Tuesday, 20 de October de 2020

POLÍTICA


Política

Eleições 2010 e discurso oposicionista marcam encontro de líderes da UT

06 Mar 2009

Sob a coordenação do senador João Ribeiro, líder das oposições no Tocantins e presidente estadual do PR, estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira, 06, em Palmas, ex-prefeitos, prefeitos das maiores cidades administradas por partidos de oposição, vereadores da capital, deputados federais e estaduais que integram a União do Tocantins. Críticas à atual administração estadual, a definição do calendário de atividades políticas para 2009 privilegiando o apoio aos eventos municipais, a criação de mecanismos para uma política de comunicação do grupo, e o processo eleitoral de 2010, marcaram os debates.

Para o senador João Ribeiro, os partidos que integram as oposições estão dando uma demonstração de maturidade e profissionalismo ao criarem um Grupo de Trabalho que vai mapear o Estado e as melhores formas de fortalecer o trabalho dos prefeitos. “Tenho absoluta certeza que com este Grupo de Trabalho, que terá uma equipe de ex-prefeitos atuando em sintonia com nossos parlamentares, vamos construir bases sólidas para uma política de alianças e a formulação de um plano de governo para as eleições de 2010”, completa o parlamentar republicano.

O mapeamento regional do Tocantins para carrear demandas que constem do Plano de Governo do candidato oposionista ao Governo do Estado foi também uma preocupação levantada pelo deputado Vicentinho Alves (PR), que foi acompanhado do deputado federal Lázaro Botelho (PP). 

O deputado federal Eduardo Gomes (PSDB) disse estar convencido que o grupo dispõe hoje do mais forte nome para o processo eleitoral de 2010. “Pelo que tenho conversado com os prefeitos, deputados, e lideranças históricas da UT, como o ex-governador Siqueira Campos, não tenho a menor dúvida de que João Ribeiro está se credenciando como o candidato natural de nosso grupo ao Governo do Estado, e com ele estarei”, disse o deputado tucano.

O deputado estadual José Geraldo (PTB) elogiou a iniciativa do senador João Ribeiro de convocar lideranças de todo o Estado para um planejamento a longo prazo, e pediu aos presentes cautela para que o calendário eleitoral não seja atropelado. O deputado estadual Stálin Bucar (PSDB) teceu severas críticas ao que ele chamou de “desgoverno do Palácio Araguaia”, e chamou a atenção para a necessidade de uma postura mais combativa do grupo na defesa dos interesses da população, inclusive se utilizando das tribunas da Assembléia Legislativa e do Congresso Nacional para denunciar o governo. 

E 17 dias após o nascimento do seu filho, João Frederico, a deputada Luana Ribeiro (PR) retomou suas atividades políticas participando da reunião, onde falou da importância do planejamento antecipado. “Seja no trabalho de apoio aos municípios, seja no processo eleitoral de 2010, somente um trabalho profissionalizado poderá nos dar uma vantagem competitiva”, disse a deputada.

No evento discursaram ainda vários prefeitos e ex-prefeitos presentes, dentre eles Alexandre Abdala, de Gurupi; Paulo Tavares, de Paraíso; Júnior Evangelista, de Miracema; Baltazar Rodrigues, de Arapoema; Jaime Café, de Lagoa da Confusão; Pedro Rezende, de Lagoa da Confusão; Manoel Silvino, de Tocantínia; Lipe, prefeito de Riachinho e presidente da Associação dos Prefeitos do Bico do Papagaio; José Bonifácio, ex-prefeito de Tocantinópolis; e Valderez Castelo Branco, ex-prefeita de Araguaína. O prefeito de Arapoema, Baltazar Rodrigues, fez questão de defender uma postura do grupo de abertura ao diálogo com todos os partidos que possam compor uma grande aliança rumo ao Palácio Araguaia. 

Uma das decisões da reunião foi que o Grupo de Trabalho das Oposições terá uma estrutura de apoio aos atuais administradores em Palmas e outra em Brasília, tendo à frente nomes como o de Júnior Bandeira, ex-prefeito de Lajeado; João Abadio, ex-prefeito de Pequizeiro; Ailton Araújo, ex-prefeito de Santa Rosa; Agimiro da Costa, ex-prefeito de Babaçulândia; Rodolfo Botelho, ex-prefeito de Divinópolis; Tida Guerra, ex-prefeita de Itaporã; José Bonifácio, ex-prefeito de Tocantinópolis; e Valderez Castelo Branco, ex-prefeita de Araguaína.

COMPARTILHE:


Confira também:


Ocorrência

Ação da Polícia Civil resulta na libertação de refém e na prisão de cinco homens, incluindo um policial civil aposentado do Maranhão

Mulher foi mantida refém desde o último sábado e era ameaçada de morte por conta suposta dívida contraída pelo marido.

Tocantins

Governo do Tocantins moderniza unidades de atendimento do É Pra Já

Através da capacitação dos servidores e melhorias na infraestrutura, as Unidades garantem atendimento de qualidade aos cidadãos


Palmas

Eli Borges se reúne com produtores rurais onde apresenta suas propostas para gerar cerca de 3 mil empregos no campo

Eli Borges vai buscar mecanismos para fomentar a instalação de agroindústrias; fortalecer o projeto de criação de peixe em cativeiro; atrair indústrias para processamento do pescado; e perfurar poços artesianos para os produtores que enfrentam a falta d’ág


Palmas

Cinthia Ribeiro diz que som ambiente com voz e violão está liberado em Palmas, sem aglomeração

Com o entendimento sobre a liberação do som ambiente, mas desde que não ocorra aglomeração, a Prefeita Cinthia frisou: “em nenhum momento proibimos o som ambiente, mas os shows e aglomerações sim"


Eleições 2020

Alan Barbiero ressalta implantação da UFT e reforça compromisso com a educação


Ruth Almeida

História da chef Ruth Almeida é contada em festival de gastronomia no Maranhão


Agentes

Para ampliar as ações de proteção ambiental, Cinthia promete concurso para Agentes de Fiscalização


Palmas

Joseph Madeira se reúne com músicos impedidos de trabalhar pela Prefeitura


IPTU

IPTU de 2021 em Palmas não terá aumento e taxa para eventos será suspensa, garante Cinthia


Estado

Governo do Tocantins promove reuniões on-line para orientações aos municípios



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira