Sunday, 20 de October de 2019

POLÍTICA


Diversidade

Política foi o tom adotado na Parada

24 Jun 2008

Com o  tema "Pra Vereador e Prefeito Vote Contra o Preconceito", a 5ª edição da Parada Gay de Palmas mobilizou centenas de manifestantes e curiosos na Avenida Palmas Brasil no último domingo, 22. A concentração iniciou no Parque Cesamar, e percorreu, no final da tarde, os arredores da Praça do Bosque com o tradicional “beijaço”. Os simpatizantes que observavam timidamente a manifestação aplaudiram a passagem dos dois trios elétricos que animaram a passeata.

Os manifestantes exigiram respeito à diversidade sexual, consolidando os direitos de cidadão através do voto consciente. Na abertura da programação o presidente do Giama - Grupo Ipê Amarelo de Conscientização e Luta Pela Livre Orientação Sexual, Silvânio Mota Coelho, reclamou do preconceito que os próprios políticos têm com os GLBT`S e declarou que todos os deputados federais haviam recusado o convite para participar do evento. Durante toda a programação, houve a distribuição de 5.000 unidades de preservativos masculinos e mais de 30.000 materiais informativos sobre DST/HIV/AIDS.

De acordo com Silvânio Mota a 5ª edição da Parada Gay de Palmas superou as expectativas da organização; ele lamentou o desinteresse dos políticos pela causa. “Faço um panorama extremamente positivo sobre a parada. Atingimos o nosso objetivo que era passar a nossa mensagem sobre a conscientização do voto consciente. Lamentamos apenas a falta de políticos no evento, o que era fundamental”, disse.

Mesmo com alguns retrocessos, o evento contou com a participação da coordenadora da Mulher, Direitos Humanos e Equidade de Palmas, Rosimar Mendes, que fez um discurso sobre a importância de se extinguir o preconceito contra GLBT´S, assim como pontuou o vereador Rílton (PT). O governador não pôde comparecer ao evento, mais enviou representante oficial.

A 5ª Parada Gay de Palmas teve o apoio do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de DST/AIDS, UNESCO, e Programas estadual e municipal de DST/AIDS e Prefeitura de Palmas. (Danillo Neres)

COMPARTILHE:


Confira também:


Criminalidade

Polícia Civil deflagra operação de combate à criminalidade no interior do Estado

No total foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em locais previamente mapeados pela Polícia Civil e que poderiam estar sendo utilizados para práticas criminosas.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira