Thursday, 27 de February de 2020

POLÍTICA


Norte do TO

Comissão Intergestores Regional debate políticas publica de Saúde na 4ª etapa em Araguaína

06 Nov 2012

Secretários municipais de Saúde e equipe técnica da Sesau participaram durante todo o dia desta terça-feira, 06, da reunião da 4ª. Etapa da CIR - Comissão Intergestores Regional, dos municípios que compõem a Regional Médio Araguaia e Médio Norte.

O encontro contou com os técnicos representantes da SESAU Edinalva Maria Gomes, Tiago Pereira da Silva, Maria Beatriz Aleixo Dias, Neusa Aparecida Ferreira A. Bernardes a representante da CIB – Comissão Intergestora Bipartite Elizangela Braga Andrade, o representante do CES-Conselho Estadual de Saúde Pedro Henrique Goulart e o representante do COSEMS – Conselho Municipal de Saúde Maurílio Valadares. A representante do município de Araguaína Sra. Rosângela Nunes deu boas vindas à todos os presentes, em seguida foi os mediadores deram início à reunião solicitando a todos que se apresentassem e em seguida foram eleitas as relatoras da ATA as Sras. Katyelle Santos, Edinalva Maria Gomes e Valéria Rodrigues.

Pontos de pauta para apresentação
A mediadora dos trabalhos Neusa Aparecida Ferreira Bernardes apresentou  os pontos de pauta para atualização das políticas públicas e esclarecimentos tais como: A atualização da política da Rede Cegonha com os municípios; Atualização dos instrumentos que regulam a política da Rede de Atenção às Urgências/emergencias; Atualização da política das Redes de Atenção a Saúde; Atualização  sobre CIR (Distribuição da Resolução Tripartite no. 1, de 29 de setembro de 2011 e cópia do Regimento Interno para os Gestores Municipais construírem com propostas para construção do novo Regimento Interno da CIR a luz do decreto 7.508 de 28 de junho de 2011 entre outras. 

Pontos de pauta para pactuação
Segunda ela os pontos da pauta para pactuação, negociação, encaminhamentos e aprovação/consensos: Apresentação, discussão e aprovação do novo nome da Comissão Intergestores Regional; Apresentação, discussão e aprovação da agenda de reunião da CIR para dezembro de 2012.

Logo após a abertura dos trabalhos foi apresentado pelo Sr. Hilário Fábio diretor geral do HDT - Hospital de Doenças Tropicais de Araguaína os principais serviços prestados pela Unidade, além disso as Sras. Oseni Teixeira Mara Betânia  que apresentaram a PNH - Política Nacional de Humanização e ainda a apresentação dos serviços da Ouvidoria no HPDT pela servidora Graziela Piva.`

Para a Secretária Municipal de Saúde de Xambioá Ilma Cássia, as reuniões da CIR têm fortalecido o município. “É muito grande o aprendizado, onde podemos tirar nossas dúvidas e sugerir serviços, apresentando nossos projetos. Os encontros, os debates nos aproximam dos gestores e, com isso ganhamos força nas discussões das políticas pública de saúde”. Esclareceu Ilma.

A representante da CIB Elizangela Braga Andrade falou da importância da assinatura do termo de adesão da portaria no. 2363 de 18 de outubro de 2012 que tem os valores do incentivo financeiro destinado à aquisição de equipamentos para as unidades de saúde com salas de vacinação para implantação e uso do SI-PNI e do Sinan respeitarão o parâmetro de um valor unitário de R$ 1.500,00(hum mil e quinhentos reais) a ser multiplicado pelo numero de salas de vacinação cadastradas no SIAP - Sistema de Informação de Avaliação do Programa Nacional de Imunização.
 
“As reuniões da CIR é de fundamental importância para melhorar a saúde nas regiões, onde todos nós gestores temos a oportunidade de expor nossas ideias, dificuldades e oportunidade de também de falar dos problemas nos municípios, e a partir daí unirmos forças para melhorar a saúde da população tocantinense”. Disse Maurílio Valadares Secretario de saúde de Wanderlândia.

Para a Secretária municipal de Saúde do Município de Muricilandia Maria Lucia Ramalho Dourado de Faria, as reuniões da CIR para os municípios só e vem enriquecer conhecimentos através das informações repassadas pela equipe técnica da Sesau. “Se todos os municípios fizesse presente, teríamos maior força e resolutividade nas problemáticas enfrentadas pela região, precisamos nos fortalecer para fazermos políticas publicas de saúde, ajudando desenvolver nosso plano de saúde que é o SUS”, ressaltou a secretária.  

COMPARTILHE:


Confira também:


Desfile

Viradouro é a campeã do carnaval no Rio de Janeiro

Em segundo lugar ficou a Acadêmicos do Grande Rio

Decisão

Justiça define que Incra não pode desistir de ação e desapropria Fazenda Vera Cruz, no TO

Decisão destaca que insuficiência de dotação orçamentária não pode se sobrepor à efetivação dos direitos fundamentais à moradia, ao trabalho, à alimentação e à função social da propriedade


Oportunidade

IEL Tocantins seleciona estagiários para o Ministério Público

Todas as informações estão publicadas no site www.iel-to.com.br


ATS

Obras de extensão de rede são entregues em Palmeirante

Mais de 200 famílias passaram a receber água tratada no Povoado Paciência


Internacional

Novo coronavírus: Itália registra 11 mortes e contágios aumentam


Araguaína

Alegria e interação marcaram o bloquinho das crianças do HMA


Sucesso

CarnaPraça levou mais de 20 mil foliões para a Praça dos Girassóis


Brasil

Skyy Vodka patrocina Carnaval cheio de diversidade


Dia 29/02

Dia Mundial das Doenças Raras é marcado por atividades em todo o país


Ponto de Vista

Cobrança indevida de bagagem por cias aéreas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira