Saturday, 28 de November de 2020

VIVER


Gurupi

AGL comemora Dia da Poesia com sarau lítero-musical; Saiba mais sobre a instituição

11 Mar 2009

Em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, a Academia Gurupiense de Letras (AGL), promove  um sarau lítero-musical neste sábado, 14, a partir das 20 horas, no Centro Cultural Mauro Cunha, para comemorar o Dia Nacional da Poesia.

O presidente da AGL, Eliosmar Veloso (foto), informou que o evento contará com recitais de poemas, performances teatrais e  apresentações musicais da Banda de Música Municipal Ciney Santos Miranda. Outra atração será  a apresentação especial do quarteto musical da Casa de Cultura do Centro Universitário UnirG, formado pelos artistas Andréia Santana, Moisés Ribeiro, Jonatas Ferreira e Nilson Meireles, brindarão o publico com um seleto repertório do cancioneiro popular tocantinense.

Ainda de acordo com Veloso, na oportunidade, a Academia Gurupiense de Letras estará prestando uma homenagem a personalidades que contribuíram e ainda contribuem para o fomento e  a difusão da produção literária no Tocantins. Serão homenageados o presidente da Fundação Cultural do Tocantins, Júlio  César Machado, a deputada  estadual Josy Nunes  e a ex-deputada Dolores Nunes.

O presidente da AGL  explica que  Júlio, César Machado é merecedor dessa honraria, principalmente pelo empenho e determinação em colocar em prática políticas públicas consistentes para o setor literário tocantinense, citando como exemplo a reativação da Bolsa de Publicações Dr. Maximiano da Mata Teixeira e o Projeto Machadianas de Leitura, este último.

Veloso lembra que   a criação da  Bolsa  foi uma iniciativa da então deputada estadual Dolores Nunes visando homenagear o jurista Maximiano da Mata Teixeira, nascido em Natividade, em 15 de agosto de 1910.  Após um bom tempo desativada,   e preocupada em buscar mecanismos que possibilitassem o fomento literário no Estado, a deputada Josi Nunes não mediu esforços para a sua reativação.  “Essas três personalidades são merecedoras do reconhecimento público da classe literária tocantinense”, finalizou Veloso.

COMPARTILHE:


Confira também:


Covid-19

Tocantins contabilizou 570 novos casos confirmados da Covid-19

Dos 570 novos casos, 260 foram detectados por RT-PCR, 9 por sorologia e 301 através testes rápidos.




  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira