Sunday, 25 de August de 2019

POLÍTICA


Valdemar Júnior

Deputado apresenta PL que Dispõe sobre o manejo de fauna silvestre e exótica no Estado

06 Jul 2019    12:50    alterado em 06/07 às 12:50
Deputado apresenta PL que Dispõe sobre o manejo de fauna silvestre e exótica no Estado

O deputado estadual Valdemar Júnior (MDB) apresentou na tarde desta terça-feira, dia 04, na Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei que estabelece critérios para a gestão do uso e manejo da fauna silvestre e exótica no âmbito do Estado, a fim de regulamentar o setor.

A matéria que é de relevância para meio ambiente, pretende promover o licenciamento ambiental de atividades e empreendimentos de manejo e criação de animais da fauna silvestre brasileira e exótica, nos limites do seu território observado o disposto na Lei Complementar Federal nº 140, de 08 de dezembro de 2011.

Segundo Valdemar Júnior, o Tocantins ainda não possui uma legislação própria para a regulamentação do uso sustentável da fauna silvestre e exótica. “Cabe ao estado cuidar da preservação da fauna local, porém infelizmente ele ainda não possui legislação própria, no que diz respeito ao uso sustentável da fauna silvestre e exótica, e precisa desta lei para se organizar no processo tanto da criação de animais em ambiente doméstico, quanto no processo comercial, porque aí, contribuirá para o combate ao contrabando e maus tratos das espécies em cativeiro”, observou.

“O comércio ilegal de animais silvestres é o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas para o do tráfico de drogas e o de armas, e o Brasil por ser um dos países com a maior biodiversidade no mundo, sendo uma rica fonte de produtos, acaba atraindo atenção desse mercado ilícito”, ressaltou o deputado”.

Dados Renctas

De acordo com o relatório da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) o crime de tráfico de animais, representa um mercado anual de US$ 10 bilhões a US$ 20 bilhões no mundo. Dados apontam que o Brasil corresponda por cerca de 10% do valor movimentado no mundo e maioria dos animais apreendidos em contrabando são as aves, principalmente pelo alto valor de mercado, a implementação de criadouros legalizado nas diversas categorias prevista, trará importantes aliados ao combate deste crime.

O parlamentar destaca que o tráfico retira dos biomas brasileiros, milhões de animais e movimenta pelo mundo bilhões de dólares. “Então esse Projeto de Lei será de suma importância para a proteção da nossa fauna, pois estabelece regras de proteção, preservação e uso sustentável dos animais, promovendo assim o combate à ilegalidade, definindo as categorias de atividades ou empreendimentos e estabelecendo principalmente os critérios gerais para a autorização de uso e manejo, em cativeiro, da fauna silvestre e exótica e principalmente atuando no combate ao mercado negro e tráfico de animais silvestres no território tocantinense”, explicou.

Com a lei aprovada, novas oportunidades de emprego e negócios surgiram no Tocantins, o mercado veterinário, rações, os comerciantes e criadores de animais silvestres, terão que se regulamentar e se enquadra nas regras, para desenvolver a atividade. Hoje existe em alguns Estado, exemplos de criadouros de animais silvestres bem sucedidos no que resultam na manutenção de espécies, promovendo a sua preservação e reintrodução de espécies extintas na natureza, como caso da Ararinha Azul “Cyanopsitta spixii”.

COMPARTILHE:


Confira também:


Tocantins

Quatro estados pedem ajuda das Forças Armadas para combate a incêndios

Os estados de Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará pediram ajuda do Executivo federal para combater incêndios florestais.

Fogo na Amazônia

Presidente autoriza uso das Forças Armadas contra incêndios na Amazônia

O governo não informou o número de militares que poderão ser empregados nas ações de combate aos incêndios.



Seu Bolso

TIM lança oferta diferenciada para clientes do Tocantins

Para aderir a oferta, o cliente deve procurar um promotor TIM mais próximo, ou acessar o site da empresa (TIM.com.br/pretop ).


PPA

Governador Mauro Carlesse abre sétima consulta pública do PPA

Durante a abertura do evento o governador Mauro Carlesse anunciou que pretende implantar no Estado o projeto Pioneiros Pátria Amada, com foco no meio ambiente.


Saúde

Hospital Geral de Palmas opera com menor índice de ocupação da história

O novo fluxo e o planejamento estratégico na realização das cirurgias ortopédicas são resultado do comprometimento da atual gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está regularizando e aumentando os estoques de medicamentos, materiais e insumos


Gurupi

Em Gurupi, governador Mauro Carlesse prestigia inauguração de Centro Cultural e exposição sobre ex-governador Siqueira Campos


Campo

Secretaria da Agricultura e parceiros realizam o 3° Tecnifruti no Projeto Manuel Alves


Projeto Orelhinha

Tocantins recebe, pela segunda vez, projeto que resgata autoestima de jovens


Operação Forâneo

Polícia Civil realiza “Operação Forâneo” em Lagoa da Confusão e desarticula associação criminosa por tráfico interestadual de drogas


Audiência

Delegados de Polícia Civil do Tocantins tem audiência Pública com o Ministro Sérgio Moro


Saúde

Cirurgia bariátrica: mudanças do físico ao emocional



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira