Thursday, 03 de December de 2020

SAÚDE


Jardim Aureny I

Carreta Novartis de Combate à Hanseníase atende em Palmas a partir de 24 de novembro

20 Nov 2014

A Carreta Novartis que percorre todo o Brasil no intuito de ajudar a combater a Hanseníase estará em Palmas no período de 24 de novembro a 05 de dezembro com atendimento médico gratuito das 9 às 19 horas. O objetivo é combater a doença por meio da educação, do diagnóstico e tratamento adequados. A intenção do grupo é atender pessoas que apresentam manchas na pele, dormência e/ou sinais suspeitos de Hanseníase que residam na região Norte, Central e Sul de Palmas.

Os atendimentos da Carreta Novartis serão realizados de 24 a 28 de novembro na Feira do Jardim Aureny I, de 29 de novembro a 05 de dezembro na Feira da 307 Norte.

A carreta itinerante conta com cinco consultórios e um laboratório de diagnóstico da hanseníase e distribuição de remédio para o tratamento da doença. Ainda no espaço serão realizadas aferições da pressão, temperatura, dentre outras ações básicas de saúde.

Palmas foi escolhida por fazer parte de uma região endêmica para esse tipo de doença, por isso, o rastreamento é necessário e fundamental para conscientizar e educar a população quanto aos sinais e sintomas da doença.

O centro de saúde móvel é atendido por um grupo de profissionais de saúde de diferentes disciplinas que viajam para as regiões do País mais afetadas pela doença e prestam os seus serviços gratuitamente realizando exames e consultas médicas além de palestras obre métodos de prevenção e controle. Eles abordam também a importância da obediência rigorosa das instruções de tratamento para a cura da Hanseníase. As pessoas diagnosticadas com a doença recebem um tratamento completo, bem como as prescrições médicas para receber os medicamentos durante os meses seguintes.

O projeto é desenvolvido através de parceria entre o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) e o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde. Mais de 17.000 pessoas em 18 estados brasileiros já foram atendidos pela Carreta Novartis. Além disso, estima-se que a Carreta de Saúde diagnostica 25% dos casos de hanseníase registrados no Brasil a cada ano, fornecendo, assim, uma cooperação única com os organismos nacionais de saúde pública no que se refere à eliminação desta doença.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governo do Tocantins libera R$ 4 milhões do Crédito Popular e beneficia mais de 760 famílias

Em apenas 60 dias após o seu lançamento, a linha Crédito Popular, inicia o mês de dezembro com a liberação de crédito para famílias tocantinenses


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira