Thursday, 17 de October de 2019

OPINIÃO


Saúde

TO recebe 250 mil para combate às doenças crônicas não transmissíveis

25 Sep 2012

 O Tocantins recebeu R$ 250 mil para implantação e fortalecimento das ações específicas de vigilância e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Estado. O repasse do recurso foi feito pelo MS - Ministério da Saúde para o desenvolvimento de ações do Plano de Enfrentamento das Doenças Crônica Não Transmissíveis, que é referencia para outros estados do país.

O plano tem como objetivo fortalecer a vigilância das doenças crônicas não transmissíveis e seus fatores de risco, bem como desenvolver ações efetivas de promoção da saúde visando a redução da morbimortalidade em decorrência dessas doenças, além de definir as diretrizes e ações em vigilância, avaliação, monitoramento e promoção da saúde.

Além disso, o plano visa preparar o Tocantins para enfrentar e deter, nos próximos quatro anos, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) dos quatro principais grupos de doenças (circulatórias, câncer, respiratórias crônicas e diabetes) e seus fatores de risco em comum (tabagismo, álcool, inatividade física, alimentação não saudável e obesidade).


Dados

No país, bem como no Tocantins, as doenças crônicas não transmissíveis constituem o problema de saúde pública de maior magnitude e correspondem a cerca de 70% das causas de morte no país.

No panorama da mortalidade no Estado observa-se que as Doenças do Aparelho Circulatório ocupam o primeiro lugar entre as principais causas de óbito, totalizando em 2009 1.859 óbitos no Estado (Fonte: SIM ? Sistema de Informação sobre Mortalidade/ 2010).


(Fonte: SECOM)

COMPARTILHE:


Confira também:


Divisa de Estados

Governadores Mauro Carlesse e Mauro Mendes destacam aspectos positivos da rodovia Transbananal

Trecho em questão tem cerca de 90 km e corta a Ilha do Bananal, de Formoso do Araguaia (TO) a São Felix (MT).

Saúde

Opera Tocantins realiza quase 70 cirurgias em 10 dias e espera fechar outubro com mais de 150

As cirurgias acontecem em diversas Unidades Hospitalares do Tocantins sempre em horários diferenciado, fora da carga horária ordinária, como sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo e ou em período noturno/madrugada.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira