Saturday, 17 de November de 2018

OPINIÃO


Segredos do marketin

Uma roupa de personalidade tem a sua marca

16 Jan 2013

Nos corredores da firma só se fala nisto. É impressionante, muda funcionário, muda estrutura e tamanho de empresa, muda patrão, mas não se muda o padrão: todo mundo faz uma fofoquinha sobre os colegas de trabalho. Aliás, é da rádio corredor, também conhecida como rádio café, que saem as melhores definições dos colegas do trabalho: João é o preguiçoso, Laura a loira safada e o Mané o picareta. Sendo este último merecedor de atenção especial.

Esta tendência em classificar, em definir as pessoas influencia nos tipos de colegas que serão comuns no dia a dia da firma. Os descolados tenderão a andar com os descolados, os revoltados com os revoltados e assim por diante, pois como se sabe, as pessoas tendem a andar com os seus pares, com aqueles que possuem o mesmo estilo, as mesmas características, gostos etc.

Pois bem, da mesma forma que você, eu, o português do táxi e o resto da cidade têm esta tendência a buscar pessoas com perfil parecido, buscamos nos relacionar com as marcas com um perfil próximo do nosso. Ou então com um perfil que aspiramos, que gostaríamos de ter.

É mais ou menos assim: as pessoas esnobes, com um perfil elitista, dificilmente adquirirão um celular associado ao público de baixa renda. Por mais que este celular seja caro, pois a questão não é o preço do produto e sim o valor (cultural, social etc) associado ao mesmo. Da mesma forma, um pagodeiro, dificilmente andará com uma marca sabidamente de roqueiro.

Tal como as pessoas são rotuladas na rádio café por suas características, por sua personalidade, as marcas passam pelo mesmo processo, ou seja, também se constroem uma personalidade para as marcas. Isto justifica alguns fiascos, como acreditar que uma simples mudança de preço vai atrair consumidores de maior poder aquisitivo ou mesmo quando se facilita o acesso à determinada marca e se descobre uma queda nas vendas dos produtos mais caros, pois os consumidores antigos passaram a entender que a marca não é mais sofisticada.

Devido a esta tal personalidade da marca que não se falava em outra coisa nos corredores da firma. Como o avarento mão de vaca que dá tchau com as mãos fechadas poderia usar uma camisa daquela marca de preços tão elevados? Ninguém entendia nada, até a estagiária (considerado descolada por todos) explicar que a marca não tinha produtos caros como todos acreditavam, na verdade, seus produtos eram bem em conta e, considerando a durabilidade decorrente da qualidade, o custo/benefício compensava a aquisição das roupas. Só quando a dona Maricota, a mais fofoqueira das fofoqueiras aproveitou a hora do almoço para fazer um orçamento detalhado comparando a marca com a concorrência a teoria foi comprovada.

 


aquarium.ro@hotmail.com
Prof. Me. Cristiano Borges Rodrigues é palestrante, consultor em gestão estratégica, comercial e autor do Livro de Mão da Redação Publicitária (2011) e Planejamento de Campanha Publicitária (2010).

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

9

PARABÉNS!
PARABÉNS!

7

BOM
BOM

6

AMEI!
AMEI!

10

KKKK
KKKK

10

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

6

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

3

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:

Liberdade de Imprensa
FENAJ emite nota oficial

Tocantins

ATM diz que há enorme preocupação diante da saída dos médicos cubanos

De acordo com a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), atualmente são 8.500 médicos cubanos atuando na Estratégia Saúde da Família e na Saúde Indígena no Brasil.

Entrega de Apartamentos

Governo do Estado entrega obras do Minha Casa Minha Vida nesta segunda-feira

A área de 9.005, 40m2, onde os 160 apartamentos da Faixa 1, do Minha Casa Minha Vida – Entidades, foram construídos foi doada pelo Governo do Estado, por meio da Companhia Imobiliária do Tocantins (Terratins).



saúde

Governador do Tocantins entrega mais de 250 mil reais para que pesquisadores possam desenvolver pesquisas para o SUS

O evento acontece nesta segunda-feira, 19, na sala de reuniões do Palácio Araguaia


Serviço

Procon/TO abre mais um canal de comunicação com o cidadão

Para o gerente de Educação para o consumo, o entendimento sobre as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor (CDC) Lei nº: 8.078/1990 é fundamental para se estabelecer o equilíbrio nas relações de consumo


Destaque

Ciclista de Gurupi acumula três medalhas nos Jogos Escolares da Juventude de Natal / RN

Em uma prova muito intensa sob um forte sol do município de Macaíba, local onde foi realizado o Ciclismo na edição 2018 dos Jogos, as três atletas disputaram os 35 minutos de prova sem se desprender uma da outra.


Moradia

Prefeitura e Governo Federal assinam contrato para construção de mais 500 casas no Jardim Vitória II


Norte do TO

SESI realiza corrida de rua em comemoração aos 60 anos de Araguaína


Tocantins

Fábrica de blocos e artefatos de concreto é inaugurada na Casa de Prisão Provisória de Porto Nacional


Trabalho

Instituto Fecomércio abre vaga de estágio para 5 cidades


Concurso da PM

MPE recomenda anulação de concurso da PM e contratação de outra empresa para organizar novo certame


Gurupi

Governador prestigia programação de aniversário de Gurupi e autoriza obras



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira