Sunday, 20 de October de 2019

OPINIÃO


Saúde

Profissionais recebem capacitação em ações de combate à hanseníase

24 Sep 2012

Secretaria de Estado da Saúde realiza no período de 25 a 27 de setembro, na cidade de Paraíso do Tocantins, capacitação para "Assistência Integral ao Paciente de Hanseníase", destinado a médicos, fisioterapeutas e enfermeiros que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde e realizam diagnósticos e tratamento da doença. Esses profissionais serão capacitados para avaliação e monitoramento da função neural, diagnóstico e tratamento das reações, técnicas simples de prevenção e reabilitação de incapacidade física, vigilância de contatos e organização de serviço.

Além dos profissionais de Paraíso mais 15 municípios da região centro-oeste e sudeste do Estado também receberão a capacitação. Participam profissionais de saúde dos municípios de: Pugmil, Oliveira de Fátima, Cristalândia, Pium, Marianópolis, Paranã, Rio dos Bois, Ponte Alta do TO, São Salvador, Dois Irmãos, Monte do Carmo, Rio Sono, Taguatinga, Caseara e Almas.

Para a técnica da gerência de Hanseníase e Tracoma da Sesau, Jaqueline Ourique de Azambuja Picoli quanto mais casos da doença forem diagnosticados e tratados no Estado, maiores são as chances de quebra da cadeia de transmissão da doença e em consequência diminuição do número de casos. "Os profissionais de saúde, sobretudo os que atuam nessa região, têm um papel preponderante no controle e eliminação da doença. Portanto, verifica-se a necessidade de mantê-los atualizados sobre a hanseníase" avalia a técnica.


Hanseníase

A Hanseníase é uma doença crônica granulomatosa, de notificação compulsória e investigação obrigatória, causada pelo Mycobacterium leprae (bacilo de Hansen), que acomete a pele e os nervos periféricos, podendo causar incapacidades físicas e deformidades. Dados recentes do Tocantins evidenciam um coeficiente de detecção geral de 72,14/100.000 habitantes e um coeficiente de detecção em menores de 15 anos de 20,86/100.000 habitantes.


(Fonte: SECOM)

COMPARTILHE:


Confira também:


Criminalidade

Polícia Civil deflagra operação de combate à criminalidade no interior do Estado

No total foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em locais previamente mapeados pela Polícia Civil e que poderiam estar sendo utilizados para práticas criminosas.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira