Monday, 18 de February de 2019

SAÚDE


Sáude

Preserve sua imunidade contra doenças respiratórias no inverno

05 Jul 2013

O inverno chegou e com ele o aumento da incidência de doenças respiratórias. Uma das principais causas para crescimento desses tipos de enfermidades nesta época é o grande número de aglomeração de pessoas em locais fechados. Além disso, o clima mais seco e o ressecamento das vias respiratórias favorece a invasão de vírus e bactérias. Na maioria das vezes o problema apresentado não é grave, mas infecções virais simples podem funcionar como porta de entrada para outras mais graves especialmente as de origem bacteriana, como a pneumonia. Mas como diferenciar o resfriado, a gripe e a pneumonia?

 

Apesar de alguns sintomas das três doenças serem similares, podemos observar peculiaridades que auxiliam a identificação de cada uma delas. O resfriado é uma enfermidade mais leve que a gripe e raramente vem acompanhada de febre alta. Os sintomas são mais brandos com pouca tosse, coriza e mínima indisposição física. Os riscos de complicações, proporcionando doenças à invasão de doenças oportunistas, são mínimos. Já a gripe, é uma doença respiratória contagiosa, causada pelo vírus influenza. Ela pode ser leve, mas em alguns casos, especialmente em indivíduos de maior risco (idosos, crianças, gestantes e portadores de doenças crônicas), pode levar a complicações, internação e até à morte. As complicações mais frequentes são as infecções bacterianas secundárias, como a pneumonia.

 

A pneumonia está entre as três principais causas de morte em todas as idades no mundo, atrás apenas das doenças cardíacas (1º lugar) e das doenças cerebrovasculares (2º lugar).

 

O pneumococo é o agente infeccioso mais comum como causador de pneumonias, sendo responsável por um grande número de hospitalizações e mortes em todo o mundo. Em alguns casos a infecção pode atingir a corrente sanguínea e levar à forma disseminada mais grave. Os sintomas principais são: tosse, febre, dor no peito, cansaço e falta de ar. A radiografia de tórax confirma o diagnóstico. O pneumococo pode causar, além de pneumonias, otites, sinusites e meningites. As doenças pneumocócicas (DPs) são responsáveis por 1,6 milhão de mortes no mundo a cada ano: o triplo do número mortes provocadas pela gripe2.

 

A prevenção de doenças respiratórias envolve alimentação saudável, práticas de atividades físicas, higiene das mãos e principalmente a imunização por meio de vacinas. Evitar ambientes com aglomerações, contato com pessoas doentes e exposição ao tabaco também pode ajudar a evitar a contaminação.

 

 

Campanha Previna-se: encare a pneumonia de peito aberto 

Para alertar a população sobre a importância da pneumonia e da prevenção após os 50 anos, quatro importantes sociedades médicas brasileiras – Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Associação Brasileira de Imunizações (SBIm), Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), – se uniram para lançar a campanha Previna-se: encare a pneumonia de peito aberto.

 

A iniciativa, que contará com ações educativas e de conscientização, tem a atriz Regina Duarte como madrinha e conta com o apoio da Pfizer. “A campanha Previna-se: encare a pneumonia de peito aberto, pretende estimular que as pessoas falem sobre vacinação na vida adulta, especialmente a partir dos 50 anos, quando estamos mais suscetíveis às doenças. E eu espero contribuir muito para que essa conversa sobre vacinação na vida adulta se multiplique”, afirma Regina.

 

 

Com abrangência nacional, a campanha engloba ações em plataformas digitais, como hotsite, fanpage no Facebook e canal no YouTube; além de iniciativas presenciais com a população, como blitze de saúde e ciclo de palestras em hospitais e clínicas sobre a pneumonia. Haverá ainda uma caminhada em São Paulo (SP), com a presença da atriz Regina Duarte.

 

 

Em breve, será lançado um aplicativo mobile para celulares e tablets com sistema operacional Android e iOS. Com o aplicativo, a ideia é ter uma carteira de vacinação de fácil acesso para toda a família. Basta preencher os dados pessoais e as informações sobre vacinações pregressas, que o aplicativo informará ao usuário o calendário vacinal recomendado e avisará, via e-mail e alertas no celular, sobre as próximas vacinas previstas.

 

 

Para acompanhar a agenda da campanha e obter mais informações sobre a prevenção da pneumonia, acesse www.campanhaprevinase.com.br, curta a fan page da iniciativa facebook.com/campanhaprevina e acesso o canal do Youtube youtube.com/campanhaprevinase.

 

Fonte: Comunidade Corporativa

COMPARTILHE:


Confira também:


Imbróglio

MPE requer suspensão de contrato do serviço de estacionamento rotativo de Palmas

“Transcorridos quase dois anos após o abandono e o descaso por parte da empresa concessionária, o que se pretende, agora, é a retomada do serviço público com nova roupagem”, avalia o texto do pedido de liminar.

Norte do TO

Senadora Kátia Abreu reúne prefeitos e secretário estadual de Saúde no Bico do Papagaio

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião.



Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado

“O que queremos é que todas as instituições compreendam que a situação em que nos encontramos requer ações imediatas, de modo que possamos ter um estado sustentável a médio e longo prazo”, frisou Edson Cabral.


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins


Brasília

Damaso fala da responsabilidade do cargo assumido e pede ao Governo apoio para os municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira