Saturday, 15 de June de 2019

POLÍTICA


SD-TO

Tiago Dimas defende Sistema S ao destacar excelência das entidades em áreas onde o poder público não consegue atuar

02 Jun 2019    10:49    alterado em 03/06 às 10:49
Tiago Dimas defende Sistema S ao destacar excelência das entidades em áreas onde o poder público não consegue atuar

O deputado federal Tiago Dimas (SD-TO) defendeu, nesta quinta-feira, 30 de maio, a necessidade do trabalho do Sistema S (Senai, Sesc, Senac e Sesi) para o Brasil e para o Tocantins, ressaltando que estas entidades têm uma atuação primordial que está muito longe de ser oferecida pelos governos. “As instituições do Sistema S contribuem significativamente para o desenvolvimento do país. O poder público não consegue fazer o que elas fazem, a exemplo do Senai, que oferece qualificação técnica de graça, ou baixíssimo custo, por meio de um serviço de excelência”, ressaltou o deputado, durante audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços na Câmara.

Tiago Dimas é membro titular da comissão, que recebeu representantes da diretoria de todas as entidades que compõem o Sistema S para debater os rumos das instituições após o governo federal sinalizar com a possibilidade de um corte de 30% dos repasses às entidades.

O deputado contou que sempre teve uma relação afetiva com o sistema, tendo em vista que seu pai, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, foi um dos fundadores e depois presidente do Sinduscon-TO (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Tocantins) e, depois, presidiu a Fieto (Federação das Indústrias do Tocantins), onde o deputado chegou a utilizar bastante os serviços oferecidos. “Acho estranho quando vem um representante do Ministério da Economia aqui e fala de qualificação, de inserir jovens no mercado de trabalho, mas vagamente, sem dar detalhes. E, isso querendo ou não, é hoje feito via o Sistema S com muita competência”, salientou o parlamentar, ao destacar a importância dos serviços oferecidos pelo Sistema aos empresários e aos trabalhadores dos setores do comércio e da indústria, tanto na qualificação, como na atenção à saúde e ação social.

Ajustes
O deputado destacou que o Brasil vive um momento de crise econômica e todos estão fazendo ajustes nas suas contas, o que naturalmente precisará ser feito pelo também Sistema S. “Não é diferente, todo cidadão hoje procura fazer economias em casa, isso passa pelo poder público e as instituições que vocês representam também precisam enfrentar”, frisou, ao destacar, porém, que esses ajustes não podem atrapalhar os serviços disponibilizados.

O deputado também solicitou algumas informações específicas de transparência e dados do sistema, com o objetivo de estar respaldado para eventuais enfrentamentos sobre cortes de recursos.

Atuação
Nesta semana, Tiago Dimas ainda usou o espaço do Plenário da Câmara para reafirmar seu compromisso com o Bico do Papagaio (Extremo-Norte do Tocantins) e salientar a necessidade de investimentos públicos que aquela região necessita. Na terça-feira, 28 de maio, Tiago Dimas esteve na abertura dos debates sobre o PPA (Plano Plurianual) feita pelo governo do Tocantins em Araguatins. Para o deputado, o PPA é o ponto de partida para levar investimentos à região.

“Aproveito o tempo para mandar abraço carinhoso ao Bico do Papagaio. Estive na abertura das audiências públicas do PPA na Região Norte do Tocantins agora há pouco”, frisou o parlamentar, ao destacar que o Bico do Papagaio precisa de investimentos públicos de qualidade, que possam promover desenvolvimento para a região.

O deputado lembrou o Projeto Sampaio (irrigação), que já custou mais de R$ 135 milhões, prometeu geração de emprego e renda, mas não colocou água em um hectare de terra sequer. “O PPA é importante para que as coisas sejam bem feitas. A região espera ações efetivas e concretas”, afirmou o deputado.

UFT
O deputado aproveitou, ainda nessa semana, para parabenizar a UFT (Universidade Federal do Tocantins) pela inauguração da sua usina de energia solar. A obra, feita com recursos obtidos através de trabalho da sua colega deputada federal Professora Dorinha (DEM-TO), já é responsável pelo fornecimento de 50% da energia do campus de Palmas.

COMPARTILHE:


Confira também:


Mobilização

Cinco mil pessoas foram às ruas nas manifestações da greve geral em Palmas, dizem organizadores

Foram registradas manifestações com adesão dos profissionais da educação em pelo menos vinte cidades no Tocantins

Comunicação

João Neto é exonerado da Secom; Vieira de Melo assume interinamente

Vieira tem uma vasta experiência na pasta, além de ter um perfil assumidamente conciliador no trato com os veículos de comunicação.



Ações

Semana do Governador Carlesse contou com entrega de equipamentos para a PM e discussão sobre a reforma da Previdência

Além da Fenepalmas, o Governador Mauro Carlesse também debateu a necessidade de receber mais investidores privados e afirmou, ao presidente da Acipa, que o Estado está de portas abertas para receber novos empresários que queiram se instalar no Tocantins.


Encontro de Defensores

Governador Carlesse recepciona Defensores Gerais e destaca atuação da Defensoria Pública do Tocantins

Palmas sedia encontro nacional de defensores públicos gerais


Taquaruçu

Movimento pela Vida 2019: Evento traz programação em prol de um mundo melhor

Criado há 19 anos, o Movimento Pela Vida é um coletivo integrado por pessoas de formações e interesses diversos, que atuam no sentido da celebração da vida em seus vários aspectos, como a saúde física, mental e espiritual das pessoas


Pressão

Bancada do TO decide entrar com representação no CADE contra a Gol e obtém sinal verde para jatos da Azul em Araguaína


Negócios

Acipa apresenta projeto da Fenepalmas ao governador Mauro Carlesse


Articulação

Kátia Abreu reune prefeitos da região sul para tratar de pavimentação das cidades


Campo

Ruraltins incentiva criação de abelhas sem ferrão em minicurso na Expoara


Serviço

Tocantins realiza encontro Estadual para o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde


Em Palmas

Centro Integrado de Atendimento a crianças e adolescentes em situação de violência é inaugurado



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira