Wednesday, 14 de November de 2018

SAÚDE


Julho Verde

Campanha Nacional Julho Verde alerta população do Tocantins sobre Câncer de Cabeça e Pescoço

15 Jul 2018    15:04    alterado em 15/07 às 15:07
Divulgação Campanha Nacional Julho Verde alerta população do Tocantins sobre Câncer de Cabeça e Pescoço Dr. Juliano Borges Mano engajado na campanha "Julho Verde"

Celebrado no dia 27 de julho, o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, promovido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), vem há 50 anos buscando o melhor para a prevenção e tratamento da doença. Considerando essa perspectiva, durante todo o mês de julho, a sociedade proporciona atividades de conscientização e informação no combate a este tipo de câncer que acomete as regiões da boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago cervical, tireoide e seios paranasais.

A Campanha do “Julho Verde” divulga informações sobre esses tipos de cânceres, que têm como principais fatores de risco o tabagismo, o consumo de álcool, as infecções por HPV e o excesso de exposição solar. São cerca de 10 mil mortes por ano no país, só para os cânceres de laringe e cavidade oral. Os sobreviventes enfrentam perdas significativas na qualidade de vida durante e após o tratamento.

Em 2018, o tema escolhido para o “Julho Verde” da SBCCP foi “Quem ama Inclui” – Entre nessa – devido às sequelas psicológicas e funcionais irreversíveis, que prejudicam a qualidade de vida do paciente e a reinserção na sociedade.
O Brasil registra a cada ano cerca de 40 mil novos casos desses tumores malignos, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Os números correspondem a 4% de todos os tipos da doença, sendo o terceiro mais incidente entre os homens brasileiros. No Brasil, o câncer de boca chega a ser o 3º tipo de tumor mais frequente em algumas regiões, ocorrendo 7 vezes mais em homens do que em mulheres. O tabagismo está relacionado a 97% dos diagnósticos de câncer de laringe. O álcool associado ao fumo aumenta o risco em 10 vezes para câncer nessa região. A infecção pelo HPV (papilomavírus humano) tem contribuído com o aumento na incidência da doença em jovens nos últimos anos em virtude da falta de uso de preservativos na prática do sexo oral. Esta é uma tendência mundial, que também já é identificada no Brasil.
Segundo o INCA, estima-se que serão mais 6.250 novos casos de câncer de pele só em 2018. O melanoma cutâneo é um dos que mais mata no Brasil e um dos fatores é a intensa exposição solar.

Os tumores de cabeça e pescoço podem não apresentar sintomas e sinais no princípio da doença. O diagnóstico das lesões iniciais é fundamental para garantir que os índices de cura se aproximem de 100%. Com o seu desenvolvimento, alguns sinais e sintomas podem aparecer, como manchas brancas na boca, dor local, lesões com sangramento ou cicatrização demorada, nódulos no pescoço, mudança na voz e rouquidão, e dificuldade para engolir.

Segundo o Cirurgião de Cabeça e Pescoço do HGP, Dr. Juliano Borges Mano, o objetivo é realizar a detecção precoce na população dos casos de câncer de cabeça e pescoço, por meio do rastreamento das lesões iniciais, evitando o diagnóstico tardio.  

 

Dr. Juliano cita que os casos clínicos mais incidentes no diagnóstico são câncer de pele, de boca e laringe e de tireóide e esclarece quais são os sintomas que necessitam de investigação médica: “Lesões dolorosas nos lábios e na boca que não cicatrizam, rouquidão persistente, pacientes fumantes acometidos com dor na garganta, nódulos cervicais persistentes devem ser avaliados por um profissional de saúde”.

O Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Equipe de Cirurgia Oncológica do HGP   recebe pacientes com suspeita de lesões malignas, detectadas nas unidades básicas de saúde, e que são encaminhados via regulação ou ainda pela procura espontânea, desde que tenha sido diagnosticado por um médico nas unidades de saúde.

È muito importante o acompanhamento de profissionais como dentista, otorrinolaringologista, bucomaxilofacial e endocrinologista para a identificação de lesões malignas em estágio inicial, facilitando o tratamento e as chances de cura do paciente

 “Muitos doentes jovens, que não possuem outros fatores de risco, como uso de cigarro e álcool, má higienização dentária e alimentação inadequada, estão sendo diagnosticados com algum tipo de câncer.  E, apesar do tratamento ser melhor, o avanço da doença é mais rápido”, explicou Dr. Juliano, sobre a relação entre o aumento na incidência de casos de câncer de cabeça e pescoço entre os jovens e o aumento do Papiloma vírus humano (HPV) nessa faixa etária da população.

Será realizado o I Simpósio Multidisciplinar do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HGP no próximo dia 28 para público de profissionais de saúde com palestras e debates do assunto.

Dr. Juliano Borges Mano CRM/TO 2569

  • Mestre em Ciências da Saúde pela USP
  • Especialista em Otorrrinolaringologia - RQE: 1269
  • Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço - RQE: 1268
  • Especialista em Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial – RQE: 1497
  • Ex- Fellow em Rinologia e Sinusologia pela University of Pennsylvania – USA
  • Ex – Fellow em Rinologia e Sinusologia pela Medical College of Georgia - USA
  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço - SBCCP
  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Crânio – Maxilo- Facial - SBCCMF
  • Membro Titular da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia – Cervico- Facial- ABORL
  • International Member of Otorhinolaryngology and Head and Neck Surgery
  • Preceptor de Residência Medica em Otorrinolaringologia / Cirurgia de Cabeça e Pescoço / Cirurgia Crânio-Maxilo- Facial

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

30

PARABÉNS!
PARABÉNS!

28

BOM
BOM

31

AMEI!
AMEI!

22

KKKK
KKKK

25

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

25

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

18

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

campanha julho verde

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Reunião com Bolsonaro

Carlesse solicita retomada de obras e maior repasses aos Estados

O governador Mauro Carlesse avaliou como positiva a iniciativa do encontro e solicitou que outros eventos desta natureza se repitam para que as discussões das questões de interesse comum sejam debatidas de forma permanente.

Novo governo

Governadores se reúnem em Brasília para discutir pacto federativo

Representantes de 17 estados e do DF aguardam conversa com Bolsonaro



Concurso da PM

MPE recomenda anulação de concurso da PM e contratação de outra empresa para organizar novo certame

Foram identificados 16 candidatos que receberam os gabaritos das provas de cadete e de soldado, havendo a indicação de que outros 19 também se beneficiaram. Estes, porém, não foram identificados.


Gurupi

Governador prestigia programação de aniversário de Gurupi e autoriza obras

A solenidade contou com a presença de prefeitos de cidades circunvizinhas, vereadores, estudantes e professores.


SP

Tocantins marca presença no 11º Salão do Artesanato

Realizado há 10 anos consecutivos, o Salão do Artesanato tem apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB)


Interior

Agulhas Cenas se apresenta com espetáculo de dança-teatro em Paraíso do Tocantins


Campanha

Família Urso estrela Natal 2018 da Coca-Cola


Brasil

TIM lança parceria com plataforma de ensino Descomplica


Luto

Morre mãe do governador Maria Olívia Carlesse, 82 anos


Salários

Governo conclui pagamento de servidores referente ao mês de outubro


Educação

Governador Mauro Carlesse visita escola e anuncia obras em oito unidades estaduais de ensino médio integral



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira