Tuesday, 19 de February de 2019

SAÚDE


Saúde

Profissionais recebem capacitação em ações de combate à hanseníase

24 Sep 2012

Secretaria de Estado da Saúde realiza no período de 25 a 27 de setembro, na cidade de Paraíso do Tocantins, capacitação para "Assistência Integral ao Paciente de Hanseníase", destinado a médicos, fisioterapeutas e enfermeiros que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde e realizam diagnósticos e tratamento da doença. Esses profissionais serão capacitados para avaliação e monitoramento da função neural, diagnóstico e tratamento das reações, técnicas simples de prevenção e reabilitação de incapacidade física, vigilância de contatos e organização de serviço.

Além dos profissionais de Paraíso mais 15 municípios da região centro-oeste e sudeste do Estado também receberão a capacitação. Participam profissionais de saúde dos municípios de: Pugmil, Oliveira de Fátima, Cristalândia, Pium, Marianópolis, Paranã, Rio dos Bois, Ponte Alta do TO, São Salvador, Dois Irmãos, Monte do Carmo, Rio Sono, Taguatinga, Caseara e Almas.

Para a técnica da gerência de Hanseníase e Tracoma da Sesau, Jaqueline Ourique de Azambuja Picoli quanto mais casos da doença forem diagnosticados e tratados no Estado, maiores são as chances de quebra da cadeia de transmissão da doença e em consequência diminuição do número de casos. "Os profissionais de saúde, sobretudo os que atuam nessa região, têm um papel preponderante no controle e eliminação da doença. Portanto, verifica-se a necessidade de mantê-los atualizados sobre a hanseníase" avalia a técnica.


Hanseníase

A Hanseníase é uma doença crônica granulomatosa, de notificação compulsória e investigação obrigatória, causada pelo Mycobacterium leprae (bacilo de Hansen), que acomete a pele e os nervos periféricos, podendo causar incapacidades físicas e deformidades. Dados recentes do Tocantins evidenciam um coeficiente de detecção geral de 72,14/100.000 habitantes e um coeficiente de detecção em menores de 15 anos de 20,86/100.000 habitantes.


(Fonte: SECOM)

COMPARTILHE:


Confira também:


Mulheres Presas

Neste ano, nove mulheres foram presas por tentar entrar com ilícitos em unidades penais do Estado

Após, a mulher confessou as agentes que carregava um celular na genitália e foi conduzida para a Unidade de Pronto Atendimento Norte, em Palmas, para retirada do aparelho.

Ponte de Porto

Defensoria e OAB vão integrar comissão que trata sobre interdição da ponte de Porto Nacional

Audiência, realizada na sexta-feira, 15, debateu os principais impactos gerados com a interdição


Ocorrência

Polícia Civil apreende 30 kg de maconha e prende traficante no Sul do Estado

As investigações da Polícia Civil constataram que Hailton trazia, do Estado de Goiás, grandes quantidades de entorpecentes para Gurupi e região, e que, nessa madrugada, outra remessa chegaria ao Tocantins.


Meio Ambiente

Municípios têm apenas 30 dias para protocolar processo do ICMS Ecológico no Naturatins

De acordo com a legislação, anualmente, os municípios tem prazo até o dia 15 de março, para manifestar o interesse e comprovar o cumprimento das exigências, conforme disposto no Decreto nº 5.264/2015.


Diálogo

Secretários apresentam plano de reestruturação à instituições dos diferentes poderes do Estado


Itelvino Pisoni

Sistema Fecomércio Tocantins realiza visita a Prefeita Cinthia Ribeiro


Tocantins

Dispara número de casos prováveis de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti


HGP

Defensoria emite recomendação para Sesau por desassistência na oferta de cirurgias cardiológicas em Palmas


Adapec

Produtor rural pode emitir Guia de Trânsito Animal de qualquer localidade


Segurança

Identificação facial e papiloscópica da Polícia Civil é destaque em operações de combate à criminalidade no Tocantins



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira