Sunday, 26 de January de 2020

OPINIÃO


Saúde

Sono: inimigo da produtividade

17 Jul 2013

Sonolência diurna, preguiça, falta de disposição, fraqueza do corpo, e dores de cabeça crônicas prejudicam muitos profissionais. E todos esses sintomas podem ser provenientes de um mesmo problema: noites mal dormidas. "O sono sem qualidade ocasiona essa fraqueza e sonolência, e depois da origem a doenças crônicas. A produtividade no trabalho cai e a chance de acidentes de trabalho aumenta", diz Eduardo Rollo Duarte, Doutor em odontologia do Sono.

 

Ronco, apneia e bruxismo, por exemplo, são distúrbios comuns para muita gente, e são justamente eles que contribuem para um péssimo descanso. "Acredite, tratar o ronco não é só satisfazer os caprichos da esposa ou namorada. Pode ser o primeiro passo para ser mais ativo e produtivo no trabalho, em busca de promoção e sucesso", garante Dr. Eduardo, que tem dado palestras em empresas para relacionar o sono com acidentes de trabalho e queda de produtividade.

 

A palestra ministrada pelo Dr. Eduardo é preventiva, esclarecendo às empresas a importância da boa qualidade do sono e ensinando a identificar os problemas que podem ser causados pela falta dele. Muitas vezes a baixa produtividade e erros cotidianos não são causados pela simples falta de atenção ou distração do funcionário, mas sim, resultados de noites conturbadas.

 

Funcionários de cargos administrativos, gerência e diretoria, cuja produtividade está relacionada ao cansaço e problemas cognitivos.  Já operários da indústria ou construção civil têm o sono levando à produtividade manual e acidentes graves.

 

“Muitas empresas já compreendem os desafios de combater o transtorno do sono, nos mais variados ambientes, desde corporativo até industrial. Essa atitude contribui para o aumento da qualidade de vida e um local de trabalho mais seguro”, explica o Dr Eduardo.

 

A palestra vai ensinar a identificar quem não dorme bem, o que é um sono prejudicado, e principalmente quais suas consequências em relação a acidentes. Com estes diagnósticos ficará mais fácil tratar os sintomas apresentados pelos funcionários, melhorando assim a qualidade de vida da empresa e de seus funcionários.

 

 

Fonte: Dr. Eduardo Rollo Duarte 

COMPARTILHE:


Confira também:


Procon

Tocantins apura vendas de lotes contaminados de marcas da cervejaria Baker

No último dia 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente por 90 dias todas as marcas de cerveja da Backer com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.

Heber Fidelis

Secretário da Cidadania e Justiça participa de reunião em Brasília sobre a criação da polícia penal

Grupo de Trabalho criado para debater a regulamentação da Polícia Penal Federal tem a finalidade de definir as atribuições do cargo, estrutura, organização e funcionamento da carreira.


Bahia

Carlesse prestigia inauguração do Centro de Convenções de Salvador e busca investidores para o Tocantins

Cerimônia também contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa e o coordenador da bancada federal do Tocantins, Carlos Gaguim


Municipalismo

Repassado mais de R$ 11,5 milhões aos municípios para o transporte escolar

Investimentos asseguram atendimento aos estudantes da rede estadual que dependem de transporte escolar para chegar às unidades de ensino


Boas expectativas

Governo abre oficialmente colheita da safra da produção de grãos 2019/2020 na próxima sexta, 31


Campos Lindos

Polícia Civil fecha oficina mecânica que funcionava como desmanche clandestino de carros no interior do Estado


Palmas

Polícia Civil prende em flagrante dois suspeitos de furto de energia


Educação Superior

Marcelo Müller é eleito novo reitor do Ceulp/Ulbra


Alerta

SISEPE-TO cobra o reajuste de 4,48% para aposentados e pensionistas do Igeprev


Tobasa

Na região norte do Tocantins, gestor visita a maior fábrica de carvão ativado do Brasil



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira