Sunday, 19 de January de 2020

VIVER


Cultura

Coral Sinfônico do Tocantins se apresentará em Anápolis

24 Jun 2008

Após se apresentar no Teatro Fernanda Montenegro com músicas de Mozart, Bach e Beethovenn, o Coral Sinfônico do Tocantins oferecerá ao público anapolino a melhor audição produzida pelo Estado. O XXI ENCOA - Festival Nacional de Corais de Anápolis reúne os melhores grupos de canto erudito do país, num dos seus maiores festivais de cultura. Desde julho de 2003, o Coral Sinfônico do Tocantins vem compondo músicas exclusivas para concertos. Só que, em Anápolis, o grupo pretende valorizar a cultura brasileira, mesclando a música popular ao som de flautas e clarinetes. “Apesar de sermos um grupo que se dedica à produção e difusão da música erudita escrita originalmente para coral, pela primeira vez estamos abrindo uma exceção e apresentaremos Prelúdio para Ninar Gente Grande, que é uma adaptação da música de Luiz Vieira” adiantou a coordenadora do concerto Ana Maria Bittencourt.

Originado no Tocantins, o Coral Sinfônico do Estado difere de outros concertos brasileiros, visto que se dedica exclusivamente a montar obras do repertório erudito compostas para Coro Misto. Esta é quarta vez que o coral se apresenta, e, com grande representatividade, é convidado a cantar, novamente, grandes obras regidas pelo maestro William Fernandes.

Fernandes é criador e diretor do Madrigal de Palmas e rege o Coral Sinfônico do Tocantins há sete anos. “Conhecimento técnico, talento, vivência na música e teatro que o nosso maestro traz consigo, além de ter vivido na Grécia, Israel e Alemanha, garantem o sucesso e brilhantismo do Coral Sinfônico, que iniciou com pessoas que nunca haviam cantado e praticamente ninguém tinha conhecimento musical nenhum”, diz Ana Maria.

Respaldado pelo talento da vocalista Joana Euda, do ator e músico Igor Leandro e da coralista Cíntia Marina - que voluntariamente atuam na assistência técnica dos ensaios – o Coral sinfônico do Tocantins pretende buscar nos grandes concertos do país a inspiração para cantar músicas como Olorogum e trechos de Carmina Burana, de Carl Orff, em mais uma edição do ENCOA, em Anápolis. “Um trabalho voluntário feito com amor, que, somente por ele, é que o coral continua,”disse Ana Maria ao referir-se aos ensaios do grupo.

A participação do Coral em mais uma manifestação artística nacional é uma iniciativa da Fundação Cultural em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do Tocantins. Os músicos partem para Anápolis dia 27, onde farão o encerramento do evento no dia 29.

 

“Mães e Perucas” ficará em cartaz no Teatro Augusta, em São Paulo

A atriz Cecília Arienti e o ator William Fernandes comemoram seus 15 anos de trabalho juntos com a apresentação do espetáculo “Mães e Perucas” no Teatro Augusta, em São Paulo. Com várias apresentações pelo Tocantins, a peça pretende ganhar o público paulista e prosseguir a turnê pelo sudeste do país. O espetáculo remonta o cotidiano e as relações entre mães e filhos, retratando as divergências entre esses. Os atores se revezarão no palco para interpretar cerca de oito personagens em diferentes e cômicas situações. A turnê pelo estado de São Paulo é uma parceria do jornal O GIRASSOL com o SESC-SP.

COMPARTILHE:


Confira também:


Nacional

Polícias mudam rotina para se adequarem à Lei de Abuso de Autoridade

Corporações estão deixando de divulgar fotos de pessoas sem condenação


  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira