Tuesday, 23 de July de 2019

OPINIÃO


Captação de órgãos

Segunda captação de múltiplos órgãos é realizada com sucesso no Tocantins

12 Sep 2018    21:56
Divulgação Segunda captação de múltiplos órgãos é realizada com sucesso no Tocantins

“Saber que evitamos o sofrimento de várias famílias, que poderão agora sorrir com mais um tempo ao lado de seus entes queridos, nos ajuda a aliviar a dor que estamos sentindo”. A declaração da camareira Neide Barbosa, que autorizou a doação de todos os órgãos possíveis de seu marido, que veio a óbito por Trauma Cromo Encefálico (TCE), em decorrência de um acidente automobilístico, demonstra o que ela mesma chama de “amor ao próximo”.

A atitude da camareira possibilitou a captação dos órgãos que aconteceu na tarde desta quarta-feira, 12, no Hospital Geral de Palmas (HGP), resultado da parceria entre a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos do Tocantins (CETTO) e a Central Nacional de Transplantes. “Através dessa parceria, a equipe médica da Central Nacional, acionada pela Central Estadual vieram e retiram os órgãos que foram destinados a pacientes do cadastro nacional de transplantes”, explicou a gerente da CETTO, Suziane Crateús, acrescentando que os órgãos doados no Tocantins, beneficiam pacientes da fila do Sistema Único de Saúde (SUS), em todo o país.

Para a médica, responsável técnica pela CETTO, Donilda Moreira Rodrigues “neste momento estamos colhendo resultados de uma longa trajetória, com várias áreas e profissionais envolvidos e principalmente com a atuação ímpar da família, que autoriza a doação. As famílias nunca falam sobre morte e por isso, quando alguém morre, as pessoas acabam não autorizando a doação, por não saber se isso era a vontade de quem partiu”, explica.

A não expressão da vontade, não foi obstáculo para Neide Barbosa. “Nunca falamos sobre morte, jamais imaginaríamos que meu marido fosse partir com 48 anos, mas como ele era uma pessoa que sempre se doava ao próximo, conversei com nossos três filhos e resolvemos doar o máximo de órgãos possível e tenho certeza que esta seria a vontade dele, continuar servindo a quem precisasse”, destacou.

Graças à sensibilidade de Neide, outros pacientes serão agora beneficiados com fígado, rins, válvulas cardíacas e córneas, captadas com sucesso. “Saber que estes órgãos que não teriam, mas utilidade para meu marido irão ajudar outras pessoas a continuarem vivendo, nos dá um sentimento de leveza e paz espiritual imensurável”, destacou a camareira, acrescentando que “desejo que todas as pessoas que passem pelo que estou passando, tenha esta atitude e garanto que jamais se arrependerão, pois não tem como se arrepender de fazer o bem”.

Transplantes no Estado

Ligado à CETTO, o Tocantins também dispõe de um Banco de Olhos Público (BOTO), em funcionamento desde dezembro de 2016 e junto a ele o serviço de transplante de córnea. Desde que foi implantada a CETTO, já foram realizado 105 transplantes de córnea no serviço público e privado, 73 Doação/transplantes de córneas.

Com os serviços de transplantes de múltiplos órgãos ainda não implantados no Tocantins, a CETTO realiza a gestão do processo de doação e transplantes de órgãos e tecidos no âmbito estadual, com a captação de doadores e a comunicação à Central Nacional, da disponibilidade dos órgãos.  Com as duas captações de múltiplos órgãos, já realizada no Tocantins, foram viabilizados atendimentos a 11 pessoas que aguardavam nas filas nacionais de transplante.

Doação

Quando um paciente evolui para o quadro clínico de morte cefálica, a Comissão Intra-hospitalar para a Doação de Órgãos e Tecidos para transplantes do HGP, entra em contato com a família para verificar se existe o interesse em realizar a doação dos órgãos. Se a família concordar com a doação, é realizado o processo de validação do doador, com realização de exames específicos.

Com o paciente validado, a CETTO comunica a  Central Nacional de Transplantes, que verifica qual Estado aceita os órgãos e providencia a logística da equipe que os retira e leva até o receptor.

COMPARTILHE:


Confira também:


TRE-TO

Partidos Políticos têm 30 dias para informar CNJP à Justiça Eleitoral

No Tocantins, conforme informações da Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação do TRE-TO, 29 partidos estão em situação irregular por não terem realizado o cadastro de seus diretórios municipais ou regularizado o Código de Natureza junto ao CNPJ

Queda de Braços

Prefeita Cinthia Ribeiro ataca Palácio Araguaia e governo libera servidora para assumir pasta da educação

Mesmo liberando a servidora Cleizenir Divina dos Santos para assumir a educação do município governo não demonstra interesse em participar da gestão Cinthia.



Pedro Afonso

Após recorde de soja, Coapa registra produção histórica no recebimento do milho safrinha

O presidente da Coapa aproveitou para parabenizar a equipe de colaboradores pela dedicação no atendimento aos produtores e por garantir um bom resultado na safra.


Fórum

Banco não dá baixa em alienação fiduciária de veículo, quitado há 3 anos, e terá que indenizar consumidor em R$ 15 mil por danos morais

Em sua defesa, a instituição bancária alegou que a baixa da alienação já havia sido feita, mas o magistrado entendeu que ficou configurado o ato ilícito praticado pelo banco, pois não existem documentos que comprovem essa efetivação


Miracema

Miracaxi mantém tradição e agrada público local e turistas

O evento foi reforçado com segurança particular especializada, detector de metais, câmeras de monitoramento da PM e do município, policiamento militar, civil, força tática e Corpo de Bombeiros.


Hospital de Amor

Ao completar 10 anos, Leilão Pecuária Solidária volta a Palmas: edição deste ano será dia 9 de novembro


Poluição

Aceiros realizados pela Seder no Parque Estadual do Lajeado auxiliam no combate às queimadas


Palmas

Divulgado resultado preliminar dos projetos classificados para concorrerem ao Edital do Itaú Social 2019


Turismo

Taquaruçu merece um olhar especial por parte das gestões públicas


Defensoria

Dados apontam que 81,6% das pessoas atendidas pela Defensoria Pública vivem com até um salário mínimo


Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira