Friday, 19 de July de 2019

VIVER


Palmas

Festival científico “Pint of Science” acontece pela primeira vez na Capital

08 May 2018    17:28
Festival científico “Pint of Science” acontece pela primeira vez na Capital

Um evento completamente científico acontece pela primeira vez em Palmas, o Pint of Science é o maior festival científico do Brasil, que junta grandes pesquisadores. O evento, que está marcado para 14, 15 e 16 de maio, esclarecerá dúvidas e apresentará as últimas descobertas sobre a área do conhecimento através de um bate-papo descontraído.

Durante os três dias do festival, pesquisadores da cidade e da região irão conversar com o púbico sobre temas como fake news, comunicação científica na atualidade, mudanças climáticas, fermentação química dos alimentos e bebidas, sustentabilidade, agropecuária, composição da cerveja e a divulgação científica.

O coordenador do evento em Palmas, Gilson Porto explica a importância da interação de pesquisadores e público. “É um espaço de compartilhamento do conhecimento científico de forma leve e participativa, onde pesquisadores e público desconstruirão e reconstruirão conceitos sobre o fazer ciência. Trata-se de mais um espaço de aproximação entre Universidade e Comunidade”.

“O Pint of Science veio para inserir a capital tocantinense numa relação mundial de locais em que popularizar a Ciência é algo a ser buscado, para desmistificar um pouco a Ciência e seus resultados”, explicou o jornalista e membro da organização, Clênio Araújo, que destaca também a importância que a tecnologia tem no nosso dia-a-dia. “Quase tudo com o que convivemos de alguma maneira vem do conhecimento científico”, afirmou.

O festival trará como destaque a presença dos pesquisadores Rafael Pimenta, Eric Routledge, Marco Baleeiro, Deivison Santos, Clênio Araújo,  Balbino Evangelista, Eber Eurípedes, Glês Nacimento, Yago Modesto, referências nas áreas de piscicultura, química, sustentabilidade, mudanças climáticas, biotecnologia, comunicação política e comunicação científica, e uma apresentação com fotos sobre a Antártica.

Para ter acesso a programação completa basta acessar o site do pintofscience. O evento  é organizado com o apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pró-reitoria de pesquisa da UFT, Sindicato dos Jornalistas do Estado do Tocantins (Sindjor-TO) e o Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje) da UFT. A entrada é gratuita, e a pessoa só pagará o que for consumido nos estabelecimentos. Não haverá emissão de certificado.

O Festival

De Norte a Sul do Brasil – O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea. No Brasil, onde o festival foi realizado pela 1ª vez em 2015, na cidade de São Carlos, o Pint of Science acontecerá em 56 municípios distribuídos pelas cinco regiões e a expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos. (Com informações da Ascom)

(De acordo com o portal de notícias Cléber Toledo – CT)

COMPARTILHE:


Confira também:


Estacionamento Rotativo

Tribunal de Justiça reconhece competência do TCE para emitir cautelar durante julgamento sobre o Estacionamento Rotativo de Palmas

O relator do processo, desembargador Ronaldo Eurípedes, apresentou seu voto no último dia 27 de junho negando o pedido da empresa com fundamento. no posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF)

Resgate

Paciente em estado grave é transportado de Miracema para Palmas pelas equipes do CIOPAER e SAMU

A intervenção rápida e eficiente da aeronave do Ciopaer contribuiu de forma decisiva para que a vítima, que se encontrava em estado grave, pudesse receber o atendimento médico adequado em um menor espaço de tempo.


TV

Gastronomia alemã é o próximo desafio do MasterChef

Nesta temporada, todos os desafios do MasterChef Brasil seguem valendo prêmios. Após a conquista do avental, os vencedores das provas individuais acumularão R$ 1 mil em compras no cartão Carrefour


Encceja

100% das unidades prisionais e socioeducativos realizarão o Encceja PPL 2019

As inscrições dos reeducandos e socioeducandos iniciaram dia 15 e finalizam dia 26. As provas acontecem dia 8 e 9 de outubro.


Turismo

Adetuc projeta aumento de turistas e movimentação de mais de R$ 118 milhões na Temporada de Praias 2019


Investimento

Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu


SSP

Com base em investigações da Polícia Civil Ministério Público denuncia servidora por peculato


Tocantins

Inscrições para o 1° Prêmio de Jornalismo da Adpeto continuam abertas


Campo

Comunidade rural se torna caso de sucesso por meio do Crédito Fundiário


Segurança

Duas crianças vítimas de acidente de trânsito no Sudeste do Tocantins são resgatadas pela aeronave da SSP



  Blogs & Colunas



Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira