Friday, 21 de February de 2020

POLÍTICA


Política

Senador Delcídio destaqua temas que considera essenciais para o TO

11 Nov 2008

Ao encerrar a consulta pública para subsidiar a Proposta do Orçamento do Governo Federal para 2009, realizada na manhã desta terça-feira, dia 11, no auditório da Assembléia Legislativa, o relator-geral, senador Delcídio Amaral (PT-MS), destacou temas que considera essenciais para o Estado e que serão encaminhados pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) para o Congresso Nacional. Segundo o parlamentar, a construção de eclusas e pontes, o combate aos efeitos da estiagem no sudeste, os investimentos em infra-estrutura, esporte, lazer e moradia são as principais melhorias solicitadas na reunião.

Delcídio afirmou que o Tocantins tem oportunidade de resolver em breve os problemas decorrentes da estiagem. Ele lembrou que o fato de o Estado ter uma representante encarregada da relatoria setorial da proposta para a Integração Nacional e o Meio Ambiente, senadora Kátia Abreu (DEM), pode ajudar no caso.

Quanto aos investimentos em infra-estrutura, o senador destacou um pedido comum dos prefeitos presentes à audiência. Delcídio entendeu que há necessidade de investimentos em drenagem pluvial e pavimentação asfáltica e afirmou que o pedido constará como teor de uma emenda popular para o Tocantins.

Dentre as grandes obras, o relator citou a construção das eclusas do Lajeado e Estreito, conforme solicitado pelo senador João Ribeiro (PR), além de espaços públicos de esporte e lazer para os municípios. Outra obra destacada por Delcídio, solicitada pelos deputados e lideranças da região central, é a construção de uma ponte sobre o Rio Tocantins que ligaria os municípios de Miracema e Tocantínia e que, segundo o relator, poderá ser contemplada em breve.

A construção de casas populares, solicitada pelo presidente da Casa, deputado Carlos Henrique Gaguim (PMDB), também foi lembrada pelo senador Delcídio Amaral. Ele qualificou o assunto como de “importância fundamental”, mas ressalvou que a proposta seria mais bem encaminhada ao Congresso, por intermédio de emendas individuais dos representantes do Estado. 

O senador encerrou o evento comentando a respeito dos próximos passos a serem dados. Segundo ele, após as consultas públicas, a comissão vai “interagir com as bancadas estaduais para atender ao que for possível”. Sobre o grande número de pedidos apresentados, Delcídio Amaral preveniu que “não será possível contemplar tudo, mas que será priorizado o que for mais urgente”.

COMPARTILHE:


Confira também:


Feriado de Carnaval

Governo decreta ponto facultativo nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro

Os servidores do estado terão feriado prolongado

Estradas

Governo orienta condutores para uma viagem segura durante o feriado de Carnaval

Os motoristas precisam atentar de que a segurança no trânsito depende, além da boa trafegabilidade das estradas, da conduta prudente ao volante e do bom estado dos veículos.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira