Sunday, 23 de September de 2018

Sunday, 23 de September de 2018

SAÚDE


Sáude

Pesquisa da SBU revela que 49% dos homens não consultam o urologista

09 Jul 2013

Uma nova pesquisa realizada com mil homens em São Paulo trouxe à tona uma realidade alarmante para a saúde masculina: 49% dos homens nunca passou por uma consulta com o urologista. O estudo, feito pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) em parceria com a Bayer, teve o objetivo de avaliar o conhecimento masculino sobre a própria saúde, especialmente na idade adulta e na maturidade.

 

 

De acordo com o Dr. Aguinaldo Cesar Nardi, presidente da SBU, o urologista é o profissional de saúde que mais atende às necessidades do homem, acompanhando-o desde a infância até a maturidade. “Podemos tratar desde a fimose, na infância, e acompanhar o paciente em todas as etapas da vida, ajudando-o a lidar com a própria sexualidade e a contornar problemas como doenças sexualmente transmissíveis, hiperplasia prostática benigna, câncer de próstata, incontinência urinária e distúrbios androgênicos do envelhecimento masculino”, explica o especialista.

 

 

O médico ressalta a importância dos homens cuidarem da própria saúde. Segundo a pesquisa, 49% dos entrevistados nunca realizaram exames para detectar o câncer de próstata e 48% nunca fez exames para aferir os níveis de testosterona (hormônio masculino) no sangue. “Para ajudar a conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde é fundamental que haja acesso a este tipo de especialidade pelo SUS”, informa o Dr. Nardi. “Esta é uma luta da Sociedade Brasileira de Urologia junto ao Ministério da Saúde, pois existem poucos Centros de Saúde do Homem com atendimento na rede pública de saúde”, conta o presidente da SBU. 

 

No estudo, ainda foi constatado que 52% dos homens afirmaram saber o que é andropausa – baixa acentuada da testosterona em idosos. No entanto, todos os homens afirmam ter algum sintoma característico desta fase da vida, a saber: 39% aumento da circunferência abdominal (obesidade), 12% diminuição de pelos e alterações na pele, 10% problemas emocionais como depressão, ansiedade e irritabilidade, 16% queda no desempenho físico e mental, 13% redução do desejo sexual e 10% ausência ou diminuição de ereções espontâneas pela manhã.

 

 

“Saber reconhecer estes sintomas e procurar ajuda de um urologista pode ser muito benéfico para a qualidade de vida do paciente, especialmente na maturidade”, diz o Dr. Nardi. A diminuição do hormônio masculino interfere nos volumes da massa muscular e da massa óssea e também na cognição e raciocínio, além de claro, diminuir a libido dos homens, causando problemas de ereção. Segundo o médico, por conta da perda de massa óssea, o risco de fratura é dobrado. “E como vimos na pesquisa, apenas 10% dos homens sabem que existe o tratamento com reposição hormonal, que pode controlar os níveis de testosterona” informa. 

 

Para conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem a Bayer conta com ações de promoção à saúde e qualidade de vida para o público masculino e oferece também o site http://www.bayerparahomens.com.br/. Este ano, a companhia realizará, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia, um mutirão para conscientização e prevenção de doenças para os homens. A ação acontecerá nos dias 15 e 16 de julho, na Estação Sé do metrô em São Paulo e oferecerá exames gratuitos como medição de glicemia, exames de IMC, peso, altura e pressão arterial, além de contar com orientação sobre cuidados básicos com a saúde a fim de prevenir doenças como diabetes, hipertensão, entre outras.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Urologia

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

57

PARABÉNS!
PARABÉNS!

56

BOM
BOM

1

AMEI!
AMEI!

1

KKKK
KKKK

53

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

0

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

0

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

Carlesse está entre os 6 governadores que podem ser reeleitos em 1º turno, aponta UOL

Além do chefe do Executivo do Tocantins, o portal cita como candidatos que “lideram com folga” as pesquisas Renan Filho (MDB), em Alagoas; Rui Costa (PT), na Bahia; Camilo Santana (PT), no Ceará; Flávio Dino (PCdoB), no Maranhão; e Wellington Dias (PT), no


  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira