Monday, 21 de May de 2018

Monday, 21 de May de 2018

SAÚDE


Hanseníase

Saúde leva informações sobre hanseníase nas feiras de Palmas

19 Jan 2018

Para conscientizar a população sobre a hanseníase, uma doença crônica, infectocontagiosa e que atinge a pele e os nervos periféricos, a equipe do Grupo Condutor da Hanseníase da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vem percorrendo a cidade para conversar e orientar sobre a doença. Nessa última quinta-feira, 18, a ação foi realizada com os feirantes e frequentadores da Feira Popular da Arse 112. O bate papo dos técnicos com as pessoas sobre os sintomas da hanseníase chamou a atenção de várias pessoas.

A enfermeira residente e integrante do Grupo Condutor da Hanseníase, Patrícia Rodrigues dos Santos, explica que a iniciativa da mobilização faz parte da programação do Janeiro Roxo que busca sensibilizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Durante as abordagens as profissionais falam sobre os principais sintomas como: manchas no corpo, com diminuição ou perda de sensibilidade, que podem ser sinais do problema. "Estamos aqui não apenas para entregar panfletos sobre a doença, mas sim para conversar, tirar dúvidas, além de tudo orientar sobre tratamento, como e onde deve ser feito", observa Patrícia destacando a interatividade das pessoas abordadas.

Maria Rita Botelho que estava acompanhada da família na Feira foi uma das pessoas que parou para ouvir um pouco mais sobre a doença. "Sou enfermeira e tenho conhecimento sobre a Hanseníase, mas a forma da abordagem, os dados que foram repassados e também o modo como a saúde de Palmas vem tratando a doença me deixou bastante surpresa", avalia a enfermeira.

A programação das intervenções na cidade continua. Nesta sexta-feira, 19, o Grupo vai percorrer a Feira Popular da 304 Sul, a partir das 17 horas.

Sobre a Hanseníase

A hanseníase pode levar a sérias incapacidades físicas e é uma das mais antigas doenças a acometer o homem. Com o avanço da ciência, há mais de 20 anos que a enfermidade tem tratamento e cura.

A transmissão principal é pelas vias respiratórias superiores de pacientes multibacilares não tratados, sendo, também, o trato respiratório a mais provável via de entrada do vírus no corpo.

A hanseníase é uma doença de notificação compulsória em todo o território nacional e de investigação obrigatória. Os casos diagnosticados devem ser notificados, utilizando-se a ficha de notificação e investigação do Sistema de Informação de Agravos de Notificação/Investigação.

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

25

PARABÉNS!
PARABÉNS!

24

BOM
BOM

22

AMEI!
AMEI!

24

KKKK
KKKK

25

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

11

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

16

CREDO!
CREDO!

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Eleições 2018

Kátia Abreu: “vou fechar a torneira da corrupção para devolver o dinheiro do povo”

Candidata recebe apoio em Pedro Afonso e Itacajá ao apresentar propostas para desenvolvimento e combate à pobreza

Eleições 2018

“Salvadores da pátria levaram TO à bancarrota”, diz Carlesse

“Os que de fato lutam para melhorar o Estado estão aqui, nesse palanque, porque acreditam em um projeto de estabilidade. Que lutam por um Tocantins melhor para todos”, disse, sobre seus aliados.



Tocantins

MPE denuncia acusado de extorquir dinheiro de mulher com fotos íntimas

Apurou-se que as ameaças se intensificaram e a vítima, coagida e intimidada, aceitou entregar a quantia de R$ 300,00


Eleições 2018

Na Fieto, Vicentinho indicou a possibilidade de reduzir a carga tributária do Tocantins

Vicentinho Alves demonstrou preocupação com as contas públicas e destacou a necessidade do governo do Estado “não gastar mais do que arrecada”.


Educação

População de Guaraí ganha a 8ª unidade do Colégio da Polícia Militar

A solenidade realizada na tarde desta quinta-feira, 17, contou com a presença da secretária da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar e do comandante da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras Barbosa


Rally Baja Jalapão

4º Rally Baja Jalapão 500: roteiro passará por três cidades


Márlon Reis

“Precisamos que o Governo diminua para que a Tocantins cresça”, diz Márlon Reis durante encontro na Fieto


Tocantins

Justiça do Tocantins descumpre decisão do STJ sobre prisão domiciliar


Campanha

Hospital Municipal de Araguaína conscientiza pais sobre abuso e exploração sexual infantil


Festival

Festival atrai pesquisadores do circo brasileiro


Mário Lúcio

“Entendo que só a política séria pode melhorar a vida das pessoas”, diz Mário Lúcio na TV em Araguaína



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira