Monday, 17 de June de 2019

POLÍTICA


Diversidade

Política foi o tom adotado na Parada

24 Jun 2008

Com o  tema "Pra Vereador e Prefeito Vote Contra o Preconceito", a 5ª edição da Parada Gay de Palmas mobilizou centenas de manifestantes e curiosos na Avenida Palmas Brasil no último domingo, 22. A concentração iniciou no Parque Cesamar, e percorreu, no final da tarde, os arredores da Praça do Bosque com o tradicional “beijaço”. Os simpatizantes que observavam timidamente a manifestação aplaudiram a passagem dos dois trios elétricos que animaram a passeata.

Os manifestantes exigiram respeito à diversidade sexual, consolidando os direitos de cidadão através do voto consciente. Na abertura da programação o presidente do Giama - Grupo Ipê Amarelo de Conscientização e Luta Pela Livre Orientação Sexual, Silvânio Mota Coelho, reclamou do preconceito que os próprios políticos têm com os GLBT`S e declarou que todos os deputados federais haviam recusado o convite para participar do evento. Durante toda a programação, houve a distribuição de 5.000 unidades de preservativos masculinos e mais de 30.000 materiais informativos sobre DST/HIV/AIDS.

De acordo com Silvânio Mota a 5ª edição da Parada Gay de Palmas superou as expectativas da organização; ele lamentou o desinteresse dos políticos pela causa. “Faço um panorama extremamente positivo sobre a parada. Atingimos o nosso objetivo que era passar a nossa mensagem sobre a conscientização do voto consciente. Lamentamos apenas a falta de políticos no evento, o que era fundamental”, disse.

Mesmo com alguns retrocessos, o evento contou com a participação da coordenadora da Mulher, Direitos Humanos e Equidade de Palmas, Rosimar Mendes, que fez um discurso sobre a importância de se extinguir o preconceito contra GLBT´S, assim como pontuou o vereador Rílton (PT). O governador não pôde comparecer ao evento, mais enviou representante oficial.

A 5ª Parada Gay de Palmas teve o apoio do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de DST/AIDS, UNESCO, e Programas estadual e municipal de DST/AIDS e Prefeitura de Palmas. (Danillo Neres)

COMPARTILHE:


Confira também:


Opinião

O “combinado” tem que ser com o povo

Por enquanto o prédio onde funciona a prefeitura de Palmas no centro da cidade se tornou a grande Torre de Babel.

Economia

Receita paga hoje as restituições do 1º lote do Imposto de Renda

A restituição ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito no prazo, a solicitação deverá ser feita por meio do formulário eletrônico – pedido de pagamento de restituição, ou diretamente no e-CAC , no serviço extrato de processamento, na pá


416 Vagas

Unitins lança edital de transferência externa com 416 vagas

Vagas são distribuídas entre os quatro câmpus e as inscrições começaram neste sábado. Seleção se dará por meio de análise documental e prova de redação


Ações

Semana do Governador Carlesse contou com entrega de equipamentos para a PM e discussão sobre a reforma da Previdência

Além da Fenepalmas, o Governador Mauro Carlesse também debateu a necessidade de receber mais investidores privados e afirmou, ao presidente da Acipa, que o Estado está de portas abertas para receber novos empresários que queiram se instalar no Tocantins.


Encontro de Defensores

Governador Carlesse recepciona Defensores Gerais e destaca atuação da Defensoria Pública do Tocantins


Taquaruçu

Movimento pela Vida 2019: Evento traz programação em prol de um mundo melhor


Pressão

Bancada do TO decide entrar com representação no CADE contra a Gol e obtém sinal verde para jatos da Azul em Araguaína


Negócios

Acipa apresenta projeto da Fenepalmas ao governador Mauro Carlesse


Articulação

Kátia Abreu reune prefeitos da região sul para tratar de pavimentação das cidades


Campo

Ruraltins incentiva criação de abelhas sem ferrão em minicurso na Expoara



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira