Monday, 17 de February de 2020

SAÚDE


Hidratação

Temperatura elevada e clima seco podem ocasionar em casos graves de desidratação

04 Dec 2014


A menos de um mês da estação mais quente do ano, o verão, que começa em 21 dezembro, mais o agravante da falta de chuva que favorece o clima seco, algumas recomendações para evitar que a água do corpo seja insuficiente para o bom funcionamento do organismo vão desde as vestimentas apropriadas até a higienização das mãos e dos alimentos.

A composição de água presente no corpo humano corresponde cerca de 60% (homem) e 50% (mulher). A indicação é de no mínimo 2 litros de água diariamente. "Já para os amantes do esporte é sugerido 500 ml de água a cada 30 minutos de atividade física. Para os treinos acima de 45 minutos a indicação é a ingestão de bebidas isotônicas, de maneira moderada, composta por água, sais minerais e carboidratos", recomenda o fisiologista do esporte do HCor, Diego Barros.

Há três fases da desidratação: na leve, é comum o individuo sentir sede. Já na forma moderada poderá sentir a pele seca, aumento da frequência cardíaca e da temperatura corporal, além de dor de cabeça e redução do peso. A desidratação grave pode proporcionar fraqueza do indivíduo, convulsões e até mesmo a morte. 

É possível diagnosticar a desidratação por meio de avaliação clínica. Em alguns casos pode ser necessária a realização de exames de sangue, fezes e urina, capazes de identificar o motivo e a intensidade do paciente desidratado. A refrigeração e higienização dos alimentos que serão consumidos deverão estar limpos, bem preparados e refrigerados. 

O soro caseiro é uma receita eficaz e prática aos desidratados. Basta 1 litro de água filtrada, uma colher de chá de sal e duas colheres de sopa de açúcar para o soro ficar pronto para o consumo. Na alimentação também é possível a reposição de água. A ingestão de melancia e alface, por exemplo, contém aproximadamente 90% de líquido em suas composições.

O fisiologista do esporte do HCor aconselha vestir roupas leves, evitar a prática de exercícios físicos nos dias muito quentes ao ar livre e também repor o líquido perdido. 

Fonte: Maxpress

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