Monday, 10 de December de 2018

VIVER


Palmas

Festival científico “Pint of Science” acontece pela primeira vez na Capital

08 May 2018    17:28
Festival científico “Pint of Science” acontece pela primeira vez na Capital

Um evento completamente científico acontece pela primeira vez em Palmas, o Pint of Science é o maior festival científico do Brasil, que junta grandes pesquisadores. O evento, que está marcado para 14, 15 e 16 de maio, esclarecerá dúvidas e apresentará as últimas descobertas sobre a área do conhecimento através de um bate-papo descontraído.

Durante os três dias do festival, pesquisadores da cidade e da região irão conversar com o púbico sobre temas como fake news, comunicação científica na atualidade, mudanças climáticas, fermentação química dos alimentos e bebidas, sustentabilidade, agropecuária, composição da cerveja e a divulgação científica.

O coordenador do evento em Palmas, Gilson Porto explica a importância da interação de pesquisadores e público. “É um espaço de compartilhamento do conhecimento científico de forma leve e participativa, onde pesquisadores e público desconstruirão e reconstruirão conceitos sobre o fazer ciência. Trata-se de mais um espaço de aproximação entre Universidade e Comunidade”.

“O Pint of Science veio para inserir a capital tocantinense numa relação mundial de locais em que popularizar a Ciência é algo a ser buscado, para desmistificar um pouco a Ciência e seus resultados”, explicou o jornalista e membro da organização, Clênio Araújo, que destaca também a importância que a tecnologia tem no nosso dia-a-dia. “Quase tudo com o que convivemos de alguma maneira vem do conhecimento científico”, afirmou.

O festival trará como destaque a presença dos pesquisadores Rafael Pimenta, Eric Routledge, Marco Baleeiro, Deivison Santos, Clênio Araújo,  Balbino Evangelista, Eber Eurípedes, Glês Nacimento, Yago Modesto, referências nas áreas de piscicultura, química, sustentabilidade, mudanças climáticas, biotecnologia, comunicação política e comunicação científica, e uma apresentação com fotos sobre a Antártica.

Para ter acesso a programação completa basta acessar o site do pintofscience. O evento  é organizado com o apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pró-reitoria de pesquisa da UFT, Sindicato dos Jornalistas do Estado do Tocantins (Sindjor-TO) e o Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje) da UFT. A entrada é gratuita, e a pessoa só pagará o que for consumido nos estabelecimentos. Não haverá emissão de certificado.

O Festival

De Norte a Sul do Brasil – O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea. No Brasil, onde o festival foi realizado pela 1ª vez em 2015, na cidade de São Carlos, o Pint of Science acontecerá em 56 municípios distribuídos pelas cinco regiões e a expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos. (Com informações da Ascom)

(De acordo com o portal de notícias Cléber Toledo – CT)

COMPARTILHE:

O que você achou da notícia?

64

PARABÉNS!
PARABÉNS!

57

BOM
BOM

55

AMEI!
AMEI!

55

KKKK
KKKK

56

ENGRAÇADO
ENGRAÇADO

63

Ñ GOSTEI
Ñ GOSTEI

53

CREDO!
CREDO!

Leia por assunto:

Pint of Science Brasil Palmas

Comentários

comments powered by Disqus


Confira também:


Rio dos Bois

Vice-governador Wanderlei Barbosa participa de solenidade de entrega de obras no interior do Tocantins

Durante a cerimônia, foi inaugurado no Setor Ayrton Senna, uma Feira Coberta, urbanização e área de lazer, quadra de futebol e vôlei de areia, bueiro duplo na Fazenda Britânia, mata-burros e entrega de veículos.

Educação

MEC libera R$ 5,7 milhões para instituições federais vinculadas no estado do Tocantins

Com o repasse desta semana, o MEC mantém em 100% a liberação de recursos financeiros das despesas liquidadas de obras, equipamentos, serviços e outras despesas de funcionamento.


Reconhecimento

Projetos de promotores que ajudaram a transformar a realidade social são premiados pelo MPE

O Procurador-Geral de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, destacou que os projetos premiados não demandaram recursos adicionais da instituição


Tocantins

Atendimentos em saúde nas próprias unidades penais geram vantagens para os municípios e para o Sispen

O diretor de Políticas e Projetos de Educação para o Sistema Prisional, Oseias Costa Rego, considera que esse tipo de parceria com os municípios é de suma importância.


Imbróglio

Acionistas da Agência de Fomento ajuízam ação e impedimento do presidente e de diretor da Agência


Serviço

Semana Estadual de Direitos Humanos será realizada de Norte a Sul do Tocantins


Solidariedade

Campanha de Natal da Seduc promove solidariedade e integração dos servidores


AEM-TO

Metrologia Estadual verifica radares na região norte do Tocantins


Anulação de Exonerações

MPE ajuíza ação para anular exonerações de delegados regionais e de servidoras da delegacia de combate à corrupção


Tocantins

Repasse adicional de 1% do FPM entra nos cofres das prefeituras nesta sexta-feira, 07; ATM estima R$ 60 milhões distribuídos aos Municípios



  Blogs & Colunas


TiViNaLili

Lili Bezerra


Entre nós

Virgínia Gama


Arquitetura & Design

Riquinelson Luz


Vida Plena

Valquiria Moreira


As Tocantinas

Célio Pedreira