Sunday, 22 de July de 2018

Sunday, 22 de July de 2018

SAÚDE


Gripe B

Casos e mortes de pneumonia grave causada pelos vírus da gripe B crescem no Brasil

22 Nov 2017

Na temporada 2017 de gripe, o vírus influenza B vem chamando atenção. Segundo dados do Ministério da Saúde, de 2016 para 2017, o percentual de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave, um grave tipo de complicação pulmonar) decorrentes do vírus B cresceu 14%, passando de  464 casos para 532 até a Semana 40 (entre 1/01/2017 e 7/10/2017).
 
Outro número alarmante é o de óbitos notificados pela síndrome respiratória aguda grave. Em 2017, entre o total de 2.685 mortes, 109 foram consequência do vírus influenza B. No mesmo período do ano passado, foram 38 registros de óbitos, demonstrando um aumento de, aproximadamente, três vezes no número de casos fatais por cepa B quando comparamos 2016 e 2017.
 
Os vírus da gripe mudam a cada ano. Duas vezes ao ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) atualiza as recomendações sobre a composição da vacina contra os três tipos mais representativos em circulação (vacina trivalente): dois subtipos do vírus tipo A e um do tipo B. A partir da temporada de 2013-2014, a OMS recomendou uma vacina quadrivalente, ao agregar proteção contra um segundo vírus tipo B com o objetivo de proporcionar maior proteção contra as infecções por este tipo de vírus.

A vacina influenza trivalente contém duas cepas A e uma B, enquanto que a vacina quadrivalente proporciona maior proteção contra a influenza, pois contém uma cepa B adicional, (duas A e duas B). Duas cepas B têm co-circulado com as cepas A(H1N1) e A(H3N2) há mais de uma década, em diversos países, incluindo o Brasil. Ambas as vacinas, trivalente e quadrivalente,  são recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Nas campanhas nacionais de imunização, são utilizadas as vacinas trivalentes contra a influenza. As vacinas quadrivalentes foram aprovadas nos Estados Unidos em 2013 e estão disponíveis no Brasil desde 2015. A vacina influenza quadrivalente da Sanofi Pasteur, disponível nas clínicas particulares de todo o Brasil, é a única licenciada para crianças a partir dos seis meses de idade. É indicada no mesmo esquema e número de doses da vacina trivalente, oferecendo maior proteção.

Sobre a Sanofi:

A Sanofi, um líder global em saúde, descobre, desenvolve e oferece soluções terapêuticas com foco nas necessidades dos pacientes. A Sanofi tem pontos fortes em soluções em diabetes, vacinas humanas, medicamentos inovadores, medicamentos isentos de prescrição, mercados emergentes, saúde animal e Genzyme. A Sanofi está cotada na Bolsa de Paris (EURONEXT: SAN) e de Nova Iorque (NYSE: SNY).

A Sanofi Pasteur, a divisão de vacinas da Sanofi, fornece mais de 1 bilhão de doses de vacinas todos os anos, permitindo imunizar mais de 500 milhões de pessoas no mundo. Líder mundial na produção de vacinas, a Sanofi Pasteur oferece ampla gama de vacinas, que protegem contra 20 doenças infecciosas. O legado da empresa para criar vacinas que protegem a vida, remonta a mais de um século. A Sanofi Pasteur é a maior empresa totalmente dedicada a vacinas. A empresa investe mais de 1 milhão de euros por dia em pesquisa e desenvolvimento. Para mais informações, acesse: www.sanofipasteur.com ou www.sanofipasteur.us

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

13

PARABÉNS!
PARABÉNS!

13

BOM
BOM

9

AMEI!
AMEI!

8

KKKK
KKKK

14

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

11

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

7

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Panorama

Saiba quais são os temas mais debatidos pelos brasileiros no Facebook

Segurança e economia aparecem no topo da lista


  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira