Monday, 16 de September de 2019

POLÍTICA


Pedro Afonso

Palestrantes destacam alta produtividade de cana no Tocantins, durante Dia de Campo

11 Dec 2012

Produtores, técnicos e estudantes marcaram presença no I Dia de Campo de Cana-de-Açúcar, nesta terça-feira, 11, em Pedro Afonso – município com maior área plantada de cana no Estado. O evento é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e tem como intuito fomentar as discussões sobre o setor canavieiro no Estado.

Durante a manhã, foram apresentadas palestras no Dia de Campo, com enfoque no desenvolvimento de variedades de cana-de-açúcar e na importância da irrigação para o desenvolvimento desta cultura no Tocantins. A abertura do evento e as palestras aconteceram na Coapa - Cooperativa Agroindustrial do Tocantins, em Pedro Afonso.

A primeira palestra do evento foi apresentada pelo gerente de Planejamento e Desenvolvimento Técnico da Bunge, o engenheiro agrônomo Renato Rosa. Na ocasião, o engenheiro destacou as variedades, as condições e o potencial de produção de cana no Estado. “A Bunge possui oito usinas de produção de álcool e açúcar em todo o Brasil e a unidade de Pedro Afonso [inaugurada em 2011] se destaca, sendo a que atingiu o maior índice de ATR (Açúcar Total Recuperado), em média 140 kg/toneladas”, destacou Renato Rosa.

Em seguida, o engenheiro agrônomo Deivison Santos, da Embrapa Pesca e Aquicultura (sediada em Palmas), destacou a importância da irrigação para a expansão do plantio de cana-de-açúcar no Estado. “Apesar de ter um clima muito favorável à cultura da cana, nossa região apresenta grande irregularidade na distribuição das chuvas, ao longo do ano, o que evidencia a necessidade da irrigação, para alcançar uma alta produtividade maior nos canaviais”, afirmou Deivison, destacando que o Tocantins possui uma área de 4.437.000 hectares, com o potencial irrigado.

Visita ao Campo
Durante a tarde os participantes visitaram uma área experimental de plantio de cana da Bunge, onde foram apresentados os diferentes tipos de adubação, de irrigação e espécies da cultura.

De acordo com o  coordenador de Etanol da Seagro, Marcus André Correia, a realização do evento é uma importante contribuição para o setor sucroalcooleiro do Estado. “A cana-de-açúcar ainda é uma cadeia nova no Tocantins, mas que já apresenta bons resultados em nível de produtividade, sobretudo na região de Pedro Afonso, que concentra nossa produção, e por isso precisamos fortalecer o setor, através da cooperação e da disseminação do conhecimento”, afirmou Correia.

Para o produtor Evanio Roberto Lopes, que deve investir em cana-de-açúcar, numa área de 250 hectares neste plantio, a realização do Dia de Campo é fundamental para o crescimento da cultura. “Como é a primeira vez que vou plantar cana e estou em período de plantio, as informações apresentadas nas palestras me esclareceram muitas dúvidas., afirmou o produtor.

A área plantada de cana no Tocantins, voltada para a indústria, é de 30 mil hectares, concentrada na região de Pedro Afonso. A produção de cana neste ano no Estado deve alcançar duas mil toneladas.

Participantes
O I Dia de Campo de Cana-de-Açúcar contou ainda com a presença do superintendente Federal da Agricultura no Tocantins, Jalbas Manduca, além de representantes da Secretaria da Agricultura, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, da Bunge, da Coapa e do Sebrae. Para realização do evento, a Seagro contou com o apoio da Bunge e da Coapa.

Dentre os participantes do Dia de Campo, havia cerca de 30 alunos do curso Técnico em Cana-de-Açúcar. O curso é oferecido em Pedro Afonso, pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, no Colégio Agrícola Dr. José de Sousa Porto. A primeira turma do curso iniciou no primeiro semestre de 2012, atendendo uma demanda do setor sucroalcooleiro da região.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Receita libera pagamento do 4º lote de restituição do IR 2019

Lote inclui restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018

Vestibular

Inscrições abertas para o Vestibular da Unitins

Processo seletivo tem 480 vagas contemplando todos os cursos da Unitins em Palmas, Araguatins, Augustinópolis e Dianópolis. Inscrições são feitas exclusivamente pela internet


Ocorrência

Polícia Civil prende mulher suspeita de estelionato no sudeste do Estado

Mulher estava se passando por conselheira espiritual, mas na verdade aplicava golpes em pessoas do sudeste


Proibição

Adapec apreende carga de 10 toneladas de sementes de capim irregular na TO-050 entre Palmas e Porto Nacional

O proprietário da carga foi multado em R$ 2.700,00 e as sementes foram destruídas no aterro sanitário de Palmas.


Tocantins

Adetuc e consultores reúnem-se para definir implantação do Observatório do Turismo do Tocantins


Educação

Com palestras, professor da Rede Municipal de Palmas motiva alunos a enfrentarem obstáculos


Preservação

Praias de Babaçulândia recebem o mutirão de limpeza do projeto Praia Limpa, Praia Viva


Pagamento do FGTS

Caixa estende horário de atendimento amanhã e abre no sábado


Preservação

APA Ilha do Bananal Cantão dedica programação ao Dia Nacional do Cerrado


Visita

Antonio Andrade recebe alunos na Assembleia



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira