Mulheres
01 Mar 2018
17:13
A evolução de nossa sociedade proporcionou às mulheres, a
possibilidade de alcançarem maior espaço no meio corporativo e nos negócios.
Ainda há muito a conquistar, mas felizmente os avanços são diários. O
empoderamento feminino é uma realidade fundamental a ser aceita.
No
contexto empresarial, por exemplo, tenho observado que as mulheres estão galgando
posições que antes só eram limitadas aos homens, mas, o mais importante é que
incorporam às organizações uma característica própria que é a liderança pelo
diálogo e não pela truculência.
A
capacidade de comunicação das mulheres é destaque sendo fruto de diversos
fatores, no entanto, observo uma busca intensa e contínua pelo desenvolvimento
de habilidades, ou seja, por perceber que as dificuldades são maiores, as
mulheres possuem uma preocupação maior em se capacitarem. Característica essa
necessária para o alcance de cargos de gestão que exigem cada vez mais
qualificações.
Por
outro lado, um fator cada vez menos utilizado pelo mercado na contratação de
uma mulher está relacionado a questão estética, uma vez que, hoje as
contratações estão diretamente relacionadas a qualidade profissional e a
responsabilidade como profissional. Ou seja, hoje as mulheres afirmam com
orgulho: “Estou aqui por que conquistei o espaço”.
E
essa afirmação é ainda mais condizente com a realidade já que essa valorização
tem como característica aquilo que vem de dentro para fora. Ou seja, ela
primeiramente percebe seu valor para depois deixar isso claro para o meio em
que se relaciona. E nesse ponto a comunicação tem um papel primordial.
Além
disso, nesses termos, o sexo feminino tem características primordiais que devem
ser valorizadas e até mesmo copiadas pelos homens, como é o caso de uma
sensibilidade mais aguçada no lidar com as situações e a intuição de saber se
posicionar melhor perante as adversidades. Além é claro, do charme e astúcia
que se mostram em sua comunicação.
Porém,
mesmo frente a essas qualidades é primordial que a comunicação passe por
constante capacitação e ajustes, pois, somente isso permitirá que a mulher dê
ainda mais ênfase às suas qualidades e também aprimore e assimile novos
conceitos que poderão fortalecer ainda mais a sua qualidade profissional.
Em
resumo, a mulher tem enfrentado e quebrado muitas dessas barreiras,
principalmente pelo seu esforço, valorizando cada vez mais estudos e
especializações. Assim, por mais que muitas das mudanças passem pela
conscientização de todos, um dos principais recursos favoráveis à valorização
da mulher continua sendo a habilidade de se comunicar bem.
*Reinaldo Passadori - Especialista em Comunicação Verbal e
presidente do Instituto Passadori Educação Corporativa (www.passadori.com.br)