Tuesday, 22 de October de 2019

VIVER


Gurupi

Fesc dá oportunidade a jovens talentos

24 Sep 2008

O Festival da Canção de Gurupi (Fesc) foi considerado um sucesso, tanto pelo público quanto pela organização do evento. Durante o festival as pessoas se surpreenderam com as músicas e a performance dos artistas. Os participantes provaram que realmente têm talento. Já o público, além de ouvir atentamente todos os concorrentes, também puderam prestigiar artistas como Chico Chokolate, Paulo Albuquerque, Everton dos Andes, Mara Rita e Diomar Naves.

O Festival premiou os três primeiros colocados. Na categoria solo, Letícia Melo ficou em terceiro lugar com a música “Navegar”, de Ademilde C. Brito; em segundo lugar, ficou Wesley Simon, com a música “Ser humano animal”, de sua própria autoria; e quem levou o primeiríssimo lugar foi Mayara Peres, com a música “Um Blues por nós”, de Paulo Albuquerque, que também ganhou troféu de melhor arranjo. Mayara também foi considerada a melhor intérprete. Já na categoria Banda, o terceiro lugar ficou com Nose Blend com a música “Confissão de Reuel Secunde”; quem levou o segundo lugar foi a Banda S-6, com o trabalho “Futuro”, de Wellington Ribeiro; e o Engenho Novo, que apresentou a música “Amuleto”, de Diego Soares, ficou em primeiro lugar.

A presidente da Fundação Cultural de Gurupi, Lucirez Amaral, disse que a volta do Fesc foi muito positiva, principalmente por oportunizar a apresentação de novos e grandes talentos. Segundo ela, o nível das músicas foi muito bom. Lucirez disse que a partir desta edição há um novo ânimo e que vai trabalhar para que o Fesc continue, independente de quem esteja no poder. Ela lembrou ainda da importância que tem o festival para a cultura tocantinense. “O festival é um termômetro. A partir destes eventos é que os talentos são descobertos e se começa a incentivar para tornar público o trabalho destes jovens”, conclui.

 

 

Público e novos talentos falam do festival

Mayara Peres disse que a vitória foi o reconhecimento de um trabalho árduo de anos, que contou com a ajuda de muitos amigos. A cantora lembrou ainda que deseja continuar a parceira com o compositor da música que a fez conquistar o primeiro lugar.

Diego Soares, integrante da Banda Engenho Novo, disse que ficou muito feliz com o resultado do festival. “É o reconhecimento de todo um trabalho”, argumentou, acrescentando que “a felicidade é mais completa ainda porque a vitória veio de um festival que considero o melhor do estado, porque abre espaço para todos os estilos”.

Juraci Teles, que esteve presente durante as três noites de evento falou que a volta do Fesc representa expressão cultural para Gurupi. De acordo com ele, Gurupi está entregue às músicas sem qualidade. “Gurupi sempre foi referência cultural, mas lamentavelmente os festivais estavam esquecidos”, disse Juraci.

Chico Chokolate contou que o Fesc voltou em sua forma original, como a 15 anos, revelando gente nova. De acordo com ele, o festival foi diferente, de música jovial, onde os jovens puderam mostrar o que estavam guardado dentro deles. Segundo o músico, o resultado do Fesc foi especial. “O resultado destas três noites é um termômetro para continuarmos trabalhando para que o Fesc continue desta forma, revelando gente nova”, expôs.

O fundador do festival, Paulo Albuquerque, disse que o evento voltou bem. Ele acredita que festivais têm que renovar e que o Fesc apresentou esta característica. “É o evento que dá mais oportunidade para a música livre, já que a maioria dos festivais é para músicas regionais”, pontuou. Paulo ainda lembrou que o Fesc é um evento que não tem interferência de ninguém e que isso faz com que as pessoas se sintam mais a vontade para compor. “No Fesc vemos muito a coisa do jovem, músicas que não costumam ser veiculadas no rádio. Só por isso já vale a pena. Eu torço para que o festival continue crescendo, quero que ano que vem o Fesc venha com algumas inovações e que realmente seja a oportunidade para novos talentos. Acredito que tem tudo para dá certo”, finalizou o músico.

COMPARTILHE:


Confira também:


Economia

Governador destaca mineração como fator de desenvolvimento econômico e geração de empregos

Declaração do Chefe do Executivo ocorreu durante leilão da jazida de minério de Palmeirópolis, nesta segunda-feira, 21, no Rio de Janeiro. Expectativa é que dois mil empregos sejam gerados com a instalação no empreendimento

Economia

Comércio puxa recuperação na oferta de vagas de emprego no estado

Ainda sobre o Caged, setembro mostra que Araguaína foi a cidade com maior variação negativa (-139 vagas) e Porto Nacional com variação positiva (167 vagas). A capital Palmas registrou uma variação de – 42 vagas.



Cooperação Técnica

Governo assina termo de Cooperação Técnica com instituições públicas e privadas para execução de ações de pesquisa e extensão agropecuária

Termo estabelece condições para o bom andamento dos trabalhos propostos na área do Centro Agrotecnológico de Palmas


Outubro Rosa

Resolve Palmas promove palestra sobre prevenção ao câncer de mama

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no Brasil e depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%


Legislativo Municipal

Câmara de Palmas funcionará em novo endereço a partir de 2020

A estrutura da 104 Norte tem área total edificada de 5.065,55 metros quadrados, contra os 4.300 m² do prédio atual, localizado na Teotônio Segurado.


Saúde Animal

Seu Pet pode ser um doador de sangue


GOTE

Suspeito de cometer crime de coação é preso pela Polícia Civil no Norte do Estado


Educação superior

Universidade Estadual prorroga inscrições para Vestibular 2020/1 até 7 de novembro


Porto Cereais

Governo do Estado avalia concessão de benefícios fiscais para empresa que exporta feijão para China e Índia


AL

Presidente da ATS deve ser convidado a prestar esclarecimentos


TJTO

“Tudo funciona melhor quando nos colocamos na posição de ouvinte”, destaca o presidente do TJ ao abrir seminário



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira