Friday, 18 de October de 2019

OPINIÃO


Destaque

TJTO alcança posto de 14º mais transparente entre os 93 tribunais do País e de 3º entre os estaduais, revela levantamento do CNJ

14 Sep 2019    22:20
TJTO alcança posto de 14º mais transparente entre os 93 tribunais do País e de 3º entre os estaduais, revela levantamento do CNJ

Um grande salto de qualidade e efetividade que deixa o Judiciário tocantinense ainda mais perto do cidadão. É o que se pode aferir com a divulgação dos dados do Ranking de Transparência do Poder Judiciário (2019), alçando o Tribunal de Justiça (TJTO) ao posto de 14º mais transparente entre os 93 tribunais do Brasil e de 3º entre os estaduais.

“O resultado mostra que nós não temos nada a esconder da sociedade”, garantiu o presidente do TJTO, Helvécio de Brito Maia Neto, ao comentar os números, ressaltando o comprometimento da equipe técnica em seguir as orientações no sentido de implementar as medidas necessárias para que o canal de diálogo entre o Tribunal e a sociedade fique cada vez mais transparente.  

Instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o levantamento revelou que o TJTO cumpriu 89.71% dos 72 itens que medem o grau de informação que os tribunais disponibilizam para a população. Na comparação com 2018, houve um aumento de 43,35 pontos percentuais, fruto das ações iniciada pela atual gestão em março deste ano.

Na ocasião, a Presidência criou, via portaria, uma comissão específica para levantar as pendências, apresentar sugestões e implementar as ações, no âmbito de todas unidades judiciárias, para atender efetivamente ao que pede  Lei de Acesso à Informação.

As informações, que devem ser disponibilizadas de forma clara, vão desde telefones, horários de atendimento ao público, aos rendimentos dos magistrados e servidores. “Os resultados alcançados são fruto do trabalho incansável da comprometida equipe, após inúmeras reuniões, estudos, diálogos e apoio incondicional do comando da gestão atual”, afirmou a juíza auxiliar da Presidência, Rosa Maria Gazire Rossi, presidente da comissão, garantindo que o foco é superar os atuais 89,71%.  “O trabalho continua em respeito ao cidadão, que merece a garantia do direito constitucional da transparência das informações referentes aos serviços prestados por nós”.

Confira os resultados aqui.

COMPARTILHE:


Confira também:


Divisa de Estados

Governadores Mauro Carlesse e Mauro Mendes destacam aspectos positivos da rodovia Transbananal

Trecho em questão tem cerca de 90 km e corta a Ilha do Bananal, de Formoso do Araguaia (TO) a São Felix (MT).

Saúde

Opera Tocantins realiza quase 70 cirurgias em 10 dias e espera fechar outubro com mais de 150

As cirurgias acontecem em diversas Unidades Hospitalares do Tocantins sempre em horários diferenciado, fora da carga horária ordinária, como sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo e ou em período noturno/madrugada.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira