Saturday, 15 de August de 2020

POLÍTICA


Araguaína

Campanha alerta para o voto consciente

10 Sep 2008

A desenvoltura do grupo e o cenário não deixam a desejar no quesito interpretação. Pelo menos é o que se constata a partir de afirmações feitas pelo público que vem assistindo as tantas apresentações do grupo de servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O grupo vem seguindo firme no sentido de alertar a população para o voto mais consciente. E por isso estão realizando uma campanha em diferentes cidades do estado abordando a questão do voto nesse período de eleições municipais.

O grupo realizou na semana passada, em Araguaína, algumas apresentações em escolas da cidade encerrando o ciclo de palestras no pátio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), na unidade do bairro São João.

O coordenador do grupo, Renato Reis, que é assessor jurídico do TRE e interpreta o político corrupto, informou que o projeto acontece desde 2004 quando a idéia era de alistar jovens de 16 anos no processo, depois se optou por incluir a palestra no roteiro das apresentações. “Percebemos mais tarde que o público adolescente não tinha disposição para ouvir o discurso, só assim aproveitamos o talento de um colega do TRE que escreveu o texto e formamos o grupo para a dramatização”, justifica.

Para Reis a iniciativa é uma semente plantada no seio da sociedade que ele acredita, será frutífera. “Espero que possa ser a esperança de um futuro melhor no campo político, voto não tem preço, tem conseqüência”, declarou.

O esforço dos funcionários do TRE conquistou o apoio e o reconhecimento dos universitários e de professores que compareceram em massa ao pátio da instituição para prestigiar a apresentação.

O professor de História do Tocantins, Napoleão Fernandes, afirmou que a iniciativa amplia o debate e favorece o aprendizado dos alunos, sobretudo para o papel da cidadania. “Vem ao encontro dos debates em sala, embora o assistencialismo e a compra de votos ainda aconteça, a peça ajuda na consciência política, uma coisa que é feita em longo prazo”, ressaltou.

Já o estudante de Letras Tiago Araújo, mesmo gostando do que viu, lamentou a falta de uma maior intensificação das campanhas reforçando a importância do voto consciente.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 914 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 35.403 casos no total, destes, 21.896 pacientes estão recuperados, 13.007 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 500 pacientes foram a óbito.

Notificação

BRK é notificada pela segunda vez na mesma semana por desabastecimento de água

Os consumidores ficaram 36 horas sem o fornecimento de água entre os dias 6 e 8 de agosto. A oscilação na pressão da água, também foi relatada pelos usuários.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira