Friday, 26 de April de 2019

POLÍTICA


Legislativo

Técnicos do Senado discutem com vereadores do Tocantins modernização das leis de competência do Legislativo

28 Jun 2017

A Oficina Interlegis, Marcos Jurídicos, realizada na manhã desta terça-feira, 27, na Assembleia Legislativa, demonstrou a importância em se modernizar as leis de competência do legislativo. Vereadores e servidores, de Palmas e do interior do estado, aproveitaram o espaço para tirar dúvidas sobre a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno, temas da oficina.
 
O técnico do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), Luís Fernando Pires Machado estudou a Lei Orgânica da Capital e fez várias observações sobre a legislação municipal. "O estudo de caso que trouxemos é a cidade de Palmas, onde analisamos artigo por artigo, dispositivo por dispositivo, daquilo que contradiz a Constituição Federal e Estadual. Muitos dispositivos estão defasados desde 1988", frisou.
 
O presidente da Câmara de Palmas, José do Lago Folha Filho, agradeceu a presença dos participantes e comemorou o sucesso do treinamento oferecido pelo Senado Federal. "Estamos aqui hoje para aprender sobre os pontos passíveis e possíveis de alteração dos nossos marcos jurídicos. Estamos felizes porque os resultados da nossa oficina serão levados para outras Câmaras também, que vieram aqui hoje para ampliar o seu conhecimento", enfatizou.
 
A programação da oficina segue até as 16h. Nesta terça-feira os técnicos do ILB abordam assuntos como a organização do Município e dos Poderes, Administração Pública e Políticas Públicas Municipais. Quanto ao Regimento Interno, tema do seminário desta quarta-feira ,28, alguns tópicos são: organização da Câmara, competências e funções do vereador, sessões plenárias e processo legislativo.
 
Parceria com o Senado

A oficina sobre os marcos jurídicos e a implantação do Programa Interlegis fazem parte do pacote celebrado entre a Câmara de Palmas e o Senado Federal, que visa modernizar e trazer mais transparência para os trabalhos realizados pelos vereadores. A implantação do programa na Casa permitirá uma economia de 3,5 milhões aos cofres públicos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Polícia Civil

PC deflagra Operação "Barulho" no sul do Estado, prende criminosos e apreende armas, drogas e munições

Na operação foram apreendidas quatro armas de fogo, 32 munições de calibres variados, espoletas de ignição armamentista, porção de cocaína e crack

Economia

Governo sanciona lei que busca enquadramento fiscal e retomada de investimentos no Tocantins

Publicação da medida, que faz parte das ações anunciadas pelo Governo, em fevereiro deste ano, ocorre nesta quinta-feira, 25



Água Potável

A pedido da DPE-TO e MPE, Justiça determina fornecimento de água potável para comunidade de Dianópolis

Crise de abastecimento de água no município é recorrente desde o ano de 2017


Segurança nas Escolas

Segurança pública em escolas públicas da capital é discutida em sessão

O trágico caso ocorrido em 13 de março de 2019, na Escola Estadual Professor Raul Brasil cidade de Suzano – SP, foi lembrado pelos parlamentares como um grande exemplo de insegurança que resulta em mortes de crianças e adolescentes inocentes.


Serviço

Obras de melhorias da Energisa seguem em 32 municípios do Estado

Desligamentos são pontuais e não atingem a cidade toda


Tocantins

Pesca amadora e esportiva necessita licença no Tocantins


Naturatins visita aldeia Ktẽpo para diálogo sobre proteção ambiental com lideranças indígenas Xerente


Pesquisa

Lançada primeira Revista Científica do Ceulp/Ulbra


Saúde

Depressão, não deixe o tempo passar


Promoção

Carlesse promove policiais militares e bombeiros e afirma que as duas corporações são as melhores do país


Turismo

Potencial turístico das Serras Gerais é tema de evento em Palmas



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira