Saturday, 23 de February de 2019

VIVER


Palmas

Festival científico “Pint of Science” acontece pela primeira vez na Capital

08 May 2018    17:28
Festival científico “Pint of Science” acontece pela primeira vez na Capital

Um evento completamente científico acontece pela primeira vez em Palmas, o Pint of Science é o maior festival científico do Brasil, que junta grandes pesquisadores. O evento, que está marcado para 14, 15 e 16 de maio, esclarecerá dúvidas e apresentará as últimas descobertas sobre a área do conhecimento através de um bate-papo descontraído.

Durante os três dias do festival, pesquisadores da cidade e da região irão conversar com o púbico sobre temas como fake news, comunicação científica na atualidade, mudanças climáticas, fermentação química dos alimentos e bebidas, sustentabilidade, agropecuária, composição da cerveja e a divulgação científica.

O coordenador do evento em Palmas, Gilson Porto explica a importância da interação de pesquisadores e público. “É um espaço de compartilhamento do conhecimento científico de forma leve e participativa, onde pesquisadores e público desconstruirão e reconstruirão conceitos sobre o fazer ciência. Trata-se de mais um espaço de aproximação entre Universidade e Comunidade”.

“O Pint of Science veio para inserir a capital tocantinense numa relação mundial de locais em que popularizar a Ciência é algo a ser buscado, para desmistificar um pouco a Ciência e seus resultados”, explicou o jornalista e membro da organização, Clênio Araújo, que destaca também a importância que a tecnologia tem no nosso dia-a-dia. “Quase tudo com o que convivemos de alguma maneira vem do conhecimento científico”, afirmou.

O festival trará como destaque a presença dos pesquisadores Rafael Pimenta, Eric Routledge, Marco Baleeiro, Deivison Santos, Clênio Araújo,  Balbino Evangelista, Eber Eurípedes, Glês Nacimento, Yago Modesto, referências nas áreas de piscicultura, química, sustentabilidade, mudanças climáticas, biotecnologia, comunicação política e comunicação científica, e uma apresentação com fotos sobre a Antártica.

Para ter acesso a programação completa basta acessar o site do pintofscience. O evento  é organizado com o apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pró-reitoria de pesquisa da UFT, Sindicato dos Jornalistas do Estado do Tocantins (Sindjor-TO) e o Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje) da UFT. A entrada é gratuita, e a pessoa só pagará o que for consumido nos estabelecimentos. Não haverá emissão de certificado.

O Festival

De Norte a Sul do Brasil – O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea. No Brasil, onde o festival foi realizado pela 1ª vez em 2015, na cidade de São Carlos, o Pint of Science acontecerá em 56 municípios distribuídos pelas cinco regiões e a expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos. (Com informações da Ascom)

(De acordo com o portal de notícias Cléber Toledo – CT)

COMPARTILHE:


Confira também:


Pressão

Parlamentares solicitam retomada de cirurgias e reforma de hospitais

Também foi solicitada pela deputada Cláudia Lelis (PV) a compra de insumos e materiais para unidades hospitalares do Estado.

Xingu

Viagem Gastronômica oferece menu degustação com pratos inspirados na culinária da Aldeia do Xingu

Para Ruth Almeida, a vivência com os indígenas ultrapassa o campo profissional, pois é também uma transformação da sua vida pessoal e uma experiência rica em conhecimentos.


Tocantins

Membros do MPE comemoram aprovação de Lei que permite Promotores concorrerem ao cargo de Procurador-Geral de Justiça

Pelo projeto de Lei, poderão compor a lista tríplice, a partir da próxima eleição, os Promotores de Justiça de 3ª entrância, em exercício na instituição, que tenham no mínimo 10 anos de carreira e 35 anos de idade.


Palmas

Tiago Andrino apresenta projeto que institui tradução simultânea em Libras na Câmara

Anteriormente, Andrino já havia solicitado o serviço, por meio de requerimento, o que permitiu que um profissional de Libras atuasse na Casa de Leis por aproximadamente um ano.


Palmas

Projeto aconchego acolhe e leva tranquilidade aos acompanhantes na UTI do HGP


Sesau

Casos de Sarampo em estados vizinhos causam preocupação na Saúde


Em audiência com Tiago Dimas, Ronaldo Dimas e Eduardo Gomes, ministro garante liberação de recursos


AL

Presidente da Assembleia recebe demandas do sindicato dos jornalistas do Tocantins


Presidente

Léo Barbosa é eleito presidente do Bloco Brasileiro da União de Parlamentares Sul-Americanos


Defesa do Comércio

Diogo Fernandes lidera Frente Parlamentar em defesa do comércio



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira