Sunday, 05 de July de 2020

POLÍTICA


COVID-19

Na CCJ, Vilmar defende projeto de redução das mensalidades e diz que momento é de solidariedade

29 Apr 2020
Na CCJ, Vilmar defende projeto de redução das mensalidades e diz que momento é de solidariedade

Na tarde desta terça, 28, durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação – CCJ da Assembleia Legislativa, onde tramita o projeto de lei pela redução das mensalidades nas escolas privadas do Tocantins, o deputado Vilmar (Solidariedade), autor do projeto, defendeu a propositura, argumentando que o momento é de união e de sacrifício de todos para superar a crise.

Na ocasião, o presidente da CCJ, deputado Ricardo Ayres (PSB), abriu espaço para os presidentes dos sindicatos de proprietários e professores de escolas particulares do estado do Tocantins para discutirem sobre o assunto. A representante dos proprietários de escolas particulares, Janad Valcari, se posicionou contrária à medida, argumentando que as escolas não têm condições de arcar com a redução. Dentre os argumentos, apontou o investimento recente em plataformas digitais para aulas por vídeo; um déficit nas mensalidades, anterior à pandemia, superior a 30%; e falta de recursos para arcar com as despesas após uma possível redução de mensalidades. Já o representante dos professores, Professor Anibal Parente, argumentou que a redução das mensalidades implica redução no salário dos professores, por isso pediu sensatez nas discussões do projeto.

Em defesa da proposição, Vilmar afirmou que tanto a classe empresarial quanto os trabalhadores estão sendo prejudicados com a crise desencadeada pela pandemia. Usando como exemplo a Assembleia do Maranhão, que aprovou nesta segunda, 27, a redução proporcional das mensalidades de instituições privadas de ensino em pelo menos 30%, o parlamentar argumentou que o momento é entendimento. “Não temos nada contra o empresário ou dono de escola, queremos garantir uma alternativa para aqueles que tiveram seus rendimentos reduzidos, a exemplo de pais autônomos, de continuarem com seus filhos matriculados nas escolas”, explicou o parlamentar, argumentando que sem tal flexibilização o caminho será o cancelamento das matrículas, algo muito mais prejudicial a longo prazo para a economia.

A exemplo de alguns deputados, que na ocasião defenderam a discussão do projeto, o deputado Issam Saado (PV) citou a necessidade de renegociação e flexibilidade por parte das empresas. “É melhor receber 30% a menos do que não receber nada daqui uns dias”, defendeu.

Sobre as discussões, a relatora do projeto na CCJ, deputada Vanda Monteiro (PSL), destacou a importância da abertura do debate para ouvir a classe. “Vamos analisar como relatora, resolver da melhor forma possível, já que é um momento delicado para todos”, explicou, destacando que o objetivo é encontrar a melhor saída possível, tanto para os consumidores como para os empresários a frente das instituições.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 195 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 12.475 casos no total, destes, 7.712 pacientes estão recuperados, 4.543 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 220 pacientes foram a óbito.

Sanidade

Novo caso de mormo no Tocantins é confirmado em São Salvador

A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório western blotting


Taquaruçu

Circo de Família e o amor como resposta

O espetáculo “Circo de Família” será apresentado ao vivo a partir das 10h do dia 05 de julho. Os ingressos podem já podem ser adquiridos a partir do valor de R$ 5,00 na bilheteria online.


Prevenção

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho

Com o objetivo de alcançar a meta estabelecida a vacina já foi distribuída para os 139 municípios


Regulação

ATR implementa atendimento presencial por agendamento


Justiça

Produtividade na Justiça Federal no Tocantins ultrapassa a marca de 26 mil processos julgados durante período de trabalho remoto


Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho


Eleição CREA-TO

Engenheiro Jefferson segue na liderança para Presidente do CRE-TO



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira