Tuesday, 16 de October de 2018

VIVER


Palmas

Festival científico “Pint of Science” acontece pela primeira vez na Capital

08 May 2018    17:28
Festival científico “Pint of Science” acontece pela primeira vez na Capital

Um evento completamente científico acontece pela primeira vez em Palmas, o Pint of Science é o maior festival científico do Brasil, que junta grandes pesquisadores. O evento, que está marcado para 14, 15 e 16 de maio, esclarecerá dúvidas e apresentará as últimas descobertas sobre a área do conhecimento através de um bate-papo descontraído.

Durante os três dias do festival, pesquisadores da cidade e da região irão conversar com o púbico sobre temas como fake news, comunicação científica na atualidade, mudanças climáticas, fermentação química dos alimentos e bebidas, sustentabilidade, agropecuária, composição da cerveja e a divulgação científica.

O coordenador do evento em Palmas, Gilson Porto explica a importância da interação de pesquisadores e público. “É um espaço de compartilhamento do conhecimento científico de forma leve e participativa, onde pesquisadores e público desconstruirão e reconstruirão conceitos sobre o fazer ciência. Trata-se de mais um espaço de aproximação entre Universidade e Comunidade”.

“O Pint of Science veio para inserir a capital tocantinense numa relação mundial de locais em que popularizar a Ciência é algo a ser buscado, para desmistificar um pouco a Ciência e seus resultados”, explicou o jornalista e membro da organização, Clênio Araújo, que destaca também a importância que a tecnologia tem no nosso dia-a-dia. “Quase tudo com o que convivemos de alguma maneira vem do conhecimento científico”, afirmou.

O festival trará como destaque a presença dos pesquisadores Rafael Pimenta, Eric Routledge, Marco Baleeiro, Deivison Santos, Clênio Araújo,  Balbino Evangelista, Eber Eurípedes, Glês Nacimento, Yago Modesto, referências nas áreas de piscicultura, química, sustentabilidade, mudanças climáticas, biotecnologia, comunicação política e comunicação científica, e uma apresentação com fotos sobre a Antártica.

Para ter acesso a programação completa basta acessar o site do pintofscience. O evento  é organizado com o apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pró-reitoria de pesquisa da UFT, Sindicato dos Jornalistas do Estado do Tocantins (Sindjor-TO) e o Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje) da UFT. A entrada é gratuita, e a pessoa só pagará o que for consumido nos estabelecimentos. Não haverá emissão de certificado.

O Festival

De Norte a Sul do Brasil – O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea. No Brasil, onde o festival foi realizado pela 1ª vez em 2015, na cidade de São Carlos, o Pint of Science acontecerá em 56 municípios distribuídos pelas cinco regiões e a expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos. (Com informações da Ascom)

(De acordo com o portal de notícias Cléber Toledo – CT)

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

54

PARABÉNS!
PARABÉNS!

43

BOM
BOM

47

AMEI!
AMEI!

45

KKKK
KKKK

44

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

43

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

38

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Pint of Science Brasil Palmas

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Economia

Vendas para o dia das crianças sobem 2,2% em 2018, segundo Boa Vista SCPC

A elevação das vendas nessa data segue em linha com a tendência de aumento do comércio e da atividade econômica no ano, em um ambiente que contempla um reaquecimento lento do mercado de trabalho e um retorno tímido do consumo das famílias.

Vistoria de Obras

Mauro Carlesse vistoria andamento de obras da Avenida NS-15

Obras do trecho visitado pelo governador, nesta segunda-feira, 15, estão bem adiantadas e envolvem serviços de drenagem e terraplanagem



Municípios

ATM divulga estimativa do 1% do FPM adicional que será repassado em dezembro aos Municípios

Previsão de repasse pelo Governo Federal é para o dia 07 de dezembro


Segurança

Solenidade abre etapa Palmas da Academia Itinerante da Polícia Civil

Ao final da cerimônia, foram ministradas as primeiras aulas da Turma XIV do curso de aperfeiçoamento “Academia Itinerante 2018”, que se finalizam em 20 de outubro.


Educação

Última semana de inscrições para o Vestibular 2019/1 da Unitins

As provas (objetiva e de redação) acontecem no dia 2 de dezembro de 2018.


Destaque

Pesquisador da USP vence prêmio alemão Green Talents 2018


Interior

Nossa Energia: cadastro da Tarifa Social chega a Palmeirante


Eleições 2018

Haddad busca o centro e prega estabilidade democrática no 2º turno


Ponto de vista

Criança e professor - uma construção para o futuro


Eleições 2018

Twitter teve 2,7 milhões de postagens sobre divergências políticas


Eleições 2018

Alto Comissariado da ONU condena violência durante eleições no Brasil



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira