Saturday, 22 de September de 2018

Saturday, 22 de September de 2018

SAÚDE


Saúde

Prevenção do câncer de cabeça e pescoço é foco da saúde neste mês de julho

18 Jul 2018    15:08
ASCOM/Divulgação Prevenção do câncer de cabeça e pescoço é foco da saúde neste mês de julho

Aderindo à ideia dos meses temáticos de conscientização, institutos e associações em todo o País resolveram dedicar o mês de julho a divulgar informações e promover atividades que auxiliem na prevenção e no combate ao câncer de cabeça e pescoço, já que 27 de julho é o Dia Mundial de Conscientização e Combate a essa enfermidade. A Unimed Palmas aderiu à campanha e os médicos Juliano Borges, Daniel Hiramatsu e Baraúna Neto, cirurgiões de cabeça e pescoço da cooperativa, falaram sobre fatores de risco, diagnóstico, prevenção e tratamento da doença, que possui diversas facetas.

Tumores de cabeça e pescoço são a forma genérica com que se denominam os cânceres que se desenvolvem em áreas como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide e seios paranasais. São tipos de câncer sobre os quais ainda pouco se fala, apesar de o Instituto Nacional de Câncer (Inca) ter alertado sobre o registro de cerca de 40 mil novos casos da doença a cada ano.

Pensando nisso, a Unimed Palmas reuniu seus três cirurgiões especializados nessa área para oferecerem informações de conscientização a respeito dos tumores malignos de cabeça e pescoço.

Fatores de risco

Segundo o doutor Juliano Borges, assim como em outros tipos de câncer, o consumo frequente de álcool e o alcoolismo são fatores que aumentam o risco de aparecimento de lesões de cabeça e pescoço que podem se tornar tumores. E o tabagismo, diz ele, é o principal fator isolado causador desse tipo de câncer. Além disso, continua o médico, o HPV, vírus transmitido principalmente por relações sexuais, e o vírus Epstein-Bar – um pouco mais raro – também podem causar lesões associadas ao aparecimento do câncer nessas regiões.

Juliano relata que outro fator pouco conhecido é consumo de bebidas ou comidas muito quentes, que, por agredir as células da mucosa, torna-se um fator de risco secundário. “O consumo diário e prolongado de bebidas tradicionalmente servidas em temperaturas altas - como o chimarrão, por exemplo - aumentam o risco de câncer de boca, assim como do câncer de esôfago”, explicou.

 

Prevenção e diagnóstico

Para prevenir o surgimento de tumores nas regiões de cabeça e pescoço, o doutor Daniel Hiramatsu recomendou que se evite o consumo de qualquer tipo de cigarro, cachimbo ou fumo de mascar e a ingestão de bebidas alcoólicas em excesso; indicou o exercício regular de atividades esportivas, a proteção da pele dos raios solares, principalmente nos horários de maior incidência, além de bons cuidados e higiene bucal e a manutenção de uma dieta balanceada, à base de vegetais e rica em proteínas e minerais.

Mas, no caso de o diagnóstico ter sido inevitável, alguns sintomas servem de alerta. O médico relatou que podem aparecer manchas brancas na boca, nódulos ou lesões indolores; o paciente pode sentir também dor local, mudança na voz e rouquidão, dificuldade para engolir, e, até mesmo, ter lesões com sangramento ou cicatrização demorada, dolorosas e acompanhadas de nódulos cervicais. O diagnóstico precoce é a medida mais eficiente para ter uma chance de cura. Por isso, se houver qualquer lesão suspeita, o especialista deve ser consultado com brevidade”, advertiu Daniel.

 

Tratamento

Em relação ao tratamento dos tumores de cabeça e pescoço, o cirurgião Baraúna Neto relatou que existem modalidades terapêuticas em estudo, ainda sem comprovação científica, mas que comumente o tratamento é realizado por uma combinação. “Os tratamentos eficazes, para maioria dos casos, são compostos pelo tripé cirurgia, quimioterapia e radioterapia”, contou. 

Nesse ponto, dr. Juliano ainda acrescentou que “é importante que todas as opções de tratamento sejam discutidas com o médico, bem como seus possíveis efeitos colaterais, para que especialista e paciente tomem a melhor decisão”. Fatores como estado geral de saúde e idade do paciente, estágio da doença, localização exata do tumor e considerações pessoais podem ser decisivos na escolha do tipo de tratamento.

Os três médicos concordam que a consciência para prevenção e o tratamento adequado são os melhores combatentes do câncer de cabeça e pescoço.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

17

PARABÉNS!
PARABÉNS!

32

BOM
BOM

18

AMEI!
AMEI!

17

KKKK
KKKK

16

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

14

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

16

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

CANCER PESCOÇO CABEÇA

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


SEMANA NACIONAL

Tocantins reduz óbitos de pedestres e ciclistas no trânsito

Ações integradas de prevenção de acidentes no trânsito salvam vidas de pedestres e ciclistas no estado. Redução foi de 26% e 56%, respectivamente

Saúde

MPE obtém decisão judicial acerca de acúmulo de lixo no Hospital Regional de Araguaína

Segundo a Promotora de Justiça Araína Cesárea Ferreira Santos D’Alessandro, manter o ambiente hospitalar limpo e livre de contaminação de qualquer espécie é uma obrigação do Estado



Pecuária

Seagro oportuniza discussão sobre caprinocultura do leite em palestras na Expopalmas

A diretora reforçou que todo processo de pecuária é preciso que seja acompanhado por um técnico, seja médico veterinário, zootecnista ou engenheiro agrônomo.


Pesquisa Fieto

Pesquisa Fieto/Vetor indica vitória de Carlesse no primeiro turno

A segunda rodada da pesquisa Fieto/Vetor foi divulgada nesta sexta-feira, 21. O intervalo de confiança é de 95% e margem de erro máximo estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.


Polícia Fazendária

Estado terá Batalhão da Polícia Militar Fazendária

A criação do Batalhão da Polícia Militar Fazendária atende também a uma antiga reivindicação dos servidores do Fisco.


Saúde

Instalação da máquina de radioterapia de Araguaína deve ser concluída em 90 dias


Esporte

Meia Maratona do Tocantins será realizada dia 1º dezembro com premiação de mais de R$ 55 mil


Ocorrência

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no Extremo Norte do Estado


Infância

Candidatos ao governo do Tocantins são convidados a assumir compromisso com a infância: César Simoni é o primeiro


Investimentos

Obras do Fórum de Araguaína e de entupimento da “cratera” da TO-222 em Araguaína são vistoriadas


Carlesse

Multidão recepciona Carlesse e reunião vira grande caminhada em Gurupi



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira