O GIRASSOL

Palmas/TO,

Saúde
Prevenção

05/07/2020

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho

Com o objetivo de alcançar a meta estabelecida a vacina já foi distribuída para os 139 municípios

Com 85,86% do público-alvo já imunizado, aSecretaria de Estado da Saúde (SES) decidiu prolongar o período de vacinaçãocontra gripe H1N1 até o dia 24 de julho. O intuito da prorrogação é alcançar omaior número de pessoas dos grupos prioritários em todos os 139 municípiosdentro da meta do Ministério da Saúde (MS), que sugere que no mínimo 90% dapopulação seja imunizada.

Fazem parte dos grupos prioritários elencados deacordo o MS, para vacinação contra a influenza, os idosos com 60 anos ou maisde idade; adultos de 55 anos a 59 anos de idade; membros das forças desegurança e salvamento; crianças de seis meses a menores de seis anos;funcionários da saúde; pessoas com doenças crônicas; pessoas com deficiência;professores; povos indígenas; gestantes, entre outros.

Vale destacar que os sintomas da influenza sãosemelhantes aos do novo Coronavírus, então um dos principais objetivos dessacampanha, além de fazer o seu papel de serviço essencial de imunizar apopulação é reduzir a sobrecarga nos serviços de saúde, para que os mesmos possamresponder de maneira mais eficaz aos pacientes acometidos pela Covid-19.

“Nossa maior preocupação neste momento é que nosgrupos de crianças, gestantes, puérperas e adultos entre 55 e 59 anos de idade,a meta a ser alcançada encontra-se muito baixa, menos de 70% de alcance. E valeressaltar que esses grupos recebem prioridade de acordo com o MS devido aomaior risco de complicação e até mesmo de óbito nessas pessoas maisvulneráveis. Então a orientação é que continue sendo realizada a vacinaçãonesses grupos prioritários para que a gente consiga proteger nossa população.”Pontua a enfermeira da Gerência de Imunização da SES, Diandra Rocha.

Por causa do período de enfrentamento da pandemia, aCampanha de Vacinação da Influenza nas unidades de saúde do Tocantins segue asrecomendações do MS, sobre as estratégias que objetivam reduzir o risco detransmissão pelo novo Coronavírus.

Assuntos Relacionados
#vacina#campanha
Confira Também
Proteção

Tocantins deve vacinar 24 mil gestantes contra coqueluche

Márlon

Na região Norte, Márlon Reis diz: “Nós vamos mudar o Tocantins”

Carlesse

No Taquari, Carlesse destaca boa aplicação dos recursos públicos: “O dinheiro da saúde é usado na saúde”

Campanha

Wanderlei Barbosa se reúne com prefeitos e firma mais apoios a campanha de Mauro Carlesse

Saúde

Campanha de Vacinação contra a Influenza tem saldo positivo em Paraíso do Tocantins