Sunday, 17 de February de 2019

SAÚDE


Penitenciária

Departamento Penitenciário prepara campanha de detecção e tratamento da tuberculose

18 May 2018    14:06
Departamento Penitenciário prepara campanha de detecção e tratamento da tuberculose

Uma campanha contra a Tuberculose (TB), com foco na detecção precoce e no tratamento da doença, será produzida em breve pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério Extraordinário da Segurança Pública para toda a comunidade carcerária do País. A ação terá intervenções de educação em saúde e na organização da rede de atenção à saúde em unidades prisionais consideradas porta de entrada para o sistema prisional, com representação nas 27 unidades federadas do país.

O projeto intitulado “Apoio ao desenvolvimento de ações em saúde para a comunidade carcerária” é produto de um termo de cooperação técnica entre o Departamento e a Fundação Oswaldo Cruz, com apoio técnico da Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, vinculada ao Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde/MS.

O projeto pretende utilizar a educação em saúde como uma ferramenta de organização da rede de atenção à saúde para a comunidade carcerária (presos e familiares, profissionais de saúde e segurança) com foco na detecção precoce e tratamento oportuno de todas as pessoas suspeitas ou identificadas nesse universo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa a 20ª posição na lista dos 30 países prioritários para Tuberculose (TB) e 19º na lista dos 30 países prioritários para TB-HIV. Em 2017, foram 69 mil casos novos de tuberculose no país e 4.500 mil mortes (2016). Com o objetivo de acabar com a tuberculose no Mundo, a OMS lançou a nova estratégia Global para o enfrentamento da tuberculose, com a visão de um mundo livre da doença até 2035.

Ao encontro da nova estratégia, o Brasil recentemente lançou o Plano Nacional de Eliminação da Tuberculose como um Problema de Saúde Pública, na perspectiva de um país livre da tuberculose e como objetivos principais reduzir o coeficiente de incidência da doença para menos de 10 casos por 100.000 habitantes e o coeficiente de mortalidade para menos de 1 óbito por 100.000 habitantes até 2035.

A População Privada de Liberdade (PPL) é prioritária em todos os cenários identificados no plano, especialmente para os municípios com unidades prisionais. Em 2017, do total de novos casos de TB notificados no Brasil (em torno de 69.000 casos), 10,5% ocorreram na PPL. Nessa população, o risco de adoecimento por TB é 28 vezes maior que na população em geral.

Tocantins

No Tocantins, a Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), confirmou que a Cadeia Pública de Colinas, norte do Estado, está impedida provisoriamente, desde esta quarta-feira, 16, por 30 dias, de receber presos, bem como permitir visitas, tanto íntimas quanto sociais. Cinco casos de Tuberculose foram identificados na unidade prisional e os presos recebendo tratamento. A unidade mantém atualmente 97 reeducandos e todos estão fazendo exames médicos.

COMPARTILHE:


Confira também:


Imbróglio

MPE requer suspensão de contrato do serviço de estacionamento rotativo de Palmas

“Transcorridos quase dois anos após o abandono e o descaso por parte da empresa concessionária, o que se pretende, agora, é a retomada do serviço público com nova roupagem”, avalia o texto do pedido de liminar.

Norte do TO

Senadora Kátia Abreu reúne prefeitos e secretário estadual de Saúde no Bico do Papagaio

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião.



Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira