Tuesday, 20 de August de 2019

POLÍTICA


Diversidade

Política foi o tom adotado na Parada

24 Jun 2008

Com o  tema "Pra Vereador e Prefeito Vote Contra o Preconceito", a 5ª edição da Parada Gay de Palmas mobilizou centenas de manifestantes e curiosos na Avenida Palmas Brasil no último domingo, 22. A concentração iniciou no Parque Cesamar, e percorreu, no final da tarde, os arredores da Praça do Bosque com o tradicional “beijaço”. Os simpatizantes que observavam timidamente a manifestação aplaudiram a passagem dos dois trios elétricos que animaram a passeata.

Os manifestantes exigiram respeito à diversidade sexual, consolidando os direitos de cidadão através do voto consciente. Na abertura da programação o presidente do Giama - Grupo Ipê Amarelo de Conscientização e Luta Pela Livre Orientação Sexual, Silvânio Mota Coelho, reclamou do preconceito que os próprios políticos têm com os GLBT`S e declarou que todos os deputados federais haviam recusado o convite para participar do evento. Durante toda a programação, houve a distribuição de 5.000 unidades de preservativos masculinos e mais de 30.000 materiais informativos sobre DST/HIV/AIDS.

De acordo com Silvânio Mota a 5ª edição da Parada Gay de Palmas superou as expectativas da organização; ele lamentou o desinteresse dos políticos pela causa. “Faço um panorama extremamente positivo sobre a parada. Atingimos o nosso objetivo que era passar a nossa mensagem sobre a conscientização do voto consciente. Lamentamos apenas a falta de políticos no evento, o que era fundamental”, disse.

Mesmo com alguns retrocessos, o evento contou com a participação da coordenadora da Mulher, Direitos Humanos e Equidade de Palmas, Rosimar Mendes, que fez um discurso sobre a importância de se extinguir o preconceito contra GLBT´S, assim como pontuou o vereador Rílton (PT). O governador não pôde comparecer ao evento, mais enviou representante oficial.

A 5ª Parada Gay de Palmas teve o apoio do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de DST/AIDS, UNESCO, e Programas estadual e municipal de DST/AIDS e Prefeitura de Palmas. (Danillo Neres)

COMPARTILHE:


Confira também:


Perspectiva

Índice de confiança do empresário sobe pelo 3º mês seguido

Para o economista da CNI Marcelo Azevedo, a melhora da percepção de das expectativas dos empresários refletem as notícias positivas para a economia.

Operação Tessera

Polícia Civil deflagra “Operação Tessera” em Paraíso do Tocantins

Um dos suspeitos chegou a montar um esquema de entrega direta de drogas aos usuários, através de expediente comumente chamado de “disk-drogas”.



Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu

Os pratos serão avaliados por profissionais das áreas de alimentos e bebidas de Palmas para seleção dos vencedores do festival.


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos

Ao fim do evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade (PTB), declarou que esta Casa de Leis é parceira da UMA.


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal


EDP

Projeto Aprender e Crescer inicia mais uma etapa em Palmas


PC

Polícia Civil conclui inquérito e indicia suspeito de furtos em Araguaína



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira