Sunday, 23 de February de 2020

POLÍTICA


Recriarte entrega certificados de cursos de qualificação

13 Nov 2012

A Recriarte, projeto de geração de renda da Setas – Secretaria do Trabalho e da Assistência Social, entregou certificados a 47 alunas nesta sexta-feira, 9. Entre as formandas, 25 concluíram o curso de cabeleireiro, 10 o de manicure e 12 terminaram o curso de corte e costura. A formatura aconteceu no núcleo do Jardim Aureny III e contou com a presença da subsecretaria da Setas, Vicença Lino, da coordenadora do projeto Aparecida Seixas e do vice-presidente do Prodivino – Instituto Social Divino Espírito Santo, Fábio Costa Martins.

Segundo a subsecretária, os cursos oferecidos pela Recriarte demonstram o interesse do governo do Estado em dar oportunidade aos cidadãos de adquirirem sua própria renda. “Estes cursos tem um excelente retorno financeiro, por isso tem recebido um grande investimento do Estado. Além da capacitação essas mulheres também contarão com o financiamento do Prodivino para começarem seu próprio negócio”, explica a subsecretária.

O vice-presidente do Prodivino falou às alunas sobre o programa Nossa Oportunidade, que empresta Rudomil com 0,5% de juros, a pequenos empreendedores no intuito de estimular a geração de renda. O empréstimo pode ser pago em 20 parcelas de R$ 54,00 e se for quitado sem atrasos, ao final dos 20 meses, a pessoa pode solicitar um novo empréstimo de R$ 2 mil. De acordo com Fábio, as turmas de qualificação são prioridade para o Prodivino, pois com o empréstimo as alunas podem começar seu próprio negócio. “Conhecemos vários casos de sucesso que começaram pequenos”, incentiva o vice-presidente.

A Recriarte também oferece cursos de bordado, pintura em tecido, crochê, panificação e outros. As turmas são montadas de acordo com a procura da população e, atualmente, o curso mais buscado é o de cabeleireiro com duração de 3 meses.

O instrutor do curso de cabeleireiro, Odilon Botelho, explica que nas aulas são ensinadas técnicas como corte, escova, tintura e relaxamento. Somente em 2012 a Recriarte formou 100 profissionais da beleza. “Temos alunas que estão trabalhando em salões da cidade outras se juntam e montam seu próprio negócio”, comemora o instrutor.

Mas para alguns o Projeto vai além da oportunidade de gerar renda. É o caso de Lucimeire de Melo, que viu nos cursos a chance de vencer a depressão. “Eu estava desempregada e muito doente, não queria nem sair de casa, mas amigas insistiram e eu vim. Hoje estou muito melhor, o médico até reduziu meus medicamentos”. Lucimeire já fez três cursos na Recriarte e planeja com o empréstimo do Nosso Oportunidade começar um pequeno negócio.


Os interessados em participar dos cursos da Recriarte podem entrar em contato nos seguintes núcleos:
Unidade Região Norte
- Quadra 305 Norte, Alameda 02, Lote 02;
Unidades Região Sul - Jardim Aureny I, Rua Amazonas, Esq: c/ Rua Tefé - telefone: 3218-2047;
Jardim Aureny III Avenida J, Quadra 170-A, Lote 14 - telefone: 3218- 1985.

COMPARTILHE:


Confira também:


Turismo

Emendas parlamentares liberadas pelo Governo garantem Carnaval em vários municípios do Tocantins

A Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa avalia a documentação, libera as emendas e fiscaliza a aplicação financeira.

Folia

Agência de Metrologia dá dicas para evitar acidentes de consumo no Carnaval

Folião que vai viajar e se hospedar em hotel, pousada ou casa alugada deve estar atento às recomendações de segurança do Sistema de Monitoramento de Acidentes de Consumo do Inmetro




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira