Thursday, 20 de September de 2018

Thursday, 20 de September de 2018

OPINIÃO


Segredos do marketin

Uma roupa de personalidade tem a sua marca

16 Jan 2013

Nos corredores da firma só se fala nisto. É impressionante, muda funcionário, muda estrutura e tamanho de empresa, muda patrão, mas não se muda o padrão: todo mundo faz uma fofoquinha sobre os colegas de trabalho. Aliás, é da rádio corredor, também conhecida como rádio café, que saem as melhores definições dos colegas do trabalho: João é o preguiçoso, Laura a loira safada e o Mané o picareta. Sendo este último merecedor de atenção especial.

Esta tendência em classificar, em definir as pessoas influencia nos tipos de colegas que serão comuns no dia a dia da firma. Os descolados tenderão a andar com os descolados, os revoltados com os revoltados e assim por diante, pois como se sabe, as pessoas tendem a andar com os seus pares, com aqueles que possuem o mesmo estilo, as mesmas características, gostos etc.

Pois bem, da mesma forma que você, eu, o português do táxi e o resto da cidade têm esta tendência a buscar pessoas com perfil parecido, buscamos nos relacionar com as marcas com um perfil próximo do nosso. Ou então com um perfil que aspiramos, que gostaríamos de ter.

É mais ou menos assim: as pessoas esnobes, com um perfil elitista, dificilmente adquirirão um celular associado ao público de baixa renda. Por mais que este celular seja caro, pois a questão não é o preço do produto e sim o valor (cultural, social etc) associado ao mesmo. Da mesma forma, um pagodeiro, dificilmente andará com uma marca sabidamente de roqueiro.

Tal como as pessoas são rotuladas na rádio café por suas características, por sua personalidade, as marcas passam pelo mesmo processo, ou seja, também se constroem uma personalidade para as marcas. Isto justifica alguns fiascos, como acreditar que uma simples mudança de preço vai atrair consumidores de maior poder aquisitivo ou mesmo quando se facilita o acesso à determinada marca e se descobre uma queda nas vendas dos produtos mais caros, pois os consumidores antigos passaram a entender que a marca não é mais sofisticada.

Devido a esta tal personalidade da marca que não se falava em outra coisa nos corredores da firma. Como o avarento mão de vaca que dá tchau com as mãos fechadas poderia usar uma camisa daquela marca de preços tão elevados? Ninguém entendia nada, até a estagiária (considerado descolada por todos) explicar que a marca não tinha produtos caros como todos acreditavam, na verdade, seus produtos eram bem em conta e, considerando a durabilidade decorrente da qualidade, o custo/benefício compensava a aquisição das roupas. Só quando a dona Maricota, a mais fofoqueira das fofoqueiras aproveitou a hora do almoço para fazer um orçamento detalhado comparando a marca com a concorrência a teoria foi comprovada.

 


aquarium.ro@hotmail.com
Prof. Me. Cristiano Borges Rodrigues é palestrante, consultor em gestão estratégica, comercial e autor do Livro de Mão da Redação Publicitária (2011) e Planejamento de Campanha Publicitária (2010).

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

8

PARABÉNS!
PARABÉNS!

7

BOM
BOM

6

AMEI!
AMEI!

9

KKKK
KKKK

9

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

6

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

3

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Fiscalização

Procon notifica postos de combustíveis e dá prazo para justificarem preço da gasolina

Na última pesquisa realizada em Palmas na segunda-feira, 17, mostrou que preço praticado da gasolina comum estava variando entre R$ 4,89 a R$ 4,99.

Infância

Candidatos ao governo do Tocantins são convidados a assumir compromisso com a infância: César Simoni é o primeiro

A próxima a assinar será a candidata Bernadete Aparecida (Psol) neste sábado, 22, às 9h, na sede do partido, em Palmas.


Investimentos

Obras do Fórum de Araguaína e de entupimento da “cratera” da TO-222 em Araguaína são vistoriadas

De acordo com a Agência de Transportes e Obras (Ageto), na obra estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 4 milhões. O problema se arrastava desde o ano de 2012.


Carlesse

Multidão recepciona Carlesse e reunião vira grande caminhada em Gurupi

Após uma pausa na campanha, para acompanhar sua mãe com problema de saúde em São Paulo, o governador e candidato à reeleição Mauro Carlesse, da coligação Governo de Atitude, voltou a Gurupi, nesta quarta-feira, 19, e foi surpreendido por uma multidão que o


Violência

“Violentômetro” alerta mulheres sobre níveis de agressão e violência


Trânsito

Número de vítimas fatais reduz em 20% comparado a 2015


Propagando Irregular

A Justiça Eleitoral suspendeu nesta terça-feira, 18, mais uma propaganda irregular do candidato Carlos Amastha (PSB). De novo, o ex-prefeito de Palmas “invadiu” o horário eleitoral


Carlesse

Amastha tenta confundir população mostrando caso da gestão de Marcelo Miranda em seu programa


Campanha

No desespero, Amastha usa hospitais municipais para criticar Carlesse e tem propaganda suspensa pela Justiça


Irrigação

Carlesse fortalece projetos de irrigação São João e Manuel Alves com investimentos de mais de R$ 12 milhões



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira