Tuesday, 12 de November de 2019

OPINIÃO


Meio Ambiente

Nova diretoria do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda será eleita em Dezembro

07 Nov 2019    10:00    alterado em 07/11 às 10:00
Nova diretoria do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda será eleita em Dezembro

Os novos representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda serão escolhidos através de eleição que será realizada no dia 13 de dezembro. Os eleitos ficarão responsáveis pela administração do Comitê por um mandato de três anos.

O processo eleitoral será coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e mais dois membros do Comitê da Bacia. Todos os titulares e suplentes podem votar e se candidatarem aos cargos, desde que estejam com a situação legal perante a Bacia.

Inicialmente será feita eleição dos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda que podem se cadastrar como poder público, sociedade civil e usuários. O percentual de vagas de cada segmento não pode ultrapassar 40% e nem ficar abaixo de 20% do total de vagas. Posteriormente será realizada uma nova eleição para a escolha do presidente, vice presidente e secretário executivo.

A Engenheira agrônoma da Semarh, Gorete Braga ressalta que “essa nova diretoria tem um papel fundamental na gestão do uso da água, e no gerenciamento dos conflitos da região. Eles Também vão ter que trabalhar a educação ambiental buscando projetos que possam desenvolver a região, principalmente na área de recursos hídricos”.

 Durante o ano são realizadas quatro reuniões, e os membros têm que participar de pelo menos três encontros. Com a finalidade de mobilizar os integrantes que não puderam estar presentes nas ultimas reuniões, a equipe da Semarh iniciou nesta segunda feira, 04, uma mobilização desses veteranos para regularizar a situação cadastral. As servidoras da secretaria estarão realizando também novos registros dos interessados em participar do Comitê.

As cidades que fazem parte do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda são: Araguaína, Ananás, Angico, Aragominas, Araguanã, Babaçulândia, Carmolândia, Darcinópolis, Piraquê, Riachinho, Wanderlândia e Xambioá

O Comitê tem o poder consultivo, deliberativo e normativo entre as funções que compete ao presidente e a diretoria que além de responsáveis pela presidente eleito tem a função de administrar o comitê.

COMPARTILHE:


Confira também:


Soja

Plantio de soja no Tocantins atinge 30% da área a ser cultivada

A expectativa para produção de grãos na safra 2019/2020 é atingir 4,9 milhões de toneladas, ultrapassando a safra anterior que produziu 4,8 milhões de toneladas, um aumento de 1,5%.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira