Thursday, 22 de October de 2020

POLÍTICA


Política

AL - Deputados focam a saúde dos tocantinenses em matérias; Confira

11 Mar 2009

A saúde dos tocantinenses é o foco de dois anteprojetos de lei apresentados, por intermédio de requerimentos, na manhã desta quarta-feira, dia 11, que devem ser encaminhados ao Executivo. Em uma das matérias, o deputado Stalin Bucar (PSDB) sugere a criação do programa “Mãos Limpas” para prevenir infecções hospitalares. A outra proposta, do parlamentar José Geraldo (PTB), pretende tornar obrigatório o exame odontológico dos alunos do ensino pré-escolar e fundamental da rede pública.

O programa de Stalin visa conscientizar os profissionais da saúde e a população em geral a respeito da importância do ato de lavar as mãos antes e depois da visita aos enfermos nos hospitais públicos. O anteprojeto também pretende tornar obrigatório, nesses estabelecimentos, a instalação de cartazes informativos, além de pias ou pontos com solução anti-séptica com base alcoólica, como “medida de prevenção à infecção hospitalar”.

“A limpeza das mãos é um ponto chave para a prevenção de infecções”, explica Stalin. “O objetivo principal do processo de higienização das mãos é reduzir a transmissão de microorganismos, uma vez que elas são os instrumentos mais utilizados nos cuidados com o paciente”, completou.

Em outra matéria, o deputado José Geraldo (PTB) solicita que o exame odontológico gratuito de alunos da pré-escola e do nível fundamental da rede pública de ensino seja obrigatório. O autor da proposta sugere ainda que o exame seja semestral e acompanhado de orientações relativas à saúde bucal.

"É fundamental que, desde muito cedo, as crianças recebam orientações quanto aos cuidados com a higiene bucal. E a escola desempenha um papel primordial no processo de aquisição de estilos de vida e na formação de uma geração de pessoas com mais saúde”, concluiu José Geraldo.

COMPARTILHE:


Confira também:


Eleições 2020

Pesquisa O Girassol para prefeito em Almas mostra candidato à reeleição Vaguinho (MDB) disparado em primeiro lugar com 62,00%, seguido da candidata Giselly Cintra com 31,20%

Na largada da disputa para prefeito em Almas o candidato Vaguinho sai na frente com 62% das intenções de votos, com diferença de 30,08% da segunda colocada Giselly Cintra que aparece com 31,20%.

Coronavírus

Tocantins contabiliza 264 novos casos confirmados da Covid-19

Os dados contidos no boletim são consolidados com resultados de exames realizados no Lacen e notificações recebidas dos municípios até as 23h59 do último dia.



Economia

Secretário de Indústria e Comércio apresenta potencial logístico do Tocantins em fábrica de Blumenau

No segundo dia de visitas, Tom Lyra conheceu a Fogatti, empresa que fabrica fornos, fogões e outros utensílios de linha branca.


Palmas

Eli Borges promete baixar taxa de esgoto que é de 80% para 40% e reduzir conta de água

Para Eli Borges, não tem porque o palmense pagar uma água tão cara. “Precisa ter um prefeito com coragem para chamar a BRK e falar: respeite o povo”, ressaltou Eli.


Eleições 2020

Prefeita Cinthia diz que fará o Centro de Convivência dos Idosos no Taquari

A construção contará com R$ 500 mil oriundos de emenda parlamentar da deputada federal Dulce Miranda (MDB) e R$ 10 mil dos cofres municipais.


CBHs

Viveiro recebe mais de 100 kg de sementes coletadas pelos Comitês de Bacia


LDO 2021

Comissão de Finanças encaminha LDO ao Plenário da Assembleia


Destaque

Tocantins está entre os 10 estados com melhor oferta de serviços digitais


TV

“Podemos sonhar e ser o que a gente quiser”, diz vencedora do 15º episódio do MasterChef Brasil


Norte do TO

DPE-TO comemora implementação de serviço de controle populacional para animais em Araguaína


Eleições 2020

Cinthia promete adequar a carreira dos servidores da saúde aos demais planos



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira