Wednesday, 20 de June de 2018

Wednesday, 20 de June de 2018

SAÚDE


Penitenciária

Departamento Penitenciário prepara campanha de detecção e tratamento da tuberculose

18 May 2018    14:06
Departamento Penitenciário prepara campanha de detecção e tratamento da tuberculose

Uma campanha contra a Tuberculose (TB), com foco na detecção precoce e no tratamento da doença, será produzida em breve pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério Extraordinário da Segurança Pública para toda a comunidade carcerária do País. A ação terá intervenções de educação em saúde e na organização da rede de atenção à saúde em unidades prisionais consideradas porta de entrada para o sistema prisional, com representação nas 27 unidades federadas do país.

O projeto intitulado “Apoio ao desenvolvimento de ações em saúde para a comunidade carcerária” é produto de um termo de cooperação técnica entre o Departamento e a Fundação Oswaldo Cruz, com apoio técnico da Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, vinculada ao Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde/MS.

O projeto pretende utilizar a educação em saúde como uma ferramenta de organização da rede de atenção à saúde para a comunidade carcerária (presos e familiares, profissionais de saúde e segurança) com foco na detecção precoce e tratamento oportuno de todas as pessoas suspeitas ou identificadas nesse universo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa a 20ª posição na lista dos 30 países prioritários para Tuberculose (TB) e 19º na lista dos 30 países prioritários para TB-HIV. Em 2017, foram 69 mil casos novos de tuberculose no país e 4.500 mil mortes (2016). Com o objetivo de acabar com a tuberculose no Mundo, a OMS lançou a nova estratégia Global para o enfrentamento da tuberculose, com a visão de um mundo livre da doença até 2035.

Ao encontro da nova estratégia, o Brasil recentemente lançou o Plano Nacional de Eliminação da Tuberculose como um Problema de Saúde Pública, na perspectiva de um país livre da tuberculose e como objetivos principais reduzir o coeficiente de incidência da doença para menos de 10 casos por 100.000 habitantes e o coeficiente de mortalidade para menos de 1 óbito por 100.000 habitantes até 2035.

A População Privada de Liberdade (PPL) é prioritária em todos os cenários identificados no plano, especialmente para os municípios com unidades prisionais. Em 2017, do total de novos casos de TB notificados no Brasil (em torno de 69.000 casos), 10,5% ocorreram na PPL. Nessa população, o risco de adoecimento por TB é 28 vezes maior que na população em geral.

Tocantins

No Tocantins, a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), confirmou que a Cadeia Pública de Colinas, norte do Estado, está impedida provisoriamente, desde esta quarta-feira, 16, por 30 dias, de receber presos, bem como permitir visitas, tanto íntimas quanto sociais. Cinco casos de Tuberculose foram identificados na unidade prisional e os presos recebendo tratamento. A unidade mantém atualmente 97 reeducandos e todos estão fazendo exames médicos.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

19

PARABÉNS!
PARABÉNS!

19

BOM
BOM

20

AMEI!
AMEI!

23

KKKK
KKKK

21

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

20

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

16

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Tuberculose Depen Sistema Prisional

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

Zonas Eleitorais realizam carga e lacração das urnas para o 2º turno

Os mesários que atuaram no primeiro turno das eleições estão automaticamente convocados para participarem do segundo turno.

Saúde

População aprova atendimento da saúde pública no Estado

O professor de geografia, Zezim Dias Lima, morador de Porto Nacional, fez questão de relatar sua experiência ao serviço de ouvidoria da pasta.



Corporatvo

Oi lança APP Oi GIS - Gestão Integrada de Serviços, plataforma para monitoramento e gerenciamento

Disponível para todos os clientes corporativos da Oi que possuem o produto GIS, o aplicativo, já no lançamento, possui aproximadamente 1500 usuários.


Copa 2018

Musa da Inglaterra 'quase infarta' com gol nos acrécimos

Apesar de gostar muito do futebol do atacante inglês Marcus Rashford, a "Musa da Inglaterra" confessa que o jogador mais bonito da Copa do Mundo é o português Cristiano Ronaldo.


Copa 2018

"Musa do Panamá" promete pintar o corpo com as cores do país caso a seleção seja campeã da Copa do Mundo

O concurso 'Musa da Copa - O Original' foi elaborado pelo produtor e fotógrafo Felipe Camargo


Eleições 2018

Vice-prefeito de Pindorama defende eleição de Carlesse; “momento é de eleger o melhor para o Tocantins”


Adapec

Prazo para plantio de soja nas várzeas tropicais é prorrogado


Premiação

Professora da rede municipal leva R$ 10 mil do Programa Nota Quente Palmense


Educação

Ceulp/Ulbra está com inscrições abertas para o Vestibular Extra


Região Central

1ª Pedalada Cultural Cooperativista leva mais de 200 ciclistas em tour histórico por Pedro Afonso


Copa 2018

Gol contra a Alemanha causa “terremoto artificial” na Cidade do México



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira