Monday, 18 de February de 2019

SAÚDE


Saúde

Observatório vai contribuir para oferta de serviços de saúde adaptados às necessidades locais

02 Feb 2018    17:10    alterado em 02/02 às 17:10
Frederick Borges Observatório vai contribuir para oferta de serviços de saúde adaptados às necessidades locais

Lisane Braga/Governo do Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde (Ses-TO) continua a investir em estratégias e ferramentas de gestão com objetivo de ofertar um serviço de saúde cada vez mais humanizado, eficiente e direcionado às necessidades da população do Estado.

E para reforçar as estratégias de governança, a Ses trabalha na implantação do Observatório de Equidade, Desigualdades e Determinantes Sociais em Saúde, um projeto do Núcleo de Articulação Estratégica (Nuarte), coordenado pela Superintendência de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde (SVPPS).

Segundo o coordenador do Nuarte, Alexandre Rararipe, o Observatório, que tem inauguração prevista para abril, atuará como reforço ao Integra Sus, espaço localizado na sede da Secretaria em Palmas e que concentra informações estratégicas para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). “Nosso principal objetivo é medir e monitorar as iniquidades, desigualdades em saúde. Hoje, possuímos as informações sobre os agravos ou doenças e não temos o conhecimento dos determinantes sociais em saúde. O Observatório será a principal ferramenta para revelar o enfoque desses determinantes”.

Ainda de acordo com o coordenador, o que a Ses espera é que o serviço possa ser mais adaptado à realidade local e não seguir somente  um determinado protocolo para ser aplicado de forma idêntica para todo o Estado, sem respeitar as especificidades de cada município. “Este é um trabalho inédito. Estamos concentrando esforços para que possamos descobrir os indicadores do Tocantins. Identificar quem está adoecendo, onde e porque está adoecendo possibilita uma ação programada mais exata para nosso público”.

Todo o trabalho para identificação de desigualdades está sendo consolidado por meio de pesquisas e oficinas que foram realizadas nas oito regiões de saúde do Estado. As pesquisas contaram com participação de gestores municipais, populações tradicionais, movimentos sociais, quilombolas, indígenas, mulheres que exercem atividades agroextrativistas. O cruzamento dessas informações será a base para a definição dos indicadores do Tocantins.

Tocantins como referência

Fruto do termo de cooperação técnica do Governo do Estados com a Organização Panamericana de Saúde (Opas), o Observatório recebe a orientação da Fiocruz. O Brasil conta hoje com apenas dois Observatórios, o Nacional e outro na região Nordeste. Já o Tocantins servirá de projeto piloto para os demais estados da região Norte. “É necessário atender às nossas especificidades que são diferentes a cada região. Medindo as desigualdades, esperamos alcançar aqueles grupos menos favorecidos e serviremos referência para os estados da região norte”, finaliza Araripe.

COMPARTILHE:


Confira também:


Reforma da Previdência

Bolsonaro irá ao Congresso entregar texto da reforma da Previdência

Informação foi divulgada pelo secretário Rogério Marinho

Saúde

Governo , Ministério Público e Defensoria Pública discutem soluções para judicialização da saúde

O defensor público, Arthur Marques, apontou problemas recorrentes como a superlotação dos hospitais, a dificuldade do abastecimento de alguns medicamentos e as interrupções de tratamentos de pacientes com câncer.



Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira