Friday, 14 de August de 2020

SAÚDE


Atendimentos

Conselho Estadual sobre Drogas alerta para prazo final de cadastramento de Comunidades Terapêuticas

23 Jun 2020

As inscrições para credenciamento de Comunidades Terapêuticas junto ao Conselho Estadual sobre Drogas ligado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) encerram nesta sexta, 26. O edital (https://central3.to.gov.br/arquivo/510726/) tem como objeto credenciar entidades privadas, sem fins lucrativos, que realizem o acolhimento voluntário e gratuito de pessoas dependentes de substâncias psicoativas, como o álcool e outras drogas, por até 12 meses.

No processo de cadastramento, a instituição deverá entregar o envelope fechado com sua identificação e meios de contato ao Setor de Protocolo da Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), localizado no andar térreo, de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 18h.

Com este edital, o Governo do Estado ofertará 100 vagas para tratamento voluntário de pessoas dependentes químicas em Comunidades Terapêuticas seguindo critérios das vagas sociais e conforme a disponibilidade de atendimento da instituição. As vagas serão destinadas a homens, mulheres, pessoas idosas, adolescentes e a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

Para o gerente de Prevenção Contra às Drogas, Ronan Dorneles, a participação das Comunidades Terapêuticas é de suma importância na recuperação dos dependentes químicos. “Nas Comunidades Terapêuticas vão além de um tratamento físico, proporcionam restauração dos vínculos familiares que se perderam com os desgastes pelo uso de drogas e complementam o tratamento iniciado nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD), que fazem o trabalho inicial de desintoxicação dos adictos com medicação em um curto prazo de tempo”, reforça.

Acolher

O Governo do Tocantins oferece as vagas sociais para tratamento da dependência de substâncias psicoativas através do Núcleo de Atenção ao Dependente Químico e às Famílias – Acolher, ligado à Gerência de Prevenção Contra as Drogas, projeto desenvolvido pela Seciju desde 2018 e que contempla os eixos da prevenção, do tratamento e da reinserção social.

Além de oferecer a possibilidade de tratamento em Comunidades Terapêuticas, o Núcleo Acolher também presta atendimento e orientações especializadas, inclusive para os familiares dos adictos, e encaminha aos grupos de ajuda mútua, como os Narcóticos Anônimos (NA), os Alcoólicos Anônimos (AA) e o Amor Exigente, além do que articula a prestação de serviços públicos, como a busca por recolocação no mercado de trabalho e retorno aos estudos, possibilitando a reinserção social.

O Acolher está localizado na quadra 704 Sul, Alameda 20, QI 24, Lote 22 em Palmas ou pelo telefone (63) 3214-6104.

Comunidades Terapêuticas

São entidades filantrópicas sem fins lucrativos que acolhem unicamente pessoas que buscam tratamento de forma voluntária, diferentemente das clínicas de internações involuntárias, nas quais o sujeito é submetido ao tratamento sem o seu consentimento. O tratamento nessas comunidades dispõe de acompanhamento psicológico, mental, físico e religioso que podem durar até 12 meses e que primam por princípios como disciplina e trabalho.

COMPARTILHE:


Confira também:


Pandemia

Tocantins registra 914 novos casos da Covid-19

Atualmente, o Tocantins apresenta 35.403 casos no total, destes, 21.896 pacientes estão recuperados, 13.007 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 500 pacientes foram a óbito.

Notificação

BRK é notificada pela segunda vez na mesma semana por desabastecimento de água

Os consumidores ficaram 36 horas sem o fornecimento de água entre os dias 6 e 8 de agosto. A oscilação na pressão da água, também foi relatada pelos usuários.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira