Wednesday, 22 de January de 2020

SAÚDE


Nesta sexta

Dia “D” encerra Semana de combate ao Aedes

07 Dec 2019
André Araújo – Governo do Tocantins Dia “D” encerra Semana de combate ao Aedes

Com o auditório da escola Estadual Elizângela Glória Cardoso lotado, foi encerrada nesta sexta-feira, 06, a “Semana Nacional de Combate ao Aedes”, com dia “D”, em Palmas. A programação começou, às 8h, foi organizada em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação, Juventude e Esporte (Seduc), Secretaria Municipal de Saúde e demais membros da Sala de Coordenação e Controle contra o Aedes Aegypti.

O evento foi aberto com boa música da orquestra Sanfônica Graciosa de Palmas, composta por estudantes da Escola Municipal Beatriz Rodrigues e com a apresentação teatral, 'Cremilda Contra a Dengue, ' da Companhia de Teatro Trupe da Cultura. No encerramento, todos foram convidados a observar uma exposição sobre o mosquito, no pátio da escola.

Representando o secretário Estadual de Saúde (SES), Edgar Tollini, a responsável pela Sala de Controle e Combate ao Aedes, Renata Braga, disse que “durante a Semana as ações se intensificam, mas as atividades de combate ao mosquito são integradas e contínuas durante o ano inteiro, em todo o Estado. Recentemente, realizamos a reunião anual para direcionamento estratégico com os municípios do Tocantins e estamos trabalhando na atualização em epidemiologia de dengue, Zika e chikungunya, ou seja, nas três esferas de governo estamos todos engajados, porém, a mobilização da sociedade traduz uma das ações mais eficazes à prevenção das arboviroses.”

O Secretário Municipal de Saúde (Semus), Daniel Borini, reiterou a importância da colaboração cotidiana da população ao afirmar que “para diminuirmos o número de caso de dengue depende, fundamentalmente, de cada um de nós. Não podemos esperar apenas pelo agente de saúde porque no ano passado 80% foram dos focos encontrados dentro dos domicílios. Então, se tirarmos dez minutos do nosso dia para cuidar do seu domicílio e, até orientar o vizinho para aí sim, vencermos essa guerra”.

Para a estudante, Lauanne Andrade, essas ações são importantes para a conscientização das pessoas. Ela afirmou que o vizinho quase morreu por causa da dengue, depois disso a mãe dele passou a ter mais cuidado com as vistorias no quintal. Ela garantiu que sabe como ajudar, “lá em casa amassamos as latinhas para não encher de água, não deixamos lixo acumulado e colocamos terra nas vasilhas de plantas,” finalizou.

COMPARTILHE:


Confira também:


Serviço

Governo inicia nesta semana serviços de roçagem e sinalização viária na ponte FHC e em Taquaruçu

Serviços visam garantir a segurança viária e proporcionar melhores condições de trafegabilidade para usuários das vias estaduais

Ocorrência

Polícia Civil apreende aproximadamente 15 quilos de entorpecentes na BR-10, na saída para Porto Nacional

Durante a ação, as equipes da DENARC efetuaram em flagrante a prisão de do condutor do veículo


Avaliação

Hemocentro Coordenador de Palmas mantém aprovação acima de 93% dos pacientes e doadores

Foram entrevistados aproximadamente 32% dos doadores de sangue e 22% dos pacientes atendidos com doenças do sangue


Agenda

Mostra de Artes Cênicas abre seleção para grupos da Capital

O espetáculo receberá o cachê de 3 mil e o representante deverá emitir nota e se responsabilizar pelo repasse dos cachês da sua equipe e em toda parte técnica necessária para o espetáculo acontecer.


Kátia Abreu

Durante evento na capital, Kátia Abreu anuncia recursos para cirurgias bariátricas


Negócios

Sebrae e Prefeitura de Palmas formalizam parcerias para beneficiar pequenos negócios


Energisa

No Tocantins, mais de 10 mil clientes se cadastraram na Tarifa Social de energia em 2019


Segurança pública

CIOPAER apoia ação de captura de suspeitos


Em Palmas

Polícia Civil desvenda crime e prende homem por suspeita de homicídio ocorrido em conveniência


Infraestrutura

Trecho da TO-050 entre Porto e Palmas começa a receber serviços de manutenção



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira