Wednesday, 05 de August de 2020

VIVER


Cultura

Consultor da Funarte vem a Palmas analisar Theatro Fernanda Montenegro

07 Apr 2009

O coordenador do Centro Técnico de Artes Cênicas (CTAC) da Fundação Nacional de Arte, no Rio de Janeiro, Abílio da Silva Henriques, estará em Palmas nos dias 15 e 16 de abril para realizar um trabalho de consultoria técnica no Theatro Fernanda Montenegro. O especialista analisará os detalhes de cenotécnica, cenografia e iluminação, entre outros quesitos, para nortear a necessidade de reforma no local.

O presidente da Fundação Cultural de Palmas, Pierre de Freitas, destaca que há uma preocupação da instituição em apontar as reais necessidades do Theatro. "Por isso a parceria com a Funarte na prestação desta consultoria especializada na questão de reformas de casas de espetáculo de todo o País", enfatiza.

O Theatro Fernanda Montenegro é o maior do Estado do Tocantins e completa, em agosto de 2009, 13 anos de criação. Palco de inúmeras manifestações culturais, o espaço abriga 512 espectadores. Percebendo a necessidade e a importância da manutenção deste local para a difusão da arte, a Fundação Cultural de Palmas, desde sua criação em 2008, vêm promovendo pequenos reparos, como a troca de cadeiras e concertos em detalhes da caixa cênica, entre outros.

 


Funarte

Criado em 1987, o Centro Técnico de Artes Cênicas da Funarte, atualmente coordenado por Abílio da Silva Henriques, reúne profissionais de 14 estados brasileiros e tem uma atuação nacional, voltada para as áreas técnicas de infraestrutura no segmento – cenotécnica, cenografia, arquitetura cênica, indumentária, administração e produção teatral.

O objetivo é o resgate, a reciclagem, a organização e a difusão de conhecimentos técnicos que, ao longo da história das artes cênicas no Brasil, sempre foram repassados apenas pela prática. Através do Centro são atendidos os pedidos de assessoria para projetos de construção, reforma, adequação e equipamento de espaços cênicos em todo o país, envolvendo conhecimentos de arquitetura cênica, instalações cenotécnicas, iluminação cênica e outras áreas técnicas.

As ações desse programa se desenvolvem com atendimento de técnicos no CTAC e com visitas a espaços cênicos de municípios em todo o país, atenuando a situação que vem gerando inúmeros exemplos de mal utilização e equívocos no trato com as casas de espetáculos.

COMPARTILHE:


Confira também:


"Operação Direct"

Polícia Federal investiga fraudes a licitações e atos de corrupção no interior do Tocantins

O nome da Operação faz referência à relação “direta” e pessoal existente entre o empresário e os agentes públicos, com a existência de favorecimentos entre as partes.


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira