha sido o introdutor da emancipação feminina na literatura brasileira, ou o primeiro a colocar, mesmo que de maneira dissimulada, a igualdade entre os sexos. Suas mulheres não são passivas como as de outros escritores de seu tempo. Mesmo em sua fase romântica, como é o caso de Contos Fluminenses (1870), suas mulheres já demonstram um perfil realista. São mulheres sedutoras, inteligentes, ativas, dominadoras, e deixam-nos, homens, fascinados, mas também receosos.

Em Senhora (1875), obra de José de Alencar, ícone do romantismo brasileiro e contemporâneo de Machado de Assis, a personagem Aurélia é trocada por outra moça, por um dote de trinta contos de reis. Emocionalmente romântica que é, no final, após receber uma herança e ficar rica, Aurélia perdoa o amado por trocá-la, casam-se e vão viver felizes para sempre.

No conto Luís Soares, de Contos Fluminenses, Adelaide, a personagem de Machado, por não ser rica o bastante, tendo somente trinta contos de réis, também foi desprezada pelo amado, Luís Soares. Aqui também, como Aurélia, Adelaide irá ganhar uma fortuna como herança, trezentos contos de reis, e Luís Soares, por interesse, tentará conquistá-la de novo. 

No entanto, diferentemente da personagem de Alencar, a personagem de Machado não aceita o perdão e as súplicas do homem que um dia amou, de nada adianta Luís Soares implorar pelo seu amor. O mestre da ironia Machado de Assis, ainda escritor do Romantismo, traça o perfil de uma mulher nada romântica e submissa. Sua personagem se mostra uma mulher muito a frente de seu tempo, não se deixa levar pela emoção, age de maneira racional, objetiva e vingativa. É um escritor romântico apontando para um realismo em eminência.

Ainda assim, o leitor poderia dizer-me, mas as mulheres em Machado de Assis não são fascinantes, são infiéis e fingidas. Sim. E muitos dos homens também não o são? Elas são tão ousadas quanto o sexo masculino, infiéis tanto quanto muito dos homens. A verdade é que, quando elas estão insatisfeitas, desprezadas em seus relacionamentos, quando sentem necessidade de sentirem-se bonitas e desejadas, como D. Severina, no conto Uns Braços, vão trair sim, provavelmente como uma forma de protesto contra o machismo masculino exacerbado.
   

Paulo Martins é professor de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, pós-graduado em linguística aplicada na educação. E-mail: paulo.linguagens@hotmail.com

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