Sunday, 26 de January de 2020

POLÍTICA


Europa

Comitiva do Tocantins é recebida na Embaixada Brasileira em Madrid

11 Dec 2019
Comitiva do Tocantins é recebida na Embaixada Brasileira em Madrid

O ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre receberam os nove estados membros da Amazônia Legal na Embaixada do Brasil, em Madrid. Na reunião, foi apresentada a Carta elaborada no Encontro do Congresso Nacional com os Governadores da Amazônia Legal na Conferência das Partes da Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP 25)

 

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre reconheceu os esforços dos estados da Amazônia Legal em preservar a floresta amazônica, reiterando os compromissos assumidos pelos estados com os acordos internacionais e declarou o total apoio do senado, pleiteando junto ao Governo Federal o fortalecimento do Consórcio da Amazônia Brasileira e dos estados da Amazônia associados nas negociações internacionais.

 

Com uma fala de cobrança dos investimentos prometidos nos acordos internacionais pelos países ricos, o ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles também reconheceu os esforços dos estados da Amazônia Legal e do Governo Federal, destacando que o país é exemplo de preservação e de políticas ambientais. O ministro destacou ainda o programa do governo federal, o Ambientalismo de Resultado. O programa estabelece cinco diretrizes, a regularização fundiária, zoneamento ecológico, pagamento de serviços ambientais, a agenda da bioeconomia e o monitoramento, que serão fortalecidas com os recursos do Fundo da Petrobrás que será distribuído entre os estados da Amazônia Legal e que irá ao encontro das metas estabelecidas nos acordos internacionais.

 

O vice-governador Wanderlei Barbosa avalia o encontro como positivo. “O ministro Ricardo Salles, viu o desejo dos estados da Amazônia Legal de estar comercializando os seus créditos de carbono. A carta foi elaborada juntamente com os senadores que irá documentar o nosso desejo e que o trabalho tem que ser feito em parceria com os governos estaduais e o federal, e quanto a isso o ministro foi bastante receptivo. E ainda temos um grande aliado, o presidente do Congresso Nacional Davi Alcolumbre, que está do nosso lado, tem defendido o nosso posicionamento na busca pelos recursos e na venda dos créditos para o mercado internacional, portanto o encontro com o ministro e com presidente do senado foi bastante positivo”.

 

Carta

A carta foi elaborada em conjunto com representantes do senado e os nove governadores e vice-governadores da Amazônia Legal. A carta, tem como objetivo manifestar posicionamentos e expectativas para a Amazônia e os estados que, juntos, formam o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, no contexto mundial da COP 25.

 

O documento reconhece o trabalho dos estados membros da Amazônia Brasileira e os compromissos firmados no Acordo de Paris na COP 21, que são orientados para uma economia verde, desmatamento ilegal zero, defesa dos povos indígenas e das populações tradicionais, visando à valorização do patrimônio ambiental, inclusão socioeconômica e respeito à cultura desses povos, com vistas a ampliar a cooperação da comunidade internacional e ações concretas de financiamento. A carta finaliza declarando o apoio do senado aos estados associados ao Consórcio da Amazônia Legal para captação de recursos junto ao mercado internacional para efetivação dos mercados de serviços ambientais, abrangendo suas diversas formas, como pagamento por resultados e créditos decorrentes da manutenção e recuperação das florestas. E conclamam também o comprometimento do governo federal e dos governos internacionais.   

COMPARTILHE:


Confira também:


Procon

Tocantins apura vendas de lotes contaminados de marcas da cervejaria Baker

No último dia 17, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente por 90 dias todas as marcas de cerveja da Backer com data de validade igual ou posterior a agosto de 2020.

Heber Fidelis

Secretário da Cidadania e Justiça participa de reunião em Brasília sobre a criação da polícia penal

Grupo de Trabalho criado para debater a regulamentação da Polícia Penal Federal tem a finalidade de definir as atribuições do cargo, estrutura, organização e funcionamento da carreira.


Bahia

Carlesse prestigia inauguração do Centro de Convenções de Salvador e busca investidores para o Tocantins

Cerimônia também contou com a presença do vice-governador Wanderlei Barbosa e o coordenador da bancada federal do Tocantins, Carlos Gaguim


Municipalismo

Repassado mais de R$ 11,5 milhões aos municípios para o transporte escolar

Investimentos asseguram atendimento aos estudantes da rede estadual que dependem de transporte escolar para chegar às unidades de ensino


Boas expectativas

Governo abre oficialmente colheita da safra da produção de grãos 2019/2020 na próxima sexta, 31


Campos Lindos

Polícia Civil fecha oficina mecânica que funcionava como desmanche clandestino de carros no interior do Estado


Palmas

Polícia Civil prende em flagrante dois suspeitos de furto de energia


Educação Superior

Marcelo Müller é eleito novo reitor do Ceulp/Ulbra


Alerta

SISEPE-TO cobra o reajuste de 4,48% para aposentados e pensionistas do Igeprev


Tobasa

Na região norte do Tocantins, gestor visita a maior fábrica de carvão ativado do Brasil



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira