Friday, 03 de July de 2020

OPINIÃO


Segredos do marketin

O comércio eletrônico é um outro negócio

26 Feb 2013

Cristiano Borges Rodrigues - aquarium.ro@hotmail.com


O comércio eletrônico não é mais um canal para os negócios das empresas, trata-se, agora sim, de um negócio específico que movimentou R$ 18,7 bilhões em 2011 no Brasil com suas dinâmicas próprias como qualquer mercado físico. Além de respeitar as regras do negócio virtual, as empresas precisam considerar este tipo de negócio como negócio em si, pois há a necessidade de se adotar eficientes ferramentas de controle, principalmente quanto aos pedidos.

Recomenda-se, ao empresário que busca negócios na internet, visualizar o negócio virtual como uma loja física, onde há prateleiras com os produtos expostos, o balcão com os atendentes e, atrás do espaço visível aos clientes, o depósito com os produtos e a sala do setor administrativo.

Pois bem, isto significa dizer que o negócio virtual tem o mesmo raciocínio onde as prateleiras seriam o site com os produtos expostos. Para sanar a ausência de um atendente, o site deve apresentar o máximo de informações sobre os produtos/serviços e várias formas de contato (e-mail, telefone, bate-papo etc) sendo essencial explicar os prazos de resposta. Se o visitante visitar o site às 02h da manhã, ficará ansioso por respostas ainda na madrugada e, caso não se tenha plantões, é essencial apontar o horário de funcionamento do setor responsável.

Além da facilidade de contato, é primordial ter uma interface amigável na realização dos pedidos, explicando as formas de pagamento, preços etc. Cerca de 11% dos abandonos das compras na internet são motivadas pelo processo de finalização muito complicado, enquanto 14% dos sites desestimulam a compra por não terem a opção de finalizar a compra e 22% deixam de fechar o negócio devido a falta de informações claras sobre o frete. Só para comparar, prazo de entrega longo evitou apenas 06% das vendas.

Bom, de nada adianta ter um monte de produtos expostos e nenhum em estoque (próprio ou de parceiros), tendo em vista que o cliente quer adquirir seus produtos e, ser enganado quanto aos prazos é, no mínimo, um antimarketing. Por isso, deve-se checar os estoques e retirar do site produtos fora de estoque, aliás, é essencial ter equipes destinadas a monitorar as comprar virtuais para não correr o risco de um pedido ficar vários dias na caixa do e-mail e ninguém dar andamento no processo. É mais comum do que se imagina a empresa entrar no mundo virtual e não destinar responsáveis pelo setor, ou melhor, pelo novo negócio.

 


Prof. Me. Cristiano Borges Rodrigues é palestrante, consultor em gestão estratégica, comercial e autor do Livro de Mão da Redação Publicitária (2011) e Planejamento de Campanha Publicitária (2010).

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 291 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 11.736 casos no total, destes, 7.324 pacientes estão recuperados, 4.201 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 211 pacientes foram a óbito.

Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho

Sobre o consumo especificamente, 59,6% dos entrevistados acham que estão comprando menos que no ano passado e 45,9% acreditam que o consumo nos próximos meses tende a ser menor que no ano passado.


Eleição CREA-TO

Engenheiro Jefferson segue na liderança para Presidente do CRE-TO

A eleição para presidente do Confea-Crea, e conselheiros federais acontece no dia 15 de julho em todo Brasil.


Artistas e empresas se juntam para a Live “Amor por Palmas”

Evento acontece no próximo dia 11 e vai arrecadar doações para famílias da capital


Tocantins

Candidatos às eleições do Confea/Crea/Mútua querem prorrogação da data de votação


O CIRCO VAI À SUA CASA

Festival de Circo de Taquaruçu inicia edição histórica em meio à pandemia


Meio Ambiente

Governo do Tocantins mantém processos de regularização ambiental com Atendimento On-line


Tocantins

Conselho lamenta aumento na tarifa de energia elétrica do Tocantins


Conscientização

Cidadania e Justiça promove a Cartilha “Violência contra a pessoa idosa. Vamos falar sobre isso?”


Araguaia

Mauro Carlesse promove nova etapa de entrega de máquinas para mais 10 municípios



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira