Friday, 03 de April de 2020

OPINIÃO


Segredos do marketin

Uma roupa de personalidade tem a sua marca

16 Jan 2013

Nos corredores da firma só se fala nisto. É impressionante, muda funcionário, muda estrutura e tamanho de empresa, muda patrão, mas não se muda o padrão: todo mundo faz uma fofoquinha sobre os colegas de trabalho. Aliás, é da rádio corredor, também conhecida como rádio café, que saem as melhores definições dos colegas do trabalho: João é o preguiçoso, Laura a loira safada e o Mané o picareta. Sendo este último merecedor de atenção especial.

Esta tendência em classificar, em definir as pessoas influencia nos tipos de colegas que serão comuns no dia a dia da firma. Os descolados tenderão a andar com os descolados, os revoltados com os revoltados e assim por diante, pois como se sabe, as pessoas tendem a andar com os seus pares, com aqueles que possuem o mesmo estilo, as mesmas características, gostos etc.

Pois bem, da mesma forma que você, eu, o português do táxi e o resto da cidade têm esta tendência a buscar pessoas com perfil parecido, buscamos nos relacionar com as marcas com um perfil próximo do nosso. Ou então com um perfil que aspiramos, que gostaríamos de ter.

É mais ou menos assim: as pessoas esnobes, com um perfil elitista, dificilmente adquirirão um celular associado ao público de baixa renda. Por mais que este celular seja caro, pois a questão não é o preço do produto e sim o valor (cultural, social etc) associado ao mesmo. Da mesma forma, um pagodeiro, dificilmente andará com uma marca sabidamente de roqueiro.

Tal como as pessoas são rotuladas na rádio café por suas características, por sua personalidade, as marcas passam pelo mesmo processo, ou seja, também se constroem uma personalidade para as marcas. Isto justifica alguns fiascos, como acreditar que uma simples mudança de preço vai atrair consumidores de maior poder aquisitivo ou mesmo quando se facilita o acesso à determinada marca e se descobre uma queda nas vendas dos produtos mais caros, pois os consumidores antigos passaram a entender que a marca não é mais sofisticada.

Devido a esta tal personalidade da marca que não se falava em outra coisa nos corredores da firma. Como o avarento mão de vaca que dá tchau com as mãos fechadas poderia usar uma camisa daquela marca de preços tão elevados? Ninguém entendia nada, até a estagiária (considerado descolada por todos) explicar que a marca não tinha produtos caros como todos acreditavam, na verdade, seus produtos eram bem em conta e, considerando a durabilidade decorrente da qualidade, o custo/benefício compensava a aquisição das roupas. Só quando a dona Maricota, a mais fofoqueira das fofoqueiras aproveitou a hora do almoço para fazer um orçamento detalhado comparando a marca com a concorrência a teoria foi comprovada.

 


aquarium.ro@hotmail.com
Prof. Me. Cristiano Borges Rodrigues é palestrante, consultor em gestão estratégica, comercial e autor do Livro de Mão da Redação Publicitária (2011) e Planejamento de Campanha Publicitária (2010).

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