Thursday, 22 de August de 2019

SAÚDE


Hidratação

Temperatura elevada e clima seco podem ocasionar em casos graves de desidratação

04 Dec 2014


A menos de um mês da estação mais quente do ano, o verão, que começa em 21 dezembro, mais o agravante da falta de chuva que favorece o clima seco, algumas recomendações para evitar que a água do corpo seja insuficiente para o bom funcionamento do organismo vão desde as vestimentas apropriadas até a higienização das mãos e dos alimentos.

A composição de água presente no corpo humano corresponde cerca de 60% (homem) e 50% (mulher). A indicação é de no mínimo 2 litros de água diariamente. "Já para os amantes do esporte é sugerido 500 ml de água a cada 30 minutos de atividade física. Para os treinos acima de 45 minutos a indicação é a ingestão de bebidas isotônicas, de maneira moderada, composta por água, sais minerais e carboidratos", recomenda o fisiologista do esporte do HCor, Diego Barros.

Há três fases da desidratação: na leve, é comum o individuo sentir sede. Já na forma moderada poderá sentir a pele seca, aumento da frequência cardíaca e da temperatura corporal, além de dor de cabeça e redução do peso. A desidratação grave pode proporcionar fraqueza do indivíduo, convulsões e até mesmo a morte. 

É possível diagnosticar a desidratação por meio de avaliação clínica. Em alguns casos pode ser necessária a realização de exames de sangue, fezes e urina, capazes de identificar o motivo e a intensidade do paciente desidratado. A refrigeração e higienização dos alimentos que serão consumidos deverão estar limpos, bem preparados e refrigerados. 

O soro caseiro é uma receita eficaz e prática aos desidratados. Basta 1 litro de água filtrada, uma colher de chá de sal e duas colheres de sopa de açúcar para o soro ficar pronto para o consumo. Na alimentação também é possível a reposição de água. A ingestão de melancia e alface, por exemplo, contém aproximadamente 90% de líquido em suas composições.

O fisiologista do esporte do HCor aconselha vestir roupas leves, evitar a prática de exercícios físicos nos dias muito quentes ao ar livre e também repor o líquido perdido. 

Fonte: Maxpress

COMPARTILHE:


Confira também:


Justiça

União pode bloquear repasses voluntários a estados, decide STF

A possibilidade do bloqueio está prevista no artigo 11 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), cuja validade é julgada nesta quarta-feira pelo plenário do Supremo.

Operação Medusa

Polícia Civil prende 15º suspeito da Operação Medusa

Deflagrada no último dia 15, a Operação Medusa visa combater ataques criminosos ocorridos em 2018 a mando de facção criminosa de renome nacional.


Saúde

Pacientes do Tocantins correm o risco de ficar sem diálise

Instituto de Doenças Renais não recebe repasses desde abril. 140 pacientes serão prejudicados pela ausência de recursos para oferecer o tratamento adequado


Fotografia

Dia da Fotografia com a TIM: dicas para tirar boas fotos e ofertas em smartphones

Quando o assunto é fotografia, o foco é o mais importante na hora de fazer os cliques. O elemento a ser destacado deve estar claro e bem posicionado.


Festival Gastronômico

Prefeitura lança programação artística do 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu


AL

Audiência pública homenageia UMA e Siqueira Campos


Agricultura

Seminário de Apicultura supera expectativa em números de participantes


Futebol

Capital empata com Palmas na abertura do Estadual de Futebol Sub19


Taquaruçu

Governo inaugura Núcleo de Identificação de Taquaruçu e entrega viaturas e armamentos para a Polícia Civil


Sanidade Animal

Adapec reúne mais de 70 médicos veterinários autônomos para debater sanidade animal



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira