Friday, 13 de December de 2019

OPINIÃO


Saúde

Sesau prepara municípios para controle da meningite

25 Sep 2012

Diante do surto de meningite na cidade de Balsas (MA), a Sesau - Secretaria de Estado da Saúde realiza uma ação concentrada em Araguaína e nos municípios tocantinenses que fazem divisa com a região para fortalecer as ações de prevenção à meningite entre a população. A ação acontece nessa região por considerá-la uma área de risco. Mas, em reconhecimento que aquela região não seja a única porta de entrada de casos no Tocantins, a Sesau está reforçando o alerta para todos os municípios do Estado.

A orientação é que quando for detectado algum caso suspeito e/ou confirmado, o município deve prestar e/ou encaminhar o paciente a um serviço de assistência hospitalar. Além da busca pelos contatos íntimos para realizar quimiprofilaxia (meios para evitar contaminação e propagação da doença) nos casos de doença meningocócica (Neisseria) e nas meningites por Haemophilus, até 10 dias após exposição, com o intuito de evitar outros casos em parentes ou amigos próximos.

Para a diretora de Doenças Transmissíveis e não Transmissíveis da Sesau, Adriana Cavalcante, é fundamental que as equipes de vigilância epidemiológica dos serviços de saúde e dos municípios estejam atentas à ocorrência de casos suspeitos para instituir medidas de prevenção e controle em tempo oportuno.

"Recomendamos à população que evite aglomerações em ambientes fechados, a higiene corporal e do ambiente, evitar contado direto e exposição às gotículas de saliva do doente (eliminadas ao falar, tossir, espirrar, etc), além de manter os ambientes domiciliares, escolares e ocupacionais bem ventilados; manter o cartão de vacina atualizado para crianças de até dois anos e procurar imediatamente uma Unidade de Saúde frente à suspeita da doença," orienta a diretora.


Meningite

Pessoas de qualquer idade são suscetíveis à meningite, por ser uma doença que é transmitida pelas vias aéreas. A transmissão se dá através de secreções respiratórias, sendo fundamental o contato íntimo com o doente, sendo que os sinais e sintomas são: febre alta, cefaléia intensa, vômitos, rigidez de nuca, confusão mental e sinais de irritação meníngea.


Vacina

As vacinas anti-meningocócica são sorogrupos específicas, sendo necessário o conhecimento do sorogrupo para indicar a vacinação. Assim, a indicação de vacinas anti-meningocócica de bloqueio é recomendada somente quando se verificar um aumento do número de casos de doença meningocócica para além do esperado em determinado local e época (surtos).


(Fonte: Agência Brasil)

COMPARTILHE:


Confira também:


Recursos

ATM pede celeridade em execução de obras do empréstimo e diz que há pouca informação sobre contratação

Presidente da ATM e prefeitos participam da solenidade de assinatura do protocolo entre Estado e Caixa e sentem falta de detalhes operacionais de execução das obras nos Municípios

Teatro

Grupo de teatro aborda temática do suicídio em espetáculo teatral para estudantes de escola pública em Taquaruçu

Para o cenário do espetáculo, são utilizados andaimes para reproduzir não apenas ambientes, como também os esforços físicos e psicológicos dos personagens.


Palmas

Sessão de encerramento do ano legislativo é marcada por reflexões e agradecimentos

Também usaram a tribuna durante a sessão com os mesmos propósitos, os vereadores Folha Filho (PSD), Diogo Fernandes (PSD), Irmão Jairo (PSL), Adão Índio (Cidadania), Milton Neris (Progressistas), Moisemar Marinho (PDT), Jucelino Rodrigues (PSC), Tiago Andr


Disparidade

Pesquisa do Procon Tocantins aponta variação de até 177% nos produtos da ceia de natal

Ao todo, 80 produtos foram pesquisados, entre eles entre carnes, azeites, bombons, farofas prontas, frutas, bebidas e panetones.


Indústria

Governador Mauro Carlesse recebe empresários do ramo ótico da Kenerson


Câmara aprova emenda de Tiago Dimas e garante poderes para municípios licenciarem serviço de saneamento


Tocantínia

Polícia Civil deflagra operação Risca Faca e prende suspeito por tentativa de homicídio no interior do Estado


Palmas

LDO é aprovada em sessão extraordiária. Orçamento ultrapassa R$1,3 bilhões


Pedro Afonso

Polícia Civil recupera 32 cabeças de gado furtadas na cidade no último fim de semana


Ação

TIM é a primeira operadora a ser nomeada empresa Pró-Ética pela Controladoria-Geral da União



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira