Tuesday, 23 de July de 2019

VIVER


Cultura

Coral Sinfônico do Tocantins se apresentará em Anápolis

24 Jun 2008

Após se apresentar no Teatro Fernanda Montenegro com músicas de Mozart, Bach e Beethovenn, o Coral Sinfônico do Tocantins oferecerá ao público anapolino a melhor audição produzida pelo Estado. O XXI ENCOA - Festival Nacional de Corais de Anápolis reúne os melhores grupos de canto erudito do país, num dos seus maiores festivais de cultura. Desde julho de 2003, o Coral Sinfônico do Tocantins vem compondo músicas exclusivas para concertos. Só que, em Anápolis, o grupo pretende valorizar a cultura brasileira, mesclando a música popular ao som de flautas e clarinetes. “Apesar de sermos um grupo que se dedica à produção e difusão da música erudita escrita originalmente para coral, pela primeira vez estamos abrindo uma exceção e apresentaremos Prelúdio para Ninar Gente Grande, que é uma adaptação da música de Luiz Vieira” adiantou a coordenadora do concerto Ana Maria Bittencourt.

Originado no Tocantins, o Coral Sinfônico do Estado difere de outros concertos brasileiros, visto que se dedica exclusivamente a montar obras do repertório erudito compostas para Coro Misto. Esta é quarta vez que o coral se apresenta, e, com grande representatividade, é convidado a cantar, novamente, grandes obras regidas pelo maestro William Fernandes.

Fernandes é criador e diretor do Madrigal de Palmas e rege o Coral Sinfônico do Tocantins há sete anos. “Conhecimento técnico, talento, vivência na música e teatro que o nosso maestro traz consigo, além de ter vivido na Grécia, Israel e Alemanha, garantem o sucesso e brilhantismo do Coral Sinfônico, que iniciou com pessoas que nunca haviam cantado e praticamente ninguém tinha conhecimento musical nenhum”, diz Ana Maria.

Respaldado pelo talento da vocalista Joana Euda, do ator e músico Igor Leandro e da coralista Cíntia Marina - que voluntariamente atuam na assistência técnica dos ensaios – o Coral sinfônico do Tocantins pretende buscar nos grandes concertos do país a inspiração para cantar músicas como Olorogum e trechos de Carmina Burana, de Carl Orff, em mais uma edição do ENCOA, em Anápolis. “Um trabalho voluntário feito com amor, que, somente por ele, é que o coral continua,”disse Ana Maria ao referir-se aos ensaios do grupo.

A participação do Coral em mais uma manifestação artística nacional é uma iniciativa da Fundação Cultural em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins. Os músicos partem para Anápolis dia 27, onde farão o encerramento do evento no dia 29.

 

“Mães e Perucas” ficará em cartaz no Teatro Augusta, em São Paulo

A atriz Cecília Arienti e o ator William Fernandes comemoram seus 15 anos de trabalho juntos com a apresentação do espetáculo “Mães e Perucas” no Teatro Augusta, em São Paulo. Com várias apresentações pelo Tocantins, a peça pretende ganhar o público paulista e prosseguir a turnê pelo sudeste do país. O espetáculo remonta o cotidiano e as relações entre mães e filhos, retratando as divergências entre esses. Os atores se revezarão no palco para interpretar cerca de oito personagens em diferentes e cômicas situações. A turnê pelo estado de São Paulo é uma parceria do jornal O GIRASSOL com o SESC-SP.

COMPARTILHE:


Confira também:


TRE-TO

Partidos Políticos têm 30 dias para informar CNJP à Justiça Eleitoral

No Tocantins, conforme informações da Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação do TRE-TO, 29 partidos estão em situação irregular por não terem realizado o cadastro de seus diretórios municipais ou regularizado o Código de Natureza junto ao CNPJ

Queda de Braços

Prefeita Cinthia Ribeiro ataca Palácio Araguaia e governo libera servidora para assumir pasta da educação

Mesmo liberando a servidora Cleizenir Divina dos Santos para assumir a educação do município governo não demonstra interesse em participar da gestão Cinthia.



Pedro Afonso

Após recorde de soja, Coapa registra produção histórica no recebimento do milho safrinha

O presidente da Coapa aproveitou para parabenizar a equipe de colaboradores pela dedicação no atendimento aos produtores e por garantir um bom resultado na safra.


Fórum

Banco não dá baixa em alienação fiduciária de veículo, quitado há 3 anos, e terá que indenizar consumidor em R$ 15 mil por danos morais

Em sua defesa, a instituição bancária alegou que a baixa da alienação já havia sido feita, mas o magistrado entendeu que ficou configurado o ato ilícito praticado pelo banco, pois não existem documentos que comprovem essa efetivação


Miracema

Miracaxi mantém tradição e agrada público local e turistas

O evento foi reforçado com segurança particular especializada, detector de metais, câmeras de monitoramento da PM e do município, policiamento militar, civil, força tática e Corpo de Bombeiros.


Hospital de Amor

Ao completar 10 anos, Leilão Pecuária Solidária volta a Palmas: edição deste ano será dia 9 de novembro


Poluição

Aceiros realizados pela Seder no Parque Estadual do Lajeado auxiliam no combate às queimadas


Palmas

Divulgado resultado preliminar dos projetos classificados para concorrerem ao Edital do Itaú Social 2019


Turismo

Taquaruçu merece um olhar especial por parte das gestões públicas


Defensoria

Dados apontam que 81,6% das pessoas atendidas pela Defensoria Pública vivem com até um salário mínimo


Seciju

Ações contra violações de direitos são realizadas em praias do estado



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira