Tuesday, 10 de December de 2019

POLÍTICA


Agenda

Mauro Carlesse participa de reunião com Ministro do Meio Ambiente e governadores da Amazônia Legal em Brasília

21 Nov 2019
Mauro Carlesse participa de reunião com Ministro do Meio Ambiente e governadores da Amazônia Legal em Brasília

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, juntamente com os governadores dos estados que integram a Amazônia Legal, participaram nessa quarta-feira, 20, de uma reunião com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em Brasília. O objetivo principal do encontro foi discutir medidas de combate ao desmatamento na Amazônia.

O Governador apresentou as ações que o Estado tem feito para garantir a preservação do meio ambiente, ações estas que tiveram resultados positivos, deixando o Tocantins em destaque em comparação com os outros estados da região Norte. "O Tocantins está fazendo o seu dever de casa e conseguiu reduzir 16% do desmatamento no último ano e foi o segundo Estado que menos desmatou na região. Precisamos agora de recursos e investimentos para ampliar as ações ambientais".

Ainda durante a reunião, outros assuntos importantes como programas de regularização fundiária, incentivo à projetos de bioeconomia, além de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) e ações de fortalecimento e combate às atividades ilegais, também foram debatidos.

O ministro Ricardo Salles defendeu o alinhamento permanente das ações do Governo Federal com as iniciativas estaduais e ressaltou a importância do esforço conjunto na busca pela utilização responsável e sustentável dos recursos naturais da região Amazônica. 

Fundo Petrobrás
Durante coletiva de imprensa realizada no evento foi anunciado que os recursos do Fundo Petrobrás de cerca R$ 430 milhões serão distribuídos para prevenção, fiscalização e combate aos desmatamentos e incêndios na região Amazônica. 

Diante disso os governadores se reuniram com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, para esclarecer as modalidades desses recursos e solicitar que os repasses sejam feitos de forma direta aos estados.

Redução do desmatamento no Tocantins
De acordo com dados do Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes), divulgados nessa segunda-feira, 18, o Estado do Tocantins reduziu o desmatamento em 16%, entre 2018 e 2019.

As estatísticas do Prodes apontam também a redução do desmatamento no período entre 2017 e 2019. No ano de 2017, a supressão da vegetação nativa para uso alternativo do solo, ou seja, para atividades relativas à agropecuária, por exemplo, foi de 3,1 mil hectares. No ano de 2018, foi de 2,5 mil hectares e, em 2019, reduziu para 2,1 mil hectares.

COMPARTILHE:


Confira também:


Adorno Zero

HGP realiza Campanha do Adorno Zero no ambiente hospitalar

O não uso de adornos pode evitar infecções relacionadas à assistência à saúde, bem como evitar acidentes de trabalho.

Olyntho Neto

Deputado propõe CNH Social Gratuita para cidadão de baixa renda

O Projeto de Lei que propõe a CNH Gratuita, ou seja, a Carteira Nacional de Habilitação Social (CNH Social) sem custo para a população de baixa renda, foi apresentado nesta semana na Assembleia Legislativa.



Intercâmbio Cultural

Vice-governador e Presidente da Ilha Príncipe manifestam Interesse em Programa de Intercâmbio Cultural

Foco do encontro foi desenvolver parcerias entre os dois países; gestores abordaram as oportunidades de cooperação, nomeadamente na área cultural


Palmas

Relatório final da LDO é aprovado em sessão extraordinária

O projeto agora segue para apreciação e votação em plenário, em turno único, cuja inclusão em pauta está atrelado a decisão da presidência da Casa legislativa e a regras regimentais.


CGE

Combate à Corrupção é tema de evento realizado pela Controladoria e parceiros

Evento contou com premiação e participação de alunos da rede estadual de ensino.


IML

Corpo de homem encontrado em Palmas aguarda identificação no IML


Endividamento

Palmenses continuam acima de média nacional quando o assunto é endividamento


CGE

Controladoria imprime perfil mais preventivo e ativador das forças políticas e sociais em 2019


PAGH-Cirúrgico

Governo realiza mais de 50 procedimentos cirúrgicos pelo Opera Tocantins no final de semana


Tom Lyra

Presidente da Adetuc participa de audiência pública sobre o programa Investe+ Turismo


Homenagem

Sessão solene homenageia transferência da capital para Miracema



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira