Sunday, 17 de February de 2019

POLÍTICA


Diversidade

Política foi o tom adotado na Parada

24 Jun 2008

Com o  tema "Pra Vereador e Prefeito Vote Contra o Preconceito", a 5ª edição da Parada Gay de Palmas mobilizou centenas de manifestantes e curiosos na Avenida Palmas Brasil no último domingo, 22. A concentração iniciou no Parque Cesamar, e percorreu, no final da tarde, os arredores da Praça do Bosque com o tradicional “beijaço”. Os simpatizantes que observavam timidamente a manifestação aplaudiram a passagem dos dois trios elétricos que animaram a passeata.

Os manifestantes exigiram respeito à diversidade sexual, consolidando os direitos de cidadão através do voto consciente. Na abertura da programação o presidente do Giama - Grupo Ipê Amarelo de Conscientização e Luta Pela Livre Orientação Sexual, Silvânio Mota Coelho, reclamou do preconceito que os próprios políticos têm com os GLBT`S e declarou que todos os deputados federais haviam recusado o convite para participar do evento. Durante toda a programação, houve a distribuição de 5.000 unidades de preservativos masculinos e mais de 30.000 materiais informativos sobre DST/HIV/AIDS.

De acordo com Silvânio Mota a 5ª edição da Parada Gay de Palmas superou as expectativas da organização; ele lamentou o desinteresse dos políticos pela causa. “Faço um panorama extremamente positivo sobre a parada. Atingimos o nosso objetivo que era passar a nossa mensagem sobre a conscientização do voto consciente. Lamentamos apenas a falta de políticos no evento, o que era fundamental”, disse.

Mesmo com alguns retrocessos, o evento contou com a participação da coordenadora da Mulher, Direitos Humanos e Equidade de Palmas, Rosimar Mendes, que fez um discurso sobre a importância de se extinguir o preconceito contra GLBT´S, assim como pontuou o vereador Rílton (PT). O governador não pôde comparecer ao evento, mais enviou representante oficial.

A 5ª Parada Gay de Palmas teve o apoio do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de DST/AIDS, UNESCO, e Programas estadual e municipal de DST/AIDS e Prefeitura de Palmas. (Danillo Neres)

COMPARTILHE:


Confira também:


Norte do TO

Senadora Kátia Abreu reúne prefeitos e secretário estadual de Saúde no Bico do Papagaio

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião.

Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro

A Prefeita Cinthia Ribeiro recebeu com alegria esta possibilidade de parcerias e disse que irá analisar e estudar a construção de uma agenda positiva.


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Até o momento, cinco municípios (Araguaína, Gurupi, Monte do Carmo, Paraíso e Porto Nacional) confirmaram casos de Zika no Estado


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios


UPF

Foragida é presa em flagrante após tentar entrar com celular-relógio na UPF de Palmas


Norte do Estado

Polícia Civil deflagra operação “Walking Dead” e prende contadores suspeitos de praticar vários crimes



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira