Sunday, 05 de July de 2020

SAÚDE


Saúde

Hospital e Maternidade Dona Regina celebra 20 anos

17 Jun 2019
André Araújo Hospital e Maternidade Dona Regina celebra 20 anos

Nascido do processo de descentralização dos serviços de ginecologia, obstetrícia e pediatria do Hospital de Referência de Palmas, o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) foi criado em 21 de junho de 1999, com 94 leitos e 195 funcionários. Para celebrar os 20 anos de serviços prestados à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará um cerimônia, na próxima sexta-feira, às 9h, na frente da unidade.

Para a diretora geral da unidade, Débora Petry “é o momento de celebrar 20 anos de muitos avanços e conquistas, quando o Dona Regina beneficiou diretamente cerca de 350 mil habitantes, já que é a única referência em alta complexidade para atender partos em toda a macrorregião de saúde centro sul a qual é referência”, destacou.

De acordo com dados da SES, estima-se que em 20 anos, cerca de aproximadamente 70 mil crianças nasceram na maternidade, que desde 2002 conta com um banco de leite humano e conquistou o título de Hospital Amigo da Criança (estratégia lançada pela Organização Mundial da Saúde e UNICEF em 1991, com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar). O Banco de Leite da unidade atende em média 45 crianças diariamente.

Além da ampliação que recebeu em 2008, o hospital em 2010 passou a oferecer às parturientes o direito de acompanhante  de livre escolha na hora do parto e recebeu a certificação do Método Canguru (modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família, internado na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, que permite que os pais tenham uma maior participação nos cuidados).

Em 2011, aderiu ao programa Rede Cegonha (estratégia que tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no País e contribui para a aceleração da redução das taxas de mortalidade materna e neonatal).

O HMDR também conta com o Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVIS), que busca diminuir os danos psicossociais e físicos decorrentes da violência sexual, através do acolhimento humanizado e acompanhamento por período mínimo de seis meses. No serviço foram atendidos 256 casos novos, com um total de 1.644 atendimentos no ano de 2018.

“Atualmente o Hospital e Maternidade Dona Regina oferece um atendimento integral à mulher e ao bebê, com 25 especialidades médicas, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeuta ocupacional, odontólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem”, enfatizou Débora Petry.

COMPARTILHE:


Confira também:


Seu bolso

Procon Tocantins oficia Energisa e solicita suspensão ou redução do reajuste nas contas de energia

O reajuste na tarifa de energia elétrica do Tocantins aprovado, vai variar de 1,79% até 8,54% conforme o tipo de consumidor.

Pressão

Órgãos ministeriais pressionam o governo do Tocantins e buscam na Justiça regularizar o abastecimento de insumos do Lacen

A falta de kits para extração genética impede que dados sobre a pandemia do novo coronavírus sejam computados e que o atendimento adequado aos doentes seja realizado, podendo agravar a disseminação da covi-19



Sanidade

Novo caso de mormo no Tocantins é confirmado em São Salvador

A constatação veio após a realização do exame complementar confirmatório western blotting


Taquaruçu

Circo de Família e o amor como resposta

O espetáculo “Circo de Família” será apresentado ao vivo a partir das 10h do dia 05 de julho. Os ingressos podem já podem ser adquiridos a partir do valor de R$ 5,00 na bilheteria online.


Prevenção

Campanha Nacional de vacinação contra Influenza é prorrogada até dia 24 de julho

Com o objetivo de alcançar a meta estabelecida a vacina já foi distribuída para os 139 municípios


Regulação

ATR implementa atendimento presencial por agendamento


Justiça

Produtividade na Justiça Federal no Tocantins ultrapassa a marca de 26 mil processos julgados durante período de trabalho remoto


Tocantins

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação


Infraestrutura

Entrega de máquinas fecha ações do Governo do Tocantins em infraestrutura rodoviária no primeiro semestre de 2020


Economia

Intenção de consumo das famílias de Palmas cai novamente em junho


Eleição CREA-TO

Engenheiro Jefferson segue na liderança para Presidente do CRE-TO



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira