Sunday, 17 de February de 2019

POLÍTICA


Desperdício

Pesquisa aponta cultura de desperdício de alimentos

28 Jun 2018    12:17
ASCOM/Ataídes Oliveira Pesquisa aponta cultura de desperdício de alimentos

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (21) mostra que 61% dos brasileiros têm o hábito de jogar fora comida em perfeitas condições de consumo. Os motivos são os mais variados, entre eles a falta de planejamento na hora de fazer as compras, a armazenagem incorreta e o costume de colocar alimentos em excesso no prato. “É um problema cultural, que precisa ser encarado com a maior seriedade”, afirma o senador Ataídes Oliveira (PSDB/TO), autor de projeto que cria a Política Nacional de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos.

Ataídes cita outros dados alarmantes: cerca de 26 milhões de toneladas de alimentos vão parar no lixo a cada ano; apesar de ser o quarto produtor mundial de alimentos, o Brasil também é um dos campeões globais em desperdício – 64% do que plantamos é perdido ao longo da cadeia de produção e consumo, segundo a Embrapa.

Fome

“O mais grave é que mais de 7 milhões de brasileiros passam fome ou são subalimentados, segundo o IBGE. Se essa montanha de frutas, verduras e outros alimentos jogados fora fosse destinada a doações, não haveria tanta gente sem comida no prato”, lamenta o senador. 

Foi com essa preocupação que o senador apresentou o PLS 672/15, já aprovado no Senado. O projeto, hoje em tramitação na Câmara com o número PL 6898/17, obriga supermercados, padarias, restaurantes e outros estabelecimentos que comercializam alimentos a se responsabilizarem pelo destino final do que não é vendido. Produtos em perfeitas condições para consumo humano devem ser doados para entidades sociais; os demais devem ser encaminhados para compostagem ou fabricação de ração animal. O texto acabou sendo ampliado para a criação de uma política nacional de combate ao desperdício.


COMPARTILHE:


Confira também:


Norte do TO

Senadora Kátia Abreu reúne prefeitos e secretário estadual de Saúde no Bico do Papagaio

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião.

Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro

A Prefeita Cinthia Ribeiro recebeu com alegria esta possibilidade de parcerias e disse que irá analisar e estudar a construção de uma agenda positiva.


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Até o momento, cinco municípios (Araguaína, Gurupi, Monte do Carmo, Paraíso e Porto Nacional) confirmaram casos de Zika no Estado


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios


UPF

Foragida é presa em flagrante após tentar entrar com celular-relógio na UPF de Palmas


Norte do Estado

Polícia Civil deflagra operação “Walking Dead” e prende contadores suspeitos de praticar vários crimes



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira