Tuesday, 07 de July de 2020

SAÚDE


Adapec

Adapec registra mais dois casos de Mormo em equinos

29 Feb 2016

Mais dois equinos foram diagnosticados com a doença de Mormo no Tocantins. Os casos foram confirmados pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), nesta semana, no município de Sandolândia, região sudoeste do Tocantins, a 420 quilômetros de Palmas. Com os novos resultados, passa para 24 o número de animais contaminados, em 12 propriedades rurais.
 
O presidente da Adapec, Humberto Camelo, explica que nos próximos dias novas medidas para o trânsito de equídeos serão publicadas no Diário Oficial do Estado, no intuito de evitar que a doença se espalhe. "O maior desafio do órgão é contar com a conscientização dos produtores rurais, pois cabe a eles prevenirem os animais contra a doença. É de fundamental importância redobrar a atenção para impedir que a doença se alastre, colocando em risco não só os animais, mas também as pessoas que podem ser contaminadas com o Mormo", disse.
 
De acordo com a responsável Técnica pelo Programa Estadual de Sanidade dos Equídeos, Ana Lúcia Rodrigues, os novos casos foram confirmados após um alerta da Agência de Minas Gerais à Adapec. "Um animal entrou no Tocantins com exame negativo para o Mormo, no entanto, fomos informados de que ele havia tido contato com outro animal doente, na mesma propriedade rural de origem, em Pedro Leopoldo-MG. Com a suspeita, fizemos a investigação, já que a doença pode ficar incubada, e o resultado deu positivo", explica.
 
Com essas informações, os técnicos da Adapec tomaram todas as medidas sanitárias: interdição da propriedade rural, sacrifício dos animais positivos, impedimento do ingresso e egresso de equídeos. Além disso, realizou a colheita de 53 amostras de sangue nos equídeos da propriedade. "Entre 45 e 90 dias faremos os testes complementares em três animais que foram isolados, pois os exames deram inconclusivos e anticomplementares", complementou Ana Lúcia.
 
A Adapec tem intensificado a fiscalização no trânsito de equídeos, realizando palestras em todo o Estado levando informações sobre o Mormo. Além disso, a cada novo registro é realizado uma investigação epidemiológica, identificando possíveis vínculos entre propriedades para a colheita de sangue de todos os animais, de forma gratuita. Todo o material colhido é enviado ao Lanagro - Laboratório Oficial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
 
Mormo

O Mormo é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Burkholderia mallei que acomete principalmente os equídeos. Essa doença pode atacar o homem e levar à morte se não tratada a tempo. O contato direto do animal sadio com doente ao compartilharem o mesmo cocho, bebedouro e contato físico com animais com feridas expostas, estão entre os maiores riscos de transmissão.

COMPARTILHE:


Confira também:


Fraudes Bancárias

Polícia Federal desarticula grupo criminoso especializado em fraudes bancárias no Tocantins

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de estelionato majorado, cuja pena pode ultrapassar cinco anos de reclusão.

Saúde

Cuidado com as dores gastroabdominais

Elas podem estar sinalizando para enfermidades como a apendicite, a diverticulite e a colecistite. Especialista alerta para a evolução rápida e risco de morte das três inflamações do abdômen


Sanidade

Novo caso de mormo no Tocantins é confirmado em São Salvador

A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório western blotting


Taquaruçu

Circo de Família e o amor como resposta

O espetáculo “Circo de Família” será apresentado ao vivo a partir das 10h do dia 05 de julho. Os ingressos podem já podem ser adquiridos a partir do valor de R$ 5,00 na bilheteria online.


Prevenção

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho


Regulação

ATR implementa atendimento presencial por agendamento


Justiça

Produtividade na Justiça Federal no Tocantins ultrapassa a marca de 26 mil processos julgados durante período de trabalho remoto


Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira