Wednesday, 22 de August de 2018

Wednesday, 22 de August de 2018

SAÚDE


Hanseníase

Saúde leva informações sobre hanseníase nas feiras de Palmas

19 Jan 2018

Para conscientizar a população sobre a hanseníase, uma doença crônica, infectocontagiosa e que atinge a pele e os nervos periféricos, a equipe do Grupo Condutor da Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vem percorrendo a cidade para conversar e orientar sobre a doença. Nessa última quinta-feira, 18, a ação foi realizada com os feirantes e frequentadores da Feira Popular da Arse 112. O bate papo dos técnicos com as pessoas sobre os sintomas da hanseníase chamou a atenção de várias pessoas.

A enfermeira residente e integrante do Grupo Condutor da Hanseníase, Patrícia Rodrigues dos Santos, explica que a iniciativa da mobilização faz parte da programação do Janeiro Roxo que busca sensibilizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Durante as abordagens as profissionais falam sobre os principais sintomas como: manchas no corpo, com diminuição ou perda de sensibilidade, que podem ser sinais do problema. "Estamos aqui não apenas para entregar panfletos sobre a doença, mas sim para conversar, tirar dúvidas, além de tudo orientar sobre tratamento, como e onde deve ser feito", observa Patrícia destacando a interatividade das pessoas abordadas.

Maria Rita Botelho que estava acompanhada da família na Feira foi uma das pessoas que parou para ouvir um pouco mais sobre a doença. "Sou enfermeira e tenho conhecimento sobre a Hanseníase, mas a forma da abordagem, os dados que foram repassados e também o modo como a saúde de Palmas vem tratando a doença me deixou bastante surpresa", avalia a enfermeira.

A programação das intervenções na cidade continua. Nesta sexta-feira, 19, o Grupo vai percorrer a Feira Popular da 304 Sul, a partir das 17 horas.

Sobre a Hanseníase

A hanseníase pode levar a sérias incapacidades físicas e é uma das mais antigas doenças a acometer o homem. Com o avanço da ciência, há mais de 20 anos que a enfermidade tem tratamento e cura.

A transmissão principal é pelas vias respiratórias superiores de pacientes multibacilares não tratados, sendo, também, o trato respiratório a mais provável via de entrada do vírus no corpo.

A hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória. Os casos diagnosticados devem ser notificados, utilizando-se a ficha de notificação e investigação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação/Investigação.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

37

PARABÉNS!
PARABÉNS!

31

BOM
BOM

30

AMEI!
AMEI!

34

KKKK
KKKK

34

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

18

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

26

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições

Demandas municipalistas devem estar entre as prioridades propostas pelos candidatos ao Governo do Estado, defende ATM

Além da regularidade nos repasses, prefeitos buscam políticas inovadoras aos Municípios, projetos estruturantes e ligação asfáltica rodoviária

Carlesse

Prefeitos da base da oposição declaram apoio a Mauro Carlesse

Quem também trouxe seu apoio foi a prefeita de Bernardo Sayão, Bentinha (MDB), que na eleição suplementar havia apoiado outro candidato.




  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira